A reputação online do consultório médico é importante?

consultório médico

Para que um consultório médico tenha destaque, ele precisa ter uma boa reputação online. Isso porque os pacientes estão presentes no mundo digital e é lá que eles fazem suas pesquisas a respeito da credibilidade e da confiança de um profissional.

Sempre que procuram por um atendimento na área da saúde, a primeira coisa que observam é a avaliação de outros pacientes.

A reputação de um consultório médico não tem relação com os preços ofertados pelos seus serviços, mas, sim, com o atendimento prestado, a infraestrutura do local, o investimento em tecnologia, entre outros quesitos.

Mas por que a reputação online é tão importante? É isso que vamos explicar neste artigo. Confira nossas informações sobre o assunto e saiba como melhorar a sua reputação online com alguns passos simples!

Como a reputação dos serviços na internet é importante para atrair novos pacientes?

A internet é uma excelente ferramenta para divulgar o seu trabalho e atrair mais pacientes. No entanto, quando você não presta um bom atendimento, essa técnica passa a ter um efeito contrário.

O que era para ser algo positivo para a imagem do consultório, passa a ser algo negativo, contribuindo para que pacientes que já eram atendidos procurem outros profissionais e, ainda, afastem outras pessoas interessadas nos seus serviços.

O famoso “marketing boca a boca” exerce grande influência na reputação online. Tanto é verdade que um bom prestígio pode até multiplicar o número de consultas marcadas, apenas porque o médico é bem-visto nas redes sociais. 

Dessa forma, é possível se tornar referência em seu segmento. Por exemplo, sempre que alguém pensar em consultar um ortopedista, a sua imagem virá à mente do seu público, o qual entrará em contato para agendar uma consulta.

Como o médico pode melhorar a sua reputação online? 

Garantir uma boa reputação online é algo que depende de todos os profissionais do consultório. De nada adianta o médico oferecer um excelente atendimento e a secretária tratar mal os pacientes.

A seguir, listamos algumas ações importantes que contribuem para a satisfação do paciente. Veja!

Realizar avaliação de qualidade interna (NPS), identificando os pacientes promotores

Você já deve ter ouvido falar nas pesquisas de satisfação, certo? Mas tem uma que é bem eficiente e que pode ajudar muito o seu consultório médico. Estamos falando do método NPS (Net Promoter Score).

Basicamente, ele funciona da seguinte forma: você faz apenas uma pergunta ao paciente e pede para ele dar uma nota que vai de 0 a 10. Por exemplo:

Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria o nosso consultório para um amigo ou familiar?

Feito isso, você precisa calcular o NPS para verificar que tipo de paciente você tem. Acompanhe a seguinte explicação:

  • notas de 0 a 6: são considerados os detratores da sua marca. Ou seja, eles não estão satisfeitos com o seu serviço, não voltariam para uma nova consulta e ainda criticam o consultório publicamente;
  • notas de 7 a 8: são considerados os pacientes neutros. Não são fiéis ao seu consultório, mas também não estão decepcionados com nada;
  • notas de 9 a 10: são considerados promotores, isto é, pacientes que amaram o seu atendimento e fazem questão de falar positivamente sobre a experiência que tiveram em seu consultório.

Com as informações em mãos, você saberá se seus pacientes estão satisfeitos com o seu consultório e, inclusive, o que pode ser aprimorado para evitar que eles se tornem detratores da sua marca.

Incentivar a avaliação nos canais virtuais, redes sociais e Google Meu Negócio

As redes sociais são excelentes aliadas da reputação online, quando ela é positiva, é claro. Ao oferecer um bom atendimento e proporcionar uma boa experiência aos seus pacientes, é interessante incentivá-los a avaliar o seu consultório nos canais virtuais, redes sociais e até no Google Meu Negócio.

Esse incentivo não precisa ser feito durante o atendimento, mas no momento da pós-consulta. Por exemplo, após o paciente deixar o consultório, envie uma mensagem via e-mail ou WhatsApp e solicite que ele avalie o atendimento que acabou de ser feito, direcionando-o ao link desejado.

No caso do Google Meu Negócio essa opção se faz muito importante, pois sempre que alguém pesquisar nos mecanismos de busca por profissionais da sua área, o seu nome aparecerá junto às avaliações de seus pacientes. Isso passa mais credibilidade e confiança para o público tomar a sua decisão.

Realizar um atendimento humanizado com foco nas necessidades do paciente

O atendimento humanizado visa entender o sofrimento e as dores do seu paciente. Para isso, é preciso ouvir o que ele tem a dizer.

Embora essa pareça ser uma tarefa simples, na prática a realidade é outra, devido à sobrecarga de trabalho que muitos profissionais têm durante a semana, como atendimento em plantões.

Para proporcionar um atendimento humanizado aos seus pacientes, com foco nas necessidades deles, é preciso:

  • ter empatia;
  • chamar o paciente pelo nome;
  • olhar nos olhos do paciente ao ouvir suas queixas;
  • transmitir confiança e segurança;
  • se necessário, explicar mais de uma vez as orientações passadas;
  • fazer um acompanhamento próximo de todas as fases do tratamento;
  • respeitar suas crenças e intimidade etc.

Tirar dúvidas e se mostrar aberto a melhorar em relação às críticas

É normal que além do medo de qualquer tipo de diagnóstico, o paciente também tenha muitas dúvidas sobre o assunto.

Por exemplo, um ginecologista ou obstetra precisa ter paciência para responder todos os questionamentos de uma gestante, principalmente se ela for “mãe de primeira viagem”. As dúvidas sobre a gestação e, principalmente, sobre o parto são assustadoras para elas.

Além disso, você precisa estar aberto para receber críticas. Isso porque muitas delas podem apontar falhas importantes no seu atendimento ou na gestão do consultório como um todo. Falhas que não seriam percebidas se o paciente não tivesse o alertado.

Percebeu como é fácil identificar a reputação online do seu consultório médico? Essa ação é importante para possibilitar melhorias no seu atendimento e na sua gestão.

Quanto mais você aprimorar os seus processos, mais satisfeitos os seus pacientes ficarão com os seus serviços, o que fará com que eles se tornem promotores da sua marca e façam um marketing boca a boca positivo sobre o seu consultório.

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