Tecnologia na saúde: como enfrentar a era dos pacientes digitais?

Tecnologia na saúde: como enfrentar a era dos pacientes digitais?

A pandemia da Covid-19 ampliou a discussão sobre o uso da tecnologia na saúde. A impossibilidade de realizar atendimentos presenciais revelou a importância de dispor de ferramentas com tecnologia de ponta para garantir o acesso à saúde.

Ainda, o aumento da demanda por inovações se iniciou com a ampliação do acesso à internet, fator que fez surgir o conceito de pacientes digitais. O termo diz respeito ao público cada vez mais conectado e que toma suas decisões baseadas em pesquisas e avaliações encontradas na rede.

Assim, para atender a este novo perfil de paciente, é necessário investir na informatização do consultório. Para isso, é importante descobrir quais ferramentas são mais essenciais para sua atuação. Neste sentido, separamos as principais aplicações da tecnologia na saúde.

Telemedicina: tecnologia na saúde que revolucionou o setor

A telemedicina consiste na oferta de serviços de saúde mediada por tecnologias da informação e telecomunicação (TIC), sendo realizada diretamente entre médico e paciente. O desenvolvimento desta ferramenta revolucionou o setor de saúde.

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Isso porque, além de oferecer uma nova modalidade de atendimento, a consulta remota eliminou as barreiras físicas que distanciavam os especialistas mais experientes dos pacientes que residem em áreas remotas.

Além disso, possibilitou que pacientes crônicos e com mobilidade reduzida mantivessem a assistência médica sem sair de casa. A inovação também permitiu o compartilhamento seguro de informações entre profissionais de saúde, bem como o monitoramento remoto dos sinais vitais de pacientes internados.

Porém, mesmo com tantos benefícios, a proposta da consulta online não é substituir os atendimentos presenciais. Por outro lado, a ideia é servir como uma alternativa viável em situações que não exigem o exame físico do paciente.

Outrossim, para oferecer esta tecnologia no seu consultório, basta dispor de uma plataforma de telemedicina segura, que costuma ser encontrada nos principais softwares médicos disponíveis no mercado.

Prontuário eletrônico: maior organização e gestão dos dados

Trata-se de um importante aliado para quem busca modernizar o consultório e melhorar a organização das informações dos pacientes. O prontuário eletrônico pode ser definido como uma versão digital do tradicional prontuário do paciente.

Assim como ele, o software de prontuário contém informações sobre:

  • Histórico de saúde do paciente;
  • Tratamentos e medicações prescritas;
  • Sintomas já relatados;
  • Procedimentos cirúrgicos já realizados;
  • Dados pessoais do paciente.

Além da possibilidade de manipular e organizar digitalmente as informações dos pacientes, o prontuário eletrônico traz mais segurança para o consultório. A ferramenta facilita o controle dos pacientes e pode ser integrada a diversas outras funcionalidades, tais como:

  • Agendamento online;
  • Envio de lembretes e confirmações de consultas por SMS ou e-mail;
  • Elaboração automática de relatórios personalizados com diferentes indicadores do consultório;
  • Prescrição digital de medicamentos;
  • Plataforma de telemedicina.

Ademais, o prontuário digital pode ser personalizado de acordo com suas necessidades, inserindo ou removendo campos para preenchimento, alterando a organização das abas e segmentando os pacientes por temas de interesse.

Agendamento online: bom exemplo de tecnologia na saúde

Com o agendamento online não existem mais motivos para reclamar da dificuldade na marcação de consultas. Esse recurso permite que o paciente tenha autonomia para agendar um atendimento, sem a necessidade de passar pela secretária.

Outrossim, quando o sistema é integrado à agenda médica eletrônica, a disponibilidade do profissional é atualizada automaticamente. Além de economizar o tempo dos colaboradores, reduz-se o risco de erros ou de duplicidade de horários.

