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Como funciona o prontuário eletrônico do paciente

Buscar todos os recursos disponíveis para oferecer a melhor experiência ao paciente deve ser uma ação contínua para se diferenciar da concorrência. Neste sentido, um prontuário eletrônico presta grande contribuição, trazendo eficiência e agilidade ao atendimento.

Você sabe como essa ferramenta funciona? Entende a importância dela para o seu consultório? Então, não deixe de ler este artigo. Nas próximas linhas, responderemos a essas e outras possíveis dúvidas que você tenha.

O que é o prontuário eletrônico?

Trata-se de uma versão digital do tradicional prontuário do paciente, permitindo o armazenamento e o manuseio das informações por meio de um software. Porém, além de servir como um formulário eletrônico, essa ferramenta possui diversas funcionalidades.

Ainda, o prontuário digital é uma tecnologia voltada para profissionais de saúde de qualquer especialidade e tem como objetivo automatizar grande parte das tarefas manuais realizadas em um consultório, facilitando e dando mais assertividade a execução.

No Brasil, esse sistema é regulado pela resolução CFM n.º 1.821/07 que, entre outras coisas, normatiza a sua utilização para guarda e manuseio de prontuários dos pacientes,  troca de informações entre profissionais de saúde e autoriza o descarte dos documentos físicos.

No entanto, essa eliminação só é possível se esses arquivos estiverem digitalizados e se a ferramenta possuir o “nível de garantia de segurança 2 (NGS2)”, uma proteção que exige o uso de assinatura/CRM digital certificada.

Agora que você já sabe o que é um software de prontuário, é importante conhecer como ele pode ser utilizado no consultório e qual a sua contribuição para otimizar a sua rotina e a de seus funcionários.

Qual o papel do prontuário eletrônico no consultório?

Trata-se de uma ferramenta de abordagem multifuncional, ou seja, possui várias funcionalidades integradas, abrangendo muitas das tarefas realizadas rotineiramente em um consultório. Entre os principais recursos, podemos citar:

  • agendamento online;
  • relatórios financeiros e administrativos automatizados;
  • ações de relacionamento pós-consulta;
  • armazenamento de todas as informações dos pacientes;
  • integração com agenda médica e plataforma de telemedicina;
  • pré-cadastro de medicamentos integrado ao bulário digital;
  • modelos pré-configurados de documentos, tais como, fichas de anamnese, receituário, guias de exame, etc.

Assim, a partir dessas funcionalidades, é possível desenvolver ações de marketing para atrair e fidelizar pacientes, ter pleno acesso e controle à saúde financeira do consultório e agilizar o processo de marcação de consultas.

Ademais, nos prontuários digitais em nuvem, todas as informações são armazenadas em servidores de grandes empresas, como a Amazon, trazendo mais segurança aos dados e evitando que estejam expostos aos mesmos riscos dos documentos em papel.

Quais são os dados que precisam ser preenchidos?

O prontuário eletrônico é único para cada paciente, reunindo os registros dos atendimentos realizados, resultados de exames, medicamentos prescritos e ficha de anamnese. Segundo a resolução CFM n.º 1.638/02, esse documento digital deve constar, obrigatoriamente, os seguintes itens:

  • dados pessoais do paciente: nome completo, data de nascimento, sexo, nome da mãe, naturalidade e endereço completo;
  • histórico do paciente: anamnese, exame físico, exames complementares e seus respectivos resultados, diagnósticos e tratamentos realizados;
  • no caso de internações: evolução diária do paciente, com data e hora, discriminação de todos os procedimentos realizados e identificação dos profissionais que os realizaram, assinados eletronicamente;
  • no caso de emergências médicas: relato médico completo de todos os procedimentos aos quais o paciente foi submetido e que tenham possibilitado o diagnóstico e/ou a remoção para outra unidade.

Contudo, no caso dos consultórios, os prontuários são personalizados de acordo com as necessidades do profissional de saúde, permitindo que sejam inseridos ou removidos alguns campos para preenchimento.

Ainda, o preenchimento adequado do prontuário garante a qualidade do atendimento, a facilidade do acesso à informação para a pesquisa e a comunicação com outros profissionais de saúde. Desse modo, é do seu interesse que todos os dados importantes sejam, de fato, preenchidos na ferramenta.

Conheça as vantagens do prontuário eletrônico

Quando comparado ao consultórios não informatizados, o uso de tecnologias sempre trará muitos benefícios e tende a transformar a sua rotina e a dos seus funcionários. A seguir, conheça as principais vantagens do prontuário digital.

Integração com agendamento online

Com a integração entre prontuário e agendamento online, um mundo de possibilidades se abre, permitindo que diversas ações sejam realizadas para melhorar a experiência do paciente, tais como, envio automatizado de confirmação, de lembretes de consultas e mensagens de retorno.

Ademais, essa ação combinada torna simples o agendamento de consultas, algo que é alvo constante da reclamação dos pacientes em razão da grande dificuldade em contactar o consultório.

Conhecer o perfil do cliente

O software de prontuário reúne as principais informações sobre seus pacientes. Assim, é possível gerar relatórios automatizados para encontrar padrões que contribuem para a elaboração de um perfil.

Com esses dados em mãos, você pode criar ações de marketing mais assertivas, impactando pessoas que tenham as mesmas características que seus pacientes e que tendem a necessitar dos seus serviços.

Fortalece o relacionamento pós-consulta

O pós-consulta é uma etapa comumente ignorada pelos médicos, mas que tem grande influência no nível de satisfação dos pacientes. Por isso, os prontuários digitais oferecem recursos para que você mantenha uma comunicação constante com eles.

Assim, você fortalece o seu relacionamento e consegue fidelizá-los. Entre as principais funcionalidades dedicadas ao pós-consulta, estão o envio de lembretes de consulta por SMS e disparo de e-mail marketing para sua base de pacientes.

Redução de despesas

Para aumentar a sua lucratividade, além de atrair e fidelizar os pacientes, também é preciso buscar formas de reduzir as suas despesas. Neste sentido, essa ferramenta também traz grande contribuição.

Primeiro, porque você reduz drasticamente o uso de papel, de suprimentos de impressão e a realização de serviços gráficos. Segundo, ao dispor de um prontuário multifuncional com vários recursos integrados, não se faz mais necessário contratar diferentes serviços.

Com isso, fica fácil perceber os benefícios em contar com um prontuário digital e entender como eles podem mudar a sua rotina, aumentando a produtividade da equipe e permitindo que dediquem mais atenção ao atendimento do paciente.

Então, porque ainda insistir em manter o seu consultório não informatizado? Assim, você perde a oportunidade de otimizar a gestão, melhorar a experiência do paciente e aumentar a sua lucratividade. Para evitar isso, considere a implementação de um prontuário eletrônico.

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Escrito por
Pedro Anjos