Cadweb: entenda como funciona a ferramenta para os funcionários das unidades de saúde

cadweb

O CadWeb é o software médico do SUS que pretende mudar a forma como a saúde é gerida, nas unidades básicas de atendimento. Aqui, você vai entender mais sobre o novo sistema do governo brasileiro, que promete mudanças na forma de atender a população. No entanto, se seu interesse é melhorar a gestão de saúde de sua unidade privada, não deixe de conhecer nosso sistema para clínicas e consultórios.

O SUS – Sistema Único de Saúde – está em constante atualização para tentar garantir uma melhor qualidade no atendimento da população. Por isso, além de desenvolver boas práticas, medidas e formas de aumentar a quantidade de profissionais e procedimentos, também vem investindo em tecnologia.

Entre as novidades tecnológicas, podemos citar o CADWEB: o sistema tem como principal objetivo unificar todas as informações dos pacientes para que eles possam ser atendidos da melhor forma possível em qualquer ponto de atendimento do país.

Apesar de não ser tão tecnologicamente avançado quanto os softwares de prontuário eletrônico que atendem o mercado privado, o Cadweb é uma ótima iniciativa, que permitirá grandes avanços no futuro.

Mas por ser algo relativamente novo, e que ainda não está implementado em todas as cidades do Brasil, muitas dúvidas podem surgir em relação ao seu funcionamento. Por isso, preparamos um material exclusivo para tirar todas as suas dúvidas a respeito.

Descubra como funciona o CADWEB, a ferramenta utilizada pelos funcionários do SUS para melhorar o atendimento à população.

Para que serve o CadWeb do SUS?

Não é novidade para ninguém que existem muitos problemas no atendimento à população através do SUS. Os pacientes precisam se locomover para diversos pontos de atendimento a fim de conseguir um diagnóstico e um tratamento eficientes.

O problema é que, muitas vezes, os cidadãos precisam buscar atendimento especializado longe de suas cidades, em outros centros urbanos, nos quais há uma melhor infraestrutura e melhores condições de atendimento.

A questão é que nem sempre os médicos que estão atendendo conhecem o histórico daquele paciente, e podem, inclusive, deixar de fazer um diagnóstico mais efetivo por não conhecer a fundo todas as necessidades específicas e características da saúde do paciente em questão.

O CadWeb, portanto, foi desenvolvido para minimizar este problema: ele faz isso ao unificar todas as informações dos pacientes em um banco de dados único, facilitando o acompanhamento da saúde completa de um indivíduo, independentemente do local onde ele está buscando atendimento no momento.

No setor privado, iniciativas como essa já são realidade. É o caso de sistemas para clínicas que funcionam em nuvem e centralizam os dados de pacientes em um único local.

Assim, o médico poderá verificar se ele já passou por outros tratamentos, se possui doenças já diagnosticadas ou se precisa de atendimento imediato com suspeitas mais graves.

Todas as informações ficam disponíveis para todo o Brasil, em tempo real e podem ser acessadas via internet. Cada paciente possui um código específico e por isso não se corre o risco de acessar outro histórico.

 

Como o Cadweb Funciona para acesso pelos funcionários do SUS?

Nem todos os funcionários do SUS possuem o direito ao acesso as informações do histórico de saúde dos pacientes. Este mecanismo de segurança é importante para manter a privacidade das pessoas e evitar que informações sejam utilizadas de forma errada.

Portanto, cada nível de funcionário tem acesso a uma determinada parte das informações. Os atendentes do SUS têm acesso a parte cadastral dos pacientes e podem inserir ou alterar informações referentes a esta modalidade, enfermeiros possuem acesso à outras informações, enquanto somente os médicos poderão visualizar todo o histórico completo do paciente que está sendo atendido.

Para conseguir o número, o paciente deve se dirigir a qualquer ponto de atendimento do SUS e solicitar o cartão CadWeb. Em caso de perda, também é possível solicitar a segunda via.

Para o mercado de saúde privado, as soluções são mais amplas e variadas. No entanto, muitas reclamações ainda acontecem, mesmo nessa esfera. Entenda mais sobre os principais problemas de sistemas para gestão de saúde, como o CadWeb, no artigo: as 10 principais reclamações dos profissionais de saúde sobre softwares médicos.

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos relacionados

O que achou? Deixe seu comentário!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.

Junte-se a Dezenas de Milhares de Médicos

Receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.