Manter uma comunicação de qualidade com o paciente, de forma eficaz e que não afete a rotina corrida do consultório. Esse é o desejo de muitos profissionais da saúde e é possível realizá-lo com a automação de marketing médico.
Não sabe o que é isso? É bem simples: trata-se de utilizar ferramentas para enviar e-mails e mensagens de forma automática. Porém, nada de spams!
O conteúdo deve ser de qualidade e com informações que sejam úteis aos pacientes, de modo que eles se sintam interessados em ler e fiquem cada vez mais próximos do médico ou da clínica.
Nesse sentido, a automação se torna importante para todas as áreas da Medicina. Afinal, ela será uma aliada no processo de encantar e fidelizar o paciente. Neste conteúdo, você verá tudo o que é possível fazer com a ferramenta e como dar os primeiros passos nessa ação de marketing. Confira!
Pode parecer um conceito complexo, mas fluxo de nutrição é traduzido como as fases que a pessoa passa desde antes de conhecer o médico até se tornar um paciente fiel. O que cada uma dessas etapas tem em comum é o marketing.
No início, é interessante utilizar os conteúdos nos sites, blogs e redes sociais para informar sobre quem é você, qual a sua especialidade e o por qual motivo o paciente deve ir ao seu consultório. Trata-se das fases de chamar a atenção, assimilar o problema e solucionar as dúvidas.
A automação de marketing médico já pode entrar nessas primeiras partes. Para isso, é preciso disponibilizar um formulário no site para obter os dados do visitante, como nome, número de telefone celular e e-mail.
Essas informações serão incluídas no banco de dados e, a cada nova ação dessa pessoa no site, ela receberá um tipo de conteúdo por e-mail marketing ou SMS, por exemplo.
Entretanto, não tem problema desse processo começar no consultório. Nesse caso, quando for realizada a consulta, a equipe administrativa da clínica terá que pedir ao paciente que ele preencha um formulário. A partir disso, é só incluí-lo no banco de dados.
Mas não se engane: esses conteúdos não serão iguais para todas as pessoas. Para um bom resultado, eles devem ser personalizados. Portanto, é preciso criar fluxos de informações para cada tipo de paciente.
Em um consultório de oftalmologia, por exemplo, pode existir um grupo dos que fazem acompanhamento para miopia, que receberão um tipo de conteúdo, e um grupo para os que fazem tratamento contra o glaucoma, que receberão outro material.
Essa personalização não precisa ser trabalhosa. Basta aderir a um software médico, como o iMedicina, que entre todas as suas funcionalidades, também oferece ações de marketing, como a automação.
Infelizmente, a comunicação fica um pouco esquecida no dia a dia cheio de um consultório. Logo, a automação de marketing é a prova de que a situação pode ser diferente. Além de prática, essa ferramenta gera benefícios para todos — do médico ao paciente, passando pelos colaboradores da recepção e da administração.
A seguir, veja como a automação faz tudo isso.
Algo que atrapalha muito a rotina e as finanças de um consultório é o paciente faltar a uma consulta já agendada. Isso gera tempo ocioso e impede que outra pessoa aproveite aquele horário vago.
No entanto, a automação de marketing médico evita esse problema simplesmente por enviar lembretes aos pacientes sobre a consulta marcada, além de confirmações de presença. Assim, é possível acabar com os esquecimentos e os consequentes “buracos” na agenda.
Outro serviço também oferecido pelo módulo de marketing do iMedicina, é a informação de retorno, em que você lembra os pacientes, que fazem tratamentos contínuos, que já está na hora de marcar uma nova consulta.
A automação também inclui o envio de pesquisas de satisfação. Após a consulta, o paciente receberá uma mensagem para avaliar o atendimento por meio do sistema NPS, onde dará notas de 0 a 10 para cada item.
Com isso, você conhecerá os pontos positivos do seu consultório e poderá mantê-los ou reforçá-los, mas também saberá o que é preciso mudar.
Como já mencionado, o conteúdo enviado ao paciente será personalizado com as informações que ele precisa e deseja. Caso receba algo que é inútil, provavelmente, marcará o e-mail como um spam.
Por isso, é importante investir em materiais de qualidade e ficar por dentro dos assuntos atuais e periódicos. No inverno, por exemplo, um alergista pode se planejar para enviar conteúdos sobre como lidar com a dermatite no clima frio.
Já um endocrinologista, pode preparar materiais aos pacientes que fazem acompanhamento de diabetes, com dicas de como evitar as armadilhas açucaradas da Páscoa, mas sem deixar de apreciar a celebração.
O que não faltam são ideias para você colocar em prática e manter esse relacionamento mais próximo com o seu paciente.
Ninguém espera receber uma mensagem do médico no dia do seu aniversário. Entretanto, com a automação de marketing, é possível enviar essas felicitações aos pacientes. Você verá como algo tão simples será capaz de encantar e fazer com que se sintam especiais.
Já ficou claro sobre a importância da qualidade dos materiais encaminhados aos pacientes, mas a automação oferece ainda outro ponto positivo: a flexibilidade.
Ao contrário de ligações para fazer pesquisas ou confirmar presença, que podem atrapalhar a rotina da pessoa, o envio de e-mail ou SMS não incomodará o paciente. Desse modo, ele poderá acessar a mensagem no melhor momento e, com isso, ter mais atenção e aproveitar o que lhe foi enviado.
Todos os serviços da automação de marketing médico causarão um impacto muito bom com a fidelização do seu paciente.
Ao se sentir especial, a ponto de receber mensagens com lembretes das consultas e com informações que são úteis para sua saúde, a pessoa não vai querer trocar de médico e até pode recomendá-lo para amigos e familiares. Essas consequências são essenciais para o sucesso da sua carreira e do seu consultório.
A criação dos fluxos e envios das mensagens não precisa ser manual. Por meio de um software médico seguro, você consegue implantar a automação de forma simples e intuitiva. Com a versão gratuita do iMedicina, é possível enviar e-mail marketing, lembretes de consultas, felicitações de aniversário, pesquisas de satisfação e diversas outras automações.
Além disso, consegue-se checar se os e-mails foram abertos ou não, o que permitirá saber o que faz sucesso entre os seus pacientes. Logo, com a automação de marketing médico, você conhecerá mais sobre eles e poderá se tornar um profissional ainda melhor.
Quer saber como o iMedicina pode contribuir com a sua estratégia de marketing médico? Fale com um consultor e tire as suas dúvidas.
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