A maioria esmagadora dos consultórios manifesta o interesse em investir, mesmo uma baixa quantia, em ações de marketing. Mas uma coisa que percebemos nesse tempo é que existe pouca orientação sobre esse assunto. E é aí que vem o problema: o valor investido é destinado a ações pouco efetivas que não ajudam a posicionar o consultório. Logo, cria-se um clima de descrença quanto à efetividade das ações de divulgação.
As frases mais comuns que acabamos ouvindo são:
Não vou mais investir um real sequer naquele anúncio na revista.
Ou então:
Não recebi nenhum paciente que conheceu meu consultório pelo folheto que fiz.
Em meio a tanta desmotivação, o marketing acaba entrando na berlinda! Sua efetividade é sempre questionada. Mas, pobre dele, não tem nenhuma culpa. Até porque há clínicas que conseguem alavancar resultados usando estratégias de divulgação. A questão está em escolher a ação certa!
O segredo do sucesso desses locais está em aproveitar a internet (e sua transformação avassaladora). Como? Usando o marketing de conteúdo no consultório!
É simples: ele surge como uma estratégia altamente eficaz para engajar o público de seu consultório (seja ele um paciente ou apenas um potencial consumidor de seus serviços). Ele se diferencia por acreditar que a criação de conteúdo relevante atrai, envolve e capta novos pacientes, a partir da percepção positiva que será agregada à sua clínica.
Listamos sete argumentos para convencê-lo de que você precisa hoje mesmo investir seus esforços (e seus recursos) para ações que promovam o marketing de conteúdo no consultório. Vou logo avisando: basta ler que dá, sim, para caber no seu orçamento.
Diferentemente de outras ações, com pouco orçamento mensal (pouco mesmo) você já consegue sentir os primeiros resultados. Com um blog criado e inserindo conteúdo nele, você pode destinar poucos reais por mês para posicionar sua página em buscadores (como Google) ou até em redes sociais (como Facebook, Instagram e Twitter).
O melhor de tudo: você consegue direcionar anúncios para cada público específico, evitando ser um tiro no escuro, como é o caso de meios offline (ou seja, revistas, jornais, folhetos, etc).
Quando você investe em anúncio nas mídias tradicionais ou offline (revistas, rádio, folhetos, etc) ele tem um prazo de validade de estar veiculado. No caso de impressos, é a duração da tiragem de cada item. No caso da ação digital, não há validade: todo esforço empenhado sempre estará ali para ajudar a posicionar muito bem a página da sua clínica.
Um tempo livre que você tenha na semana já ajudará você a criar ações para fortalecer o marketing digital do consultório. Por exemplo: se você fixar como compromisso escrever um ou dois artigos semanais para o seu blog, já ajudará a ter sempre novidades na sua página (tanto para o visitante frequente, quanto para aquele que ainda não o conhece, mas que pode chegar até ela a partir de buscas de conteúdo).
Diferentemente da ação feita com mídias tradicionais, no caso das ações de divulgação empenhadas em mídias digitais é possível mensurar o resultado de todo e qualquer esforço. Com aplicações gratuitas na própria internet, você consegue descobrir de onde vieram os visitantes do site (buscas do Google, post no Facebook, anúncio pago em outro buscador, etc), o tempo que eles permaneceram no site, onde o internauta está desistindo de sua página, etc.
Uma das características mais valiosas nos dias de hoje é a credibilidade. No caso do marketing de conteúdo no consultório, uma das maneiras de medi-lo é a partir de compartilhamento dos posts e outros conteúdos gerados por você. Com seu conteúdo circulando na internet, você acaba se tornando uma autoridade para tratar de alguns assuntos. E isso conta muito a seu favor, na hora de conseguir uma indicação ou agendamento de consulta.
Quando o conteúdo é bom, o vínculo de confiança é estabelecido. Com o marketing de conteúdo no consultório, a partir de materiais relevantes desenvolvidos, você vai criando credibilidade junto aos seus pacientes, e para aqueles que recebem a indicação de leitura de seus materiais.
Ao produzir conteúdo de qualidade, a fidelização é uma consequência. Afinal de contas, todas as orientações que você traz no consultório ganham um eco ainda maior fora das paredes da clínica, pois podem ser compartilhadas em redes sociais e outros canais para atingir mais pessoas. Um ótimo recursos para fidelizar os pacientes!
Por essas você não esperava, não é mesmo? Aproveite todo o potencial que o marketing de conteúdo no consultório pode gerar. Com pouco empenho, o resultado já começa a aparecer. E conforme você pegar o jeito da coisa, os benefícios serão ainda maiores.
Continue ligado aqui no blog que vamos compartilhar outras recomendações para ajudá-lo a melhorar os resultados da sua clínica médica. Conte com a gente!
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