A agenda online é a facilidade que vem impactando diretamente na vida dos profissionais da recepção de consultórios e clínicas. Permitindo-lhes mais tempo livre, para cuidar de outras tarefas, esta ferramenta é de uso obrigatório para todo e qualquer negócio que queira se profissionalizar e expandir.
Neste artigo, falaremos sobre alguns requisitos básicos aos profissionais que preenchem as vagas de recepção nos estabelecimentos médicos. Avalie a situação do seu consultório!
É essencial gostar de tecnologia e organização!
Para trabalhar com a agenda online, o profissional deve ter habilidades básicas em tecnologia.
Geralmente, o sistema é bem simples de manusear e um rápido estudo dos recursos já garante a correta utilização de toda a sua potencialidade.
Ainda assim, é importante lembrar que, como esta ferramenta será de uso diário, o recepcionista deve gostar de trabalhar pelo computador.
Outra aptidão importantíssima a esta função é a organização! Requerida até mesmo para aqueles que trabalham nos moldes antigos, ou seja, com papel e caneta em mãos, ser organizado é a base para ter sucesso no cargo.
A agenda online funciona basicamente sozinha, porém, o recepcionista deve sempre estar de olhos abertos para eventuais falhas ou ainda para agendar consultas e atendimentos que lhe forem solicitados presencialmente ou por telefone.
Portanto, se na sua recepção está faltando um profissional com estes requisitos, é hora de capacitá-los! O primeiro contato do paciente quando chega para ser atendido é com a recepção. Eventuais erros ali cometidos podem arruinar a reputação da sua clínica.
Veja abaixo algumas das aptidões mais essenciais aos recepcionistas e procure avaliar o seu quadro de pessoal julgando se estão, ou não, apresentando esses requisitos.
Veja quatro aptidões essenciais aos recepcionistas
1. Excelente comunicação
Recepcionistas precisam ter uma excelente comunicação, tanto pessoalmente como por telefone, para instruir e orientar os pacientes de um consultório. Esta capacidade é um requisito básico que deve ser avaliado no momento da contratação, pois coloca em jogo toda a rotina da clínica;
2. Ser cordial
A cordialidade também é uma exigência mínima para quem assume cargos de contato direto com o público. Educação e gentileza são coisas simples, porém extremamente necessárias nas recepções dos consultórios;
3. Simpatia é fundamental
Um dos marcos mais fortes nas recepções é o sorriso do profissional por trás do balcão. A simpatia é o cartão de visitas do consultório. É também responsável por fidelizar ou espantar pacientes. Atente-se a este ponto antes de escolher o profissional que será responsável pela recepção do seu negócio;
4. Boa aparência
Outra aptidão exigida comumente entre os recepcionistas é a boa aparência. Isto não significa que o profissional por trás do balcão seja bonito, mas quer dizer que ele deve estar sempre bem afeiçoado, cuidando do cabelo e da unha para receber a todos com bastante elegância.
Gostou das dicas e das informações dadas sobre as aptidões necessárias a um recepcionista que trabalha com agenda online? Então aproveite para ver outros tantos conteúdos sobre o assunto que estão disponíveis em nosso blog!