Se tem uma coisa que não dá para negar é que o médico que deseja ter sucesso profissional precisa, antes de mais nada, entender o comportamento dos seus pacientes. Em contrapartida, os pacientes estão cada vez mais inseridos no mundo digital, exigentes e em busca de boas experiências, bons preços e, sobretudo, bons profissionais. Então, como resolver isso? A resposta é: com o marketing médico.
Com o marketing médico é possível atrair e fidelizar pacientes, além de garantir que o seu consultório ou clínica possa se destacar no mercado. Você poderá também se tornar uma autoridade ou referência no seu segmento, garantindo confiabilidade e crescimento profissional.
Criamos este post para que você saiba quais são as vantagens do marketing médico e entender como ele poderá, de fato, transformar sua carreira. Descubra a seguir!
Entenda o comportamento dos pacientes
Para entender o comportamento atual dos pacientes, vamos te explicar como eles buscavam atendimento médico antes da internet ser tão acessível.
Em primeiro lugar, quando era necessário buscar um serviço médico, o paciente ligava para uma clínica – com base na referência de amigos ou familiares -, e marcava uma consulta. Chegando lá, o médico o examinava e passava o diagnóstico e os tratamentos, e não havia nenhuma contestação por parte do paciente.
Agora, com o avanço tecnológico, a história mudou. O paciente não marca a consulta com 100% de confiança em uma indicação recebida por alguém próximo. Primeiro, o indivíduo busca diversas referências, avaliações na internet, conteúdos disponibilizados pelo profissional, preço, além de outros critérios que trazem segurança. Ao chegar na consulta, ele espera um atendimento humanizado para que suas queixas sejam ouvidas com critério e o melhor tratamento seja iniciado.
Entretanto, caso ele não esteja de acordo com o tratamento, o paciente não irá aceitar a opinião do médico como inquestionável. Atualmente, as pessoas procuram uma segunda opinião médica antes de se submeterem a algum procedimento. Por isso, aperfeiçoar os seus atendimentos e, principalmente, a forma com que você se posiciona no mercado é essencial para alavancar a sua carreira.
Benefícios do marketing médico para a carreira do profissional de saúde
Agora, você já entendeu que se posicionar de acordo com o comportamento dos pacientes é essencial para o seu sucesso profissional. Principalmente que o marketing médico possui relação direta com isso.
Afinal, quais são os principais benefícios que ele pode proporcionar para a carreira do médico? Confira algumas vantagens abaixo:
- Atração de novos pacientes: com o marketing médico, você se tornará mais visível para seu público-alvo, aumentando as chances de obtenção de novos pacientes;
- Geração de novas consultas: os potenciais pacientes impactados na internet terão a chance de conhecer o seu trabalho a fundo. Com isso, eles poderão tomar a decisão de agendar ou não uma consulta com mais assertividade. Isso aumenta a chance de ter uma agenda sempre cheia;
- Criação de autoridade e confiabilidade profissional: você também terá a chance de divulgar conteúdos específicos para o seu público, ajudando-os sobre determinado assunto. Isso aumentará a confiabilidade deles sobre você e te dará a chance de virar uma autoridade na área;
- Destaque na área atuante: uma vez que seu consultório será visto com frequência na internet, ele terá destaque e será lembrado com maior facilidade pelos pacientes em comparação com a concorrência;
- Fidelização dos pacientes: o marketing médico te permite ter uma boa comunicação com seus pacientes por meio de campanhas de e-mail marketing e das redes sociais, o que certamente contribuirá para a fidelização dos pacientes;
- Reconhecimento da clínica: por fim, sua clínica será reconhecida pelo tratamento e atendimento diferenciado, garantindo o retorno de pacientes e indicações.
Como estruturar um marketing médico de qualidade?
Existem diversas estratégias de marketing médico para se obter retorno e garantir sucesso profissional. Portanto, é necessário ter em mente a constância das ações para que os resultados sejam de fato satisfatórios.
Assim, levantamos as principais ações utilizadas no marketing médico que serão essenciais para o seu objetivo de crescimento, especialmente para quem está começando agora. Confira!
Tenha um site médico
O site médico funcionará como um cartão de visitas para que você possa apresentar os seus serviços ao seu público-alvo. O ideal é que a página seja direta, responsiva e bastante intuitiva. Isso garante que seus pacientes possam esclarecer todas as suas dúvidas e decidir sobre a marcação ou não da consulta.
Você se destacará ainda mais caso ofereça o agendamento online no próprio site. Portanto, informe-se com a empresa responsável pelo desenvolvimento sobre a possibilidade da marcação online e inclua a ferramenta em um local visível da página.
Ofereça o agendamento online
Como dito anteriormente, o agendamento online é um dos maiores benefícios do marketing médico. A ferramenta proporciona ao paciente muito mais praticidade durante as marcações de consultas. Além disso, você poderá garantir que seus funcionários não serão sobrecarregados para conseguir atender a todos os pacientes por meio do telefone.
Portanto, o agendamento online será essencial para garantir a melhor experiência do paciente e para o seu crescimento profissional.
Esteja nas principais redes sociais
As empresas que estão nas redes sociais, independente do seu segmento, conseguem garantir uma comunicação mais direta com o seu público-alvo. Portanto, se você deseja ser visto com maior frequência, e se comunicar de maneira efetiva, não deixe de criar uma conta nas principais redes sociais (de maneira profissional). Da mesma forma, é essencial alimentá-las com conteúdo de qualidade e com regularidade.
Tenha um blog
O blog é mais uma frente importante para a captação e nutrição de pacientes. Afinal, por meio dele você poderá divulgar conteúdos importantes para a rotina de saúde das pessoas que estão buscando informações na internet. Além disso, artigos criados com técnicas de SEO garantem que o seu site tenha um bom posicionamento nos resultados de pesquisa dos motores de busca, como o Google.
Para isso, reserve um horário semanalmente para a criação de blog posts e divulgue-os de acordo com a sua estratégia de marketing médico.
Faça campanhas de e-mail marketing
A campanha de e-mail marketing permite que você se comunique com seus pacientes de forma simples e eficaz. Por exemplo: você pode comunicá-los sobre a proximidade das consultas, sobre o preparo para exames, sobre feriados, ou até mesmo parabenizá-los pelo aniversário. Tudo isso por e-mail.
Essa prática irá garantir maior proximidade entre médico e paciente, aumentando as chances de satisfação e fidelização, além de gerar mais humanização no atendimento.
Utilize um sistema de gestão do consultório para auxiliar no marketing médico
Por último, uma estratégia que você deve adotar para intensificar o seu marketing médico é a contratação de um sistema de gestão do consultório. Com ele, você fará a gestão de todas as tarefas administrativas e de marketing da empresa para facilitar o dia a dia da equipe.
Conheça algumas funções de um software médico:
- agenda médica;
- prontuário eletrônico;
- telemedicina;
- controle financeiro;
- dados do paciente protegidos por criptografia e muito mais!
Conheça as opções do iMedicina e veja como nós podemos ajudá-lo com o marketing médico!
Esperamos que você possa ter compreendido como o marketing médico é eficaz para transformar a sua carreira. Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o assunto, deixe nos comentários.
Se você deseja ver o crescimento da clínica, aproveite as novas oportunidades e invista em marketing médico. Baixe aqui nosso guia completo sobre marketing médico e coloque em prática imediatamente!