O sucesso de consultórios médicos independentes depende da capacidade de enfrentar os desafios que surgem pelo caminho. A baixa produtividade, por exemplo, é um problema comum e que traz grande prejuízo para o negócio.
Por isso, é necessário buscar novas alternativas para superar essa dificuldade. Você está preparado para lidar com uma equipe menos produtiva? Caso não, recomendamos a leitura deste artigo que irá explicar tudo sobre o assunto.
Na rotina dos consultórios médicos, cada minuto é valioso e pode representar o aumento ou a queda na lucratividade. Por isso, o desperdício de tempo com ações ineficientes e pouco inteligentes é um problema a ser combatido.
Além disso, o mau gerenciamento da rotina provoca outro problema extremamente prejudicial para profissionais de saúde: a baixa produtividade da equipe. Por outro lado, ter um time produtivo não significa realizar inúmeras tarefas exaustivas.
Na verdade, a produtividade diz respeito à otimização do tempo, de modo que todos os processos rotineiros não caiam no esquecimento e sejam realizados harmonicamente.
Neste sentido, a baixa produtividade pode trazer muitos prejuízos para os consultórios médicos. Além de reduzir a lucratividade, o alcance das metas estabelecidas é prejudicado, bem como manter o planejamento. Outras consequências de se ter uma equipe improdutiva incluem:
Por essas razões, você precisa estar atento ao fluxo de trabalho da sua equipe. Caso haja queda no rendimento, você deve conhecer alternativas que promovam o aumento da produtividade em consultórios médicos. Por isso, este será o tema do nosso próximo tópico.
Com a transformação digital no setor de saúde, a partir do desenvolvimento de novas ferramentas de gestão, os consultórios e clínicas têm se tornado mais produtivos. Tudo isso a um custo menor de energia física e mental.
Entretanto, a implementação de softwares médicos, prontuários eletrônicos e outros sistemas digitais nem sempre é bem recebida pela equipe. Ou seja, isso pode ser mais um desafio para médicos e gestores.
Ademais, antes de investir em ferramentas que aumentam a produtividade, você precisa avaliar a real eficácia delas e a possibilidade de adaptá-las à sua rotina. Caso contrário, os erros se tornarão mais frequentes.
Outrossim, não basta apenas implementar um sistema de gestão eficaz. Para que haja maior aceitação e os resultados sejam, de fato, percebidos, você precisa capacitar os funcionários a utilizar o máximo dos recursos da ferramenta.
Assim, com a adoção dessas práticas, você está no caminho certo para tornar o ambiente de trabalho mais produtivo e, consequentemente, melhorar o fluxo de caixa. Ainda, para que você consiga lidar com a baixa produtividade, separamos outras dicas importantes.
Embora tragam muitas facilidades para consultórios médicos e diminuam a recorrência de erros e retrabalhos, os softwares médicos não fazem mágica. Para que ele proveja os resultados esperados, é preciso implementá-lo de maneira inteligente.
Neste sentido, explore todas as funcionalidades que oferecem e analise todos os processos do fluxo de trabalho que podem ser otimizados por elas. Assim, será possível extrair o máximo dos benefícios do sistema.
Outrossim, opte pelo fornecedor que ofereça a capacitação dos seus funcionários para o melhor aproveitamento do sistema. Em alguns casos, as empresas contam com bibliotecas de vídeos que podem ser acessadas a qualquer momento.
Por fim, limite suas alternativas a ferramentas em nuvem. Elas estão online 24 horas por dia e podem ser acessadas a partir de qualquer dispositivo conectado à internet. Outros recursos que contribuem para o aumento da produtividade incluem:
No dia a dia dos consultórios médicos existem diversas tarefas administrativas que são realizadas rotineiramente e de maneira mecânica. Na maioria dos casos, elas podem ser automatizadas pela implementação de um sistema de gestão.
Assim, nem você e nem seus funcionários perdem tempo com atividades repetitivas, podendo se dedicar a outras ações mais complexas. Com isso, o consultório se torna mais produtivo e o atendimento aos pacientes fica mais ágil e prático.
Ainda, veja alguns exemplos de tarefas que podem ser automatizadas:
A concentração de responsabilidades em uma única pessoa tende a tornar o ambiente menos produtivo e eficiente. Isso porque a necessidade de executar várias tarefas faz com que o indivíduo não consiga se dedicar a nenhuma delas.
Ainda, essa é uma prática muito comum em consultórios independentes que contam com uma equipe reduzida. Porém, este é um problema que não pode ser resolvido nem mesmo com a implementação de um software médico.
Quando toda a responsabilidade é concentrada no gestor do consultório médico, além da dificuldade de administrar o tempo para a conclusão de muitas tarefas, o profissional não detém o conhecimento necessário para executá-las de forma assertiva.
Assim, a maneira mais inteligente de lidar com esse desafio é dividindo as responsabilidades, delegando tarefas à equipe. Então, transfira a responsabilidade de acordo com as competências e habilidades dos seus funcionários e conforme os conhecimentos exigidos para cada tarefa.
Caso não conte com pessoas suficientes para realizar todas as atividades, você precisa buscar meios para a contratação de novos colaboradores, sejam eles terceirizados ou não. Essa medida não deve ser vista como uma despesa, mas sim como um investimento que irá trazer mais lucratividade para o consultório.
A promoção de um ambiente de trabalho favorável à produtividade é extremamente importante para o crescimento dos consultórios médicos. De acordo com uma pesquisa divulgada no portal TINYpulse, funcionários felizes são 31% mais produtivos.
Então, desenvolva atividades que impactem positivamente a equipe. Algumas práticas indicadas são:
As distrações no ambiente de trabalho são os piores inimigos da produtividade. Apesar delas surgirem de várias formas, as notificações dos celulares e o uso da internet para fins pessoais são as mais comuns.
Ainda, a maneira mais eficaz de eliminar essas distrações é promovendo uma política de tolerância zero. Exija que os smartphones não sejam utilizados durante o expediente, permitindo o uso apenas em intervalos.
Enfim, combater a baixa produtividade não é uma tarefa fácil e demanda esforço, tempo e resiliência. Assim, para conseguir superar esse desafio é preciso acertar na escolha dos funcionários, na definição assertiva dos processos e responsabilidades.
Então, se você deseja tornar a equipe mais produtiva, considere as nossas dicas mencionadas neste artigo. Com elas, os consultórios médicos passam a ter uma rotina mais eficiente e uma equipe mais satisfeita, beneficiando a experiência do paciente.
Para saber mais sobre esse e outros assuntos importantes para o crescimento do seu consultório, basta acompanhar o blog iMedicina!
Aceite os cookies para prosseguir
Saiba mais
Leave a Comment