A importância da experiência do paciente na clínica médica

clínica médica

Garantir a boa experiência do paciente é fundamental para que clínicas e consultórios médicos consigam fidelizá-lo.

Um paciente fiel é aquele que gosta do atendimento e retorna para outras consultas. Além disso, ele indica o serviço prestado pelo profissional e por sua equipe para amigos e familiares, se tornando um promotor da marca.

Para que essa fidelização aconteça, é importante que os médicos invistam em treinamento da equipe, bons produtos e equipamentos e, sobretudo, em um atendimento de qualidade.

Neste texto, você vai entender como proporcionar uma boa experiência aos pacientes pode trazer grandes benefícios para sua clínica ou consultório médico.

Atração x experiência do paciente

Dentro da estratégia de marketing médico, a atração é uma etapa para despertar o interesse. Ou seja, por meio de conteúdos relevantes e informativos nas redes sociais da clínica, o futuro paciente percebe que tem um possível problema que precisa ser tratado. 

A partir daí, ele buscará informações antes de marcar uma consulta. Por isso, é fundamental disponibilizar contato, localização, currículo, fotos e outras informações relevantes.

Tenha um site que tire as dúvidas de seu futuro paciente para que ele conheça mais sobre sua clínica. Assim, ele se sentirá mais confortável para agendar um atendimento.

O processo de atração é tão importante quanto o atendimento de excelência para uma boa experiência, visto que esse será o primeiro contato do paciente com a clínica. Dessa forma, a comunicação precisa ser assertiva, esclarecer dúvidas e não deixar pontas soltas para gerar mais confiança.

Facilite o agendamento

A experiência do paciente passa, ainda, pelo momento do agendamento da consulta. Nos dias de hoje, em que tanta gente se rendeu à tecnologia, é importante oferecer um agendamento fácil e, de preferência, que possa ser feito pela tela do celular ou tablet.

Mas, é claro, que o online não deve substituir o agendamento por ligação telefônica, por exemplo. Dê opções para seus pacientes.

Ótima experiência do paciente na clínica

Após o agendamento da consulta, é hora de pensar em como proporcionar uma ótima experiência do paciente na clínica. E é importante que essa experiência positiva seja em todo o processo. Por isso, treine sua equipe de atendimento, faça com que, desde a chegada, seu paciente seja bem atendido.

Além disso, invista em equipamentos e produtos de qualidade e, sobretudo, mostre a seu paciente que você é um ótimo profissional e que se preocupa com ele.

Seja simpático, atencioso, esclareça dúvidas e converse com seu paciente sobre outros assuntos. Assim, ele terá ainda mais motivos para querer retornar e também para indicar você a familiares e amigos.

O impacto da experiência do paciente na fidelização

Dentro do marketing médico, existem diversas estratégias para atrair e fidelizar os pacientes. Em meio ao um universo de tecnologias que surgem a cada dia, é fundamental que sua clínica tenha presença digital.

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Nesse contexto, investir em redes sociais com conteúdos relevantes e atrativos e ter um site que tire dúvidas é imprescindível. Afinal, se seus pacientes e futuros pacientes estão navegando pelas redes, você também precisa estar.

Além disso, postagens em blogs com informações e dicas, inbound marketing e envio de e-mails marketing são mais algumas estratégias capazes de auxiliar a melhorar a experiência do paciente paciente. Afinal de contas, a comunicação exerce um papel importantíssimo nesse aspecto e os canais digitais desempenham a função de aproximar o relacionamento com o paciente.

Manter o relacionamento é fundamental para uma boa experiência do paciente

A experiência do paciente não termina no momento em que a consulta se encerra. É preciso manter contato e alimentar o relacionamento no pós-consulta. Por isso, envie lembretes de aniversário e datas comemorativas, e e-mails marketing com assuntos e informações relevantes.

Capriche no conteúdo e faça seu paciente se sentir especial. Assim, ele terá ainda mais motivos para marcar uma nova consulta e indicar seu trabalho.

Benefícios de proporcionar uma ótima experiência do paciente

Proporcionar uma boa experiência do paciente gera muitos benefícios para sua clínica. Um paciente satisfeito é um paciente com motivos para agendar outras consultas e indicar os serviços para outras pessoas.

Geração de valor e fidelização de pacientes

Como já mencionado, o paciente que tem uma boa experiência antes, durante e após a consulta se torna um promotor da clínica, gerando valor para a marca e impactando positivamente em sua reputação.

O que isso significa? Significa que o paciente satisfeito irá falar bem do serviço prestado e indicá-lo para familiares e amigos. Vale lembrar que muita gente opta por procurar atendimento com profissionais indicados por pessoas de sua confiança.

Proporcionar uma boa experiência do paciente é, ainda, uma forma de fidelizá-lo. Quando precisar de um novo atendimento, o paciente satisfeito vai se lembrar positivamente do bom serviço prestado e não pensará duas vezes antes de agendar uma nova consulta.

Mais consultas particulares

Outro benefício de proporcionar uma boa experiência do paciente é conseguir mais consultas particulares, e se tornar mais independente de convênios. E isso se dá de forma prática, com o auxílio da famosa divulgação boca a boca. Uma indicação leva a outra indicação, o que leva a uma agenda cheia.

É importante destacar que um bom atendimento ao paciente, consequentemente, trará reconhecimento financeiro à clínica médica e aos profissionais que atuam nela. Portanto, investir em estratégias de atração e fidelização de pacientes, proporcionando uma boa experiência em todo o processo, é fundamental para o sucesso do negócio.

Vale ressaltar que esse sucesso é tanto financeiro quanto de reconhecimento por parte dos pacientes, podendo levar à clínica ou consultório ao patamar de referência dentro de sua especialidade.

Avaliações positivas no meio digital

Hoje em dia, ter reconhecimento em redes sociais e outras plataformas de avaliação online é fundamental. Muitos pacientes, antes de marcar uma consulta, procuram informações no ambiente digital. Por isso, é importante que sua clínica e toda a equipe que atua nela seja bem avaliada.

E, para que isso se torne uma realidade, é imprescindível que a experiência do paciente seja ótima. Mais uma vez, paciente satisfeito, dá boas avaliações e faz comentários positivos que podem servir de embasamento para um futuro paciente agendar um atendimento. Uma coisa leva à outra!

Percebeu como proporcionar uma ótima experiência do paciente só traz vantagens para sua clínica e como ela agrega valor para você e para sua marca? Agora, coloque em prática estratégias de marketing online com um bom atendimento presencial e colha os frutos de uma agenda cheia.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue navegando pelo Blog iMedicina!

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