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Automações: recurso que otimiza a gestão do consultório

Assim como o agendamento online, um software médico também promove a automatização de diversas tarefas rotineiras do consultório. Algumas delas incluem a confirmação de consultas, o preenchimento do prontuário, disparo de e-mail marketing, além do envio automático de pesquisas de satisfação.

Marketing médico: estratégias para atrair e fidelizar pacientes

O planejamento e execução de estratégias de marketing médico são etapas essenciais para a manutenção da lucratividade do consultório. No entanto, nem sempre é possível dedicar-se à atuação médica e ainda ter tempo para estudar e desenvolver essas ações.

Porém, nos principais softwares médicos do mercado, é possível encontrar funcionalidades e recursos que contribuem para a atração e a fidelização de pacientes. Alguns exemplos incluem o SMS para lembrar e confirmar consultas, fluxos de e-mail marketing e agendamento online.

Ademais, existem empresas que também oferecem serviços específicos de marketing digital, como a criação de site médico e blog. Planos completos garantem a produção de artigos informativos relacionados a área de atuação do especialista, bem como o gerenciamento de anúncios no Google Ads e outros serviços.

Agora que você conheceu algumas das diversas aplicações da tecnologia na saúde, é necessário que você entenda a importância de implementá-las no seu consultório. Ficou interessado? Então, continue a leitura.

Por que implementar a tecnologia na saúde?

Por si só, o exercício da Medicina é um desafio. Ela envolve uma difícil rotina de trabalho, dedicação contínua aos estudos, precisão no diagnóstico e execução de procedimentos. Assim, o profissional tem pouco tempo disponível para a vida pessoal.

Além das dificuldades do setor, o profissional de saúde empreendedor também precisa se desdobrar para gerir o consultório e atender às demandas do público. Porém, ao contar com ferramentas digitais eficientes, se torna mais fácil enfrentar esses e outros desafios, como, por exemplo:

Forte concorrência

Estima-se que, apenas no Brasil, existam mais de 450 mil médicos ativos, representando uma taxa de 10,35 médicos para cada 100 mil habitantes. Esses números crescem a cada ano, pois mais de 32 mil profissionais se formam anualmente no país.

Embora a proporção ainda ofereça um grande mercado disponível, essa realidade tende a mudar nos próximos anos. Para vencer a forte concorrência, é preciso se destacar. Neste sentido, contar com tecnologias que modernizam e agilizam o atendimento é um importante diferencial competitivo.

Pacientes digitais

Os pacientes digitais são aqueles que demandam a informatização dos serviços de saúde, exigindo a adaptação dos consultórios à transformação digital. Ao mesmo tempo, é um perfil cada vez mais presente.

Então, se você não quer ser ultrapassado pela concorrência e deseja ser uma alternativa viável para os pacientes digitais, é necessário investir na modernização do consultório a partir da implementação de tecnologias na saúde.

Oferta de serviços ágeis

Com uma rotina de trabalho cada vez mais acelerada, as pessoas buscam por serviços que também sejam ágeis e práticos. Caso contrário, você não conseguirá crescer sua base de pacientes e seu consultório será visto como obsoleto.

Contudo, para conseguir otimizar os processos do consultório e tornar o atendimento mais ágil, assertivo e eficaz, você precisa implementar sistemas digitais, tais como:

Personalização do atendimento com as tecnologias na saúde

Outra demanda comum dos pacientes digitais é a busca por experiências personalizadas. Para isso, esperam que o profissional tenha pleno conhecimento do seu quadro, ofereça atendimento humanizado e evite perguntas já respondidas anteriormente.

Entretanto, com um grande número diário de atendimentos, nem sempre é possível manter essa personalização. Para isso, é imprescindível contar com um prontuário eletrônico e atualizá-lo a cada consulta.

Enfim, existem diferentes aplicações da tecnologia na saúde que podem ser incorporadas à sua atuação médica. O primeiro passo é mapear as necessidades do seu público e, em seguida, buscar ferramentas que sejam capazes de atendê-las.

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