A terapia online já havia sido autorizada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e estava sendo praticada antes mesmo da pandemia do novo coronavírus. Entretanto, é impossível não dizer que esse formato de consulta está ganhando cada vez mais espaço no dia a dia das pessoas.
Porém, além de oferecer essa facilidade aos seus pacientes, você deve também atentar-se ao cuidados que você deve tomar para garantir que o seu atendimento seja humanizado, mesmo que à distância.
Afinal das contas, o atendimento humanizado faz toda a diferença na jornada do paciente, especialmente em dias tão difíceis como esses que estamos vivendo durante a pandemia do novo coronavírus.
Criamos esse post para que você saiba como você pode proporcionar um atendimento humanizado aos seus pacientes, mesmo que através das consultas online. Então se esse assunto te interessa, basta continuar a leitura para conferir.
Como manter o atendimento humanizado
Antes de mais nada, é bom você ter em mente quais são os benefícios de se ter um atendimento humanizado durante consultas terapêuticas.
O primeiro ponto é que através da humanização o paciente se sentirá mais confiante para se abrir com o profissional, o que irá tornar as consultas mais eficientes e produtivas. Além disso, também será possível obter mais ética durante os atendimentos, uma vez que os profissionais saberão lidar com os pacientes de forma individualizada, fazendo com que o diagnóstico e tratamento tome um rumo mais assertivo.
Por fim, através do atendimento humanizado nas consultas, as chances de atrair e fidelizar pacientes para seus serviços são maiores, uma vez que eles ficarão mais satisfeitos com sua abordagem, confiabilidade e profissionalismo.
Mas afinal, o que fazer para manter o atendimento humanizado durante as consultas de terapia online? Separamos 4 formas que você deve adotar no seu dia a dia para te auxiliar com isso. Veja a seguir:
1 – Escolha um local de trabalho apropriado
O primeiro ponto a ser considerado é que o cliente, embora não esteja na consulta presencialmente, deve se sentir confortável. Pensando nisso, é indispensável que você prepare um espaço específico para seus atendimentos.
Esse espaço pode ser tanto no seu consultório, como na sua casa, mas tenha em mente que ele deve ser visualmente agradável e organizado, com os equipamentos ideais para garantir uma boa comunicação online (como por exemplo: boa conexão de internet, bom computador, câmera e microfone, etc.), além de estar protegido de ruídos externos que possam atrapalhar a sessão de terapia online (como o barulho da televisão, conversas de outras pessoas, de trânsito e outros).
Ah, outra dica interessante é que para garantir que barulhos não irão afetar a qualidade da sua consulta, você pode optar pelo isolamento acústico da sua clínica ou escritório.
2 – Proteja os dados do seu cliente
Esse fator é importante não apenas para garantir a humanização do atendimento, mas também como segurança do paciente e até mesmo do profissional. Isso porque muitos psicólogos têm o hábito de realizar as consultas através de plataformas online como o WhatsApp, Messenger, Telegram, Skype, Zoom e outras, que embora sejam plataformas boas para chamadas e videoconferências, elas não são possuem um nível de segurança recomendado para essa finalidade.
Portanto, para garantir a proteção dos dados do cliente, passar confiabilidade dos seus serviços e estar de acordo com o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é necessário que você escolha alguma plataforma que assegure o sigilo total das informações dos pacientes, evitando assim qualquer problema decorrente do vazamento de informações.
Uma boa opção para a realização de consultas de terapia online com segurança e praticidade é a iMedicina. Através dela, você tem acesso a uma plataforma com rígidos protocolos de segurança para garantir a proteção de dados que você necessita! Clique aqui e conheça.
3 – Evite distrações durante a terapia online
As distrações são um grande desafio da terapia online. E o motivo disso é que é muito fácil dos pacientes ou até mesmo do profissional querer mudar a aba do computador ou mexer no celular durante a consulta. Para evitar que isso aconteça, você deve evitar ao máximo que sua atenção seja desviada, deixando seu celular longe de você e no modo silencioso e evitando qualquer interferência externa durante a videoconferência.
Caso você estiver trocando mensagens de texto com o seu cliente, mantenha-se na conversa durante todo o tempo, sem perder o foco e sem acessar outros aplicativos e sites no momento. Assim, você mostrará a ele que o seu foco é todo dele e fará com que ele faça o mesmo, garantindo assim a qualidade da consulta.
4 – Fique atento aos feedbacks
Uma coisa é fato: não há fórmula mágica para o atendimento perfeito. Mas se você quer atender os seus pacientes cada vez melhor, basta escutá-los com atenção sempre que possível. É isso mesmo! Ainda que você siga algumas das nossas dicas, são os seus próprios pacientes que poderão lhes dizer o que fazer ou não fazer durantes as consultas para um atendimento humanizado.
Por isso, tente colher o máximo de informação possível dos seus pacientes no final de cada consulta, perguntando-os o que eles acham do seu atendimento e se há algum ponto que possa ser melhorado. Essa pesquisa também pode ser feita via e-mail marketing ou SMS, enviados periodicamente para sua lista de pacientes.
Lembre-se que esse feedback é muito importante para que você busque o seu aprimoramento profissional e satisfaça o seu paciente cada vez mais.
Bom, esperamos que você possa ter compreendido quais são as 4 formas que você deve seguir para garantir o atendimento humanizado durante a terapia online. Não se esqueça que, além delas, você deve também levar em conta que cada paciente é único e que suas queixas devem ser tratadas como tal, buscando ouvi-los com atenção a fim de encontrar as melhores soluções e tratamentos individualizados.
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