Como integrar prontuário eletrônico e Marketing digital

prontuário eletrônico

O prontuário eletrônico não é apenas uma ferramenta para organizar as informações do seu paciente no dia a dia do consultório. Se fizer uma escolha adequada, muito provavelmente você conseguirá enxergar uma oferta de valor que vai muito além disso.

O médico que pretende crescer em conjunto com a evolução da tecnologia sabe que o prontuário eletrônico é apenas uma das ferramentas do consultório online.

Por isso, para escolher o melhor software médico é preciso levar em consideração as funcionalidades que facilitam a gestão do consultório, a otimização dos processos e, principalmente, o marketing médico.

Você deve estar aí se perguntando nesse momento o que o marketing tem a ver com o prontuário eletrônico, não é mesmo? Então acompanhe o artigo que vou te explicar!

Marketing médico é mesmo necessário?

Muito se engana quem pensa que o marketing é apenas a divulgação do consultório e dos seus serviços médicos. Afinal, divulgar é apenas torná-lo conhecido e isso não é sinônimo de agenda cheia.

Uma boa estratégia de marketing médico consegue reforçar o seu nome como referência na área de atuação e não somente torná-lo popular. Mas, acima de tudo, quando bem estruturada, ela tem o poder atrair e manter os pacientes utilizando seus serviços de forma recorrente e te indicando para os conhecidos naturalmente.

É por isso que o marketing médico é fundamental para quem quer alavancar os resultados. Hoje, o modo como as pessoas tomam decisões de compra sofreu bastante alteração em virtude do uso ostensivo da internet.

Assim, pensar em uma estratégia digital, com foco no marketing online é um caminho indispensável para construir o relacionamento com seu paciente.

Como funciona uma estratégia de marketing digital

Inicialmente, a estratégia precisa ser pensada para levar a sua mensagem, que é aquilo que você tem a oferecer, para a pessoa certa – o paciente ideal, na hora certa – na fase de decisão em que ele se encontra.

De nada adianta oferecer um serviço particular para o paciente que só tem interesse em profissionais que atendem planos de saúde, concorda? Também não resolve ser referência em Pediatria para uma audiência que não pretende ter filhos. 

Portanto, para que você alcance a pessoa assertivamente, é necessário ter em mente a jornada do paciente. Em seguida, você vai criar estratégias para impactá-la em todas as fases da jornada em que estiver.

Conseguir êxito nesse quesito vai depender de entregar a sua mensagem nos canais mais inteligentes. Como as pessoas estão 90% do tempo online, construir uma presença digital relevante é o ponto de maior atenção.

Isso vai incluir por exemplo o desenvolvimento de um site médico. O site é o novo cartão de visitas. Ele precisa conter o resumo das informações mais importantes sobre você, seus serviços e sua especialidade. Além disso, o layout deve ser construído de forma a passar a imagem que você pretende transmitir a quem acaba de te conhecer. 

Já os perfis nas redes sociais devem ter atenção ao tipo de audiência em cada uma. O Facebook e o Instagram para médicos é uma das melhores opções quando se trata de mídias sociais, devido ao propósito e as características dos seus usuários.

O Google Meu Negócio, apesar de ser um canal constantemente esquecido nas estratégias, é uma excelente fonte de informação do consultório, baseado na área geográfica em que ele se encontra. Essa ferramenta é gratuita e muito interessante para quem procura o serviço em localização específica.

Anúncios em mídia paga não podem ser deixados de lado. Eles complementam a estratégia orgânica e ajudam a influenciar o potencial paciente na fase de ação.

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O e-mail marketing por sua vez é essencial para manter o relacionamento com o paciente e fazer um pós-consulta que auxilie nos objetivos da sua estratégia.

O que a estratégia de marketing médico digital tem a ver com o prontuário eletrônico

Um bom prontuário eletrônico vai oferecer funcionalidