Para se adequar às transformações da era da internet e ser capaz de atrair pacientes para o seu consultório, é fundamental construir uma forte presença digital. Para isso, é preciso entender e aplicar as técnicas de SEO médico no seu site e blog.
Assim, quando alguém pesquisar por temas relacionados à sua área de atuação, suas páginas serão apresentadas nos primeiros resultados do Google. Então, quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura.
A sigla SEO vem do termo Search Engine Optimization, em tradução livre para o português, podemos dizer algo como “otimização para ferramentas de busca”. Ou seja, como o próprio nome explica, trata-se de um conjunto de técnicas utilizadas para melhorar o ranqueamento de uma página nos mecanismos de busca, como o Google.
Ainda, o SEO é aplicado tanto na construção de sites e blogs, por meio de códigos, quanto no conteúdo oferecido nestes canais. O objetivo deste recurso é influenciar positivamente os algoritmos dos buscadores.
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Ademais, para que o Google e outros mecanismos de busca façam o ranqueamento de milhares de páginas, eles possuem algoritmos que fazem a leitura de todos esses endereços eletrônicos. O objetivo é classificar as páginas de acordo com critérios pré-estabelecidos.
Dessa forma, o SEO tem como proposta facilitar a compreensão do seu site/blog pelos algoritmos, tornando a leitura mais rápida e eficaz. Com isso, a sua página tende a ser bem ou mal posicionada.
Cada nova página publicada na internet é indexada no acervo dos mecanismos de busca, a fim de exibi-la sempre que uma pesquisa corresponder ao seu conteúdo. No entanto, milhares de novos sites são publicados diariamente.
Por isso, quando você faz uma pesquisa no Google, ele divide os resultados em várias páginas. Para ranquear cada site, o buscador elabora critérios que precisam ser preenchidos para que atinjam a relevância necessária.
Assim, quanto mais requisitos uma página cumpre, melhor será o posicionamento dela. Dessa forma, os sites que são exibidos na primeira página tendem a ser mais completos, oferecendo a resposta e a experiência de usuário mais adequada para o termo pesquisado.
Neste sentido, dificilmente você navega pelos outros resultados da página. Isso ocorre com todos os usuários. Então, se o seu site médico não está bem posicionado, são mínimas as chances de atrair novos usuários na internet.
Com um acesso cada vez mais fácil à internet, as pessoas mudaram o seu comportamento de consumo. Agora, a grande maioria das decisões de compra são tomadas a partir de uma pesquisa nas ferramentas de busca.
Ainda, o mesmo ocorre com a procura por serviços médicos. Antes de decidir por um profissional, o indivíduo busca conhecer mais sobre a opinião de outros pacientes a respeito dele, a forma como se apresenta nas redes sociais e no site.
Desse modo, ao implementar as técnicas de SEO médico nas suas páginas, você se permite ser encontrado pelas pessoas e, com isso, alavancar os resultados das suas estratégias de marketing médico.
Uma estratégia de SEO médico abrange ações on-page e off-page. No primeiro grupo estão os elementos que são observados pelo usuário. Quando os algoritmos realizam a leitura, são essas informações que fazem com que eles entendam se o site está ou não atendendo às expectativas de quem o acessa.
Ainda, o SEO off-page consiste em fatores que aumentam a autoridade do seu site e/ou conteúdo. Para isso, você pode se utilizar da troca de links com outras páginas que são referências na sua área.
Já o SEO on-page envolve todas as otimizações feitas no conteúdo do site. A seguir, listamos os principais aspectos que levam os mecanismos de busca a entender o assunto tratado por uma página.
O título da página não precisa ser especificamente o tema de um artigo ou nome da página. Na verdade, trata-se de uma propriedade do código HTML do site que permite aos algoritmos entenderem o assunto abordado na página.
Então, elabore um título preciso e com o tamanho máximo de 65 caracteres. Além disso, defina um título por página, utilize a principal palavra-chave que define o seu conteúdo e evite o uso de vários termos separados por vírgulas.
Embora não influencie no ranqueamento do site, a meta description exibe para o usuário o tema abordado por ele. Dessa forma, deve ser preenchida de maneira precisa e clara, com o objetivo de convencê-lo a clicar no link.
Assim, você pode aumentar a taxa de cliques do seu site, torná-lo mais relevante e, consequentemente, melhorar o seu posicionamento nos resultados de busca. No Google, a meta description pode ter até 320 caracteres.
A URL é o endereço eletrônico do seu site, que se inicia com “https://” e pode terminar de diferentes formas. Esse elemento também é analisado pelos algoritmos, o que exige que sua URL contenha a palavra-chave principal da página, que seja descritiva e curta.
Os headings são elementos que definem a hierarquia dos títulos de uma página ou de um conteúdo, sendo indicados pelos códigos que variam de H1, o mais importante, ao H6, o de menor importância. O H1 costuma ser utilizado para o título da página e os seguintes para os subtítulos. O uso de palavras-chave nos headings influenciam no ranqueamento do site.
A navegação na internet é mediada por links. Como os algoritmos dão preferência às páginas em que os usuários permanecem por mais tempo, inserir links que direcionem para outros conteúdos do seu site é uma estratégia que pode melhorar seu posicionamento.
Além disso, a linkagem interna facilita o reconhecimento de novas páginas pelos mecanismos de busca, melhora a navegação do usuário e permite que você distribua a força do seu site entre seus conteúdos.
As palavras-chave são os termos que compõem uma pesquisa nos mecanismos de busca. Neste sentido, a criação de páginas e de conteúdos deve ser pautada pelas palavras-chave que mais são utilizadas pelo seu público-alvo.
Com isso, os algoritmos entendem o tema principal do seu site e também o assunto abordado em cada uma das suas páginas. A definição desses termos precisa ser estratégica e pensada de acordo com os objetivos que você pretende alcançar com o consultório.
Ainda, para escolher as palavras-chave mais adequadas, você precisa considerar as necessidades do seu paciente, o resultado esperado e o comportamento da concorrência. Além disso, existem diversas ferramentas que permitem encontrar os termos mais relevantes para sua área de atuação.
Ademais, as palavras-chave que definem o assunto principal do seu site precisam constar no título da página, em alguns subtítulos, na legenda de imagens, URL, meta description e nos seus conteúdos. Porém, o excesso de termos pode fazer com que o algoritmo penalize o seu site.
A estratégia de marketing de conteúdo é uma das mais eficazes para os profissionais de saúde e consiste na entrega gratuita de valor para os seu público. Assim, ao pesquisarem por temas da sua área, os usuários online podem encontrar artigos elaborados por você.
Para isso, é preciso inserir as técnicas de SEO médico no seu conteúdo, principalmente as palavras-chave. Utilize-as nos títulos, ao longo do artigo, nos intertítulos e na descrição de imagens. No entanto, esses termos precisam ser inseridos de forma natural.
Ao escrever, lembre-se que o seu texto será lido por pessoas e não pelo Google. Caso contrário, os leitores tendem a não gostar do seu conteúdo. Além disso, dedique-se a criar artigos e postagens autorais e não copie informações de outros sites.
Então, com a leitura deste artigo, você conheceu um pouco mais sobre a importância do SEO médico para suas estratégias de marketing e, principalmente para colocar o seu site médico no topo dos resultados do Google e de outros mecanismos de busca.
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