No Brasil, levantamentos realizados periodicamente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) dão conta de que o número de smartphones já ultrapassa os 160 milhões. O resultado disso é que mais pessoas passaram a usar os celulares como verdadeiros “gerenciadores de rotinas”, e não mais como meras agendas eletrônicas.
Quando o assunto é saúde, esse cenário abre perspectivas promissoras também para médicos e demais profissionais da área. A comunicação via SMS é uma alternativa eficiente de agendamento e acompanhamento de consultas.
Controle do agendamento
Antes de mais nada, é preciso garantir um agendamento funcional. Uma realidade ainda recorrente na maioria dos consultórios é o elevado número de desistências de consultas. Além de desordenar os demais atendimentos do dia e deixar o profissional ocioso naquele período, a desistência reflete financeiramente no fim do mês.
As razões mais comuns são:
1. O esquecimento em razão da rotina atribulada. Ao receber um SMS, o paciente teria a possibilidade de adequar seus horários, respondendo à mensagem confirmando presença (ou comunicando a necessidade de remarcação).
2. Conscientização: muitos pacientes esquecem porque dão menos importância à saúde do que a outros compromissos. A divulgação de informativos de saúde, via SMS, poderia ajudar, e muito! Notas que esclareçam o paciente sobre a importância dos cuidados básicos e da manutenção do agendamento, ressaltando o cumprimento dos prazos de retorno como fundamentais para o sucesso terapêutico.
3. A logística: em razão da praticidade, muitas pessoas procuram por consultórios próximos a suas casas ou locais de trabalho. Ainda assim, o trânsito contribui bastante para a desmarcação de última hora. Mais uma vez, o SMS é uma boa pedida, com lembretes solicitando, por exemplo, a presença com vinte minutos de antecedência.
SMS: estratégia dentro de uma gestão integrada
O SMS tem custo menor que o valor de uma ligação, garante aviso de entrega e ainda pode ser automatizado (sem ocupar funcionários nessa tarefa todos os dias). Além disso, evita o risco de incomodar o paciente numa hora inadequada.
Nos Estados Unidos essa prática é muito comum. Lá, estudos realizados indicam que, em comparação às ligações e e-mails, os SMS se mostram mais eficazes. Depois de confirmarem o agendamento via SMS, um índice inferior a 5% de pacientes não apareciam para a consulta. Dos que recebiam telefonemas, 10% não compareciam.
Por exemplo, se o valor da consulta é de R$100,00 e três pacientes faltam toda semana, as perdas serão da ordem de R$ 1.200,00 mensais. Se uma dessas consultas for “salva” com um encaixe, é possível reduzir o prejuízo em mais de 30%.
Por isso vem crescendo a procura por softwares de gestão para estabelecimentos médicos. Eles otimizam a atividade profissional com benefícios diversos, desde o agendamento até a formação de uma base de dados organizada para futuras tomadas de decisão, identificando, por exemplo, mudanças na demanda e no perfil dos pacientes, além da adequação ou ampliação de horários de atendimento.
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