5 formas de atrair pacientes para minha clínica médica

clínica

Você tem dúvidas de que até mesmo estabelecimentos do setor saúde precisam de marketing? Ledo engano. As clínicas médicas e consultórios precisam sim de ações de marketing bem elaboradas para ganhar a preferência dos pacientes. Ou você acha que também não existe concorrência entre médicos? A sua clínica também merece atenção nesse sentido.

Pode até ser que a proporção seja menor do que em outros setores, mas a medicina envolve, acima de tudo, confiança. O paciente vai a um médico pela primeira vez porque alguém indicou, ou porque viu a clínica em algum canal e, a partir do atendimento que receber nessa primeira visita, decidirá se continua a frequentar o local ou se procura por outro.

As ações de marketing em uma clínica médica, portanto, consistem em fazer-se visível para seus possíveis pacientes e oferecer a eles um atendimento diferenciado para que eles sempre voltem e ainda façam indicações para amigos e familiares. Portanto, o marketing vai desde o primeiro contato entre você e o futuro paciente até o momento que ele sai da sua clínica após o atendimento, passando pela marcação da consulta e as instalações onde ele será atendido.

Dicas para atrair pacientes na clínica

Listamos abaixo algumas dicas que você pode seguir para atrair mais pacientes para o seu consultório.

1 – Conhecimento – Para atingir um público, você precisa em primeiro lugar conhecê-lo. Saber quais são seus anseios, perspectivas e expectativas é um bom começo para começar a trabalhar de modo a satisfazê-lo. Você pode começar com uma pesquisa de perfil dos seus pacientes. Monte um gráfico com idade, sexo, profissão, dentre outros detalhes que irão ajudá-lo a descobrir quem são as pessoas que procuram a sua clínica. Estar presente nas principais redes sociais e até mesmo aderir a campanhas que podem impulsionar seus anúncios fará com que você se torne visível a essas pessoas. Trata-se de algo mais ou menos como aparecer de repente para a pessoa que estava procurando uma clínica como a sua.

2 – Empatia – Uma vez que você já sabe quem é o seu público, você precisa descobrir o que se passa com ele. É claro que você só poderá diagnosticar o que o paciente tem após examiná-lo, mas tenha em mente que toda doença causa também um mal-estar emocional, que pode ser atenuado pela forma como o seu paciente é atendido. Para isso, é necessário colocar-se no lugar do seu paciente. Como você gostaria de ser atendido se estivesse em tratamento de uma enfermidade? Na maior parte das vezes, se dois locais contam com especialistas igualmente bons, o paciente irá optar por aquele onde foi melhor atendido.

Já sei quem é meu público, e agora?

Agora que você já conhece o seu público e já está até começando a sentir empatia por ele, chegou a hora de agir. De nada adianta estar de posse dessas informações se você não tem ideia do que fazer com elas. É hora de partir para a:

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

3 – Comunicação – Marketing e taxas de conversão são assuntos que devem começar a fazer parte do seu rol de interesses, já que serão aplicados em larga escala à sua clínica. Você precisa começar a pensar em criar um site, um blog e perfis nas redes sociais. Anunciar no jornal do seu bairro e elaborar uma bela fachada também pode ser interessante. Criar uma lista de e-mail com os principais pacientes e disponibilizar contatos via Whatsapp e Facebook são ações que irão ajudá-lo a manter-se sempre próximo das pessoas.

4 – Tecnologia – Se você vai marcar presença no ambiente virtual, o seu sistema de trabalho deverá estar à altura. Além das regras básicas de higiene e organização, a sua clínica precisa de um sistema de gestão, que integrará agenda, dados do paciente e informações sobre a administração da clínica e disponibilizará tudo isso para consulta sempre que necessário. Com um atendimento informatizado, você otimiza o seu tempo e o dos seus pacientes. E ainda evita confusões na agenda ou erros por falta de comunicação.

Propaganda boca a boca ainda existe?

Embora estejamos falando em sistemas a cada dia mais modernos de trabalho, existe algo que nunca “cai de moda”, e que você pode aplicar para fazer o marketing da sua clínica. Estamos falando de:

5 – Indicações – Você já deve ter ouvido muito que paciente satisfeito voltará sempre que necessário, e ainda indicará a sua clínica para amigos e familiares, certo? Pois bem, essa ainda é uma das melhores formas de propaganda, afinal se você está à procura de uma clínica, são grandes as tendências de que opte por aquela que uma pessoa em quem você confia conhece e recomenda. O fato de alguém conhecido ter sido bem atendido fará com que as pessoas sintam-se mais seguras na hora de experimentar seus serviços.

É muito importante entender que, atualmente, para garantir seu espaço no mercado, o profissional da área da saúde deve estar sempre atualizado e investindo em ações que aumentem a visibilidade de sua clínica ou consultório, através de uma estratégia de marketing e de um bom atendimento e relacionamento com o paciente.

Você sabia que existem softwares médicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão do consultório e no relacionamento com os pacientes? E que, inclusive, podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software médico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!

E então? Sente-se preparado para aumentar o seu número de pacientes após ler este artigo? Continue navegando pelo nosso blog e descubra muito mais.

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

  • 1) Atração de pacientes
  • 2) Atendimento com Eficiência e Tecnologia
  • 3) Relacionamento e fidelização

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.