Como Cadastrar um Paciente no iMedicina

cadastrar paciente no imedicina

O software iMedicina foi feito para ser uma plataforma intuitiva, fácil de usar e que ajude a agilizar processos de forma organizada no seu consultório. Através dele, você pode cadastrar toda a sua base de pacientes e acompanhá-la de perto.

Para fazer esse cadastro, existem duas formas simples: pelo cadastro completo, na tela inicial, ou pelo cadastro simplificado no momento de agendamento, para aquelas situações em que você ou outro funcionário está no telefone com o paciente realizando um processo rápido de marcação de horário.

Caso queira entender como os dois cadastros funcionam na prática, assista ao vídeo explicativo do CEO do iMedicina sobre como cadastrar um paciente e nos acompanhe no restante dessa leitura!



Cadastro completo pela tela inicial

Ao realizar seu login no software, você terá acesso à barra de ferramentas localizada na parte superior da tela a todo momento. Nela, você encontra um botão com o símbolo “+” e, através dele, a opção de cadastrar um novo paciente.

Basta clicar em “Novo paciente” e inserir os dados obrigatórios de cadastro, que podem ser definidos a partir das configurações gerais do sistema. Falaremos mais sobre isso adiante.

Cadastro simplificado no momento de agendamento

Outra forma de cadastrar um paciente no iMedicina é através da tela de agenda, ao selecionar um horário e realizar um agendamento para uma pessoa nova no seu consultório.

Para isso, basta clicar no horário livre na agenda, e em seguida em “+ Novo Paciente”, como na tela abaixo:

Na tela que aparecerá em seguida, você pode adicionar os dados básicos desse novo paciente, como o nome, foto, data de nascimento, CPF, e-mail, celular, telefone, RG, nome da mãe, tipo de indicação e autorização para envio de sms.

Entretanto, nesse tipo de cadastro, nenhum desses dados são obrigatórios além do nome do paciente. Como boa prática, indicamos sempre coletar o número de celular e o e-mail, assim como a autorização de recebimento de sms, para facilitar a comunicação e o envio de lembretes.

Como esse é um cadastro agilizado, feito para o processo de agendamento, os campos configurados no sistema como obrigatórios deverão ser completados no momento de atendimento para que a ficha do paciente não fique com informações faltantes que possam prejudicar seus modelos de documento.

Configuração de campos de cadastro obrigatórios

Para selecionar quais informações serão obrigatórias no cadastro de paciente, basta ir na área de configurações do menu lateral do software, que apresenta um ícone de engrenagem. A partir daí, basta clicar em “Geral” para acessar as configurações gerais do sistema.

Na tela de configurações gerais, você encontrará uma seção chamada “Dados do Paciente”, onde pode selecionar os dados que deseja marcar como obrigatórios para cadastrar um novo paciente ou aqueles que deseja apenas exibir um alerta se o campo estiver vazio.

Entre esses dados, você pode selecionar como obrigatório ou exibir um alerta de campo vazio para:

  • Nome social
  • CNS
  • Sexo
  • Data de nascimento
  • CPF
  • RG
  • Orgão emissor
  • Raça
  • E-mail
  • Celular
  • Telefone
  • CEP
  • Endereço
  • Número
  • Complemento
  • Bairro
  • Cidade
  • Estado
  • País
  • Nome do pai
  • Nome da mãe
  • Convênio
  • Plano do convênio
  • Acomodação
  • Matrícula
  • Validade do convênio
  • Observações
  • Nascimento do responsável
  • CPF do responsável
  • Celular do responsável
  • E-mail do responsável
  • Indicação
  • Profissão

E, após selecionar os campos necessários, de acordo com o que melhor te atender, basta clicar no botão “Salvar” no canto inferior direito, ao final da página.

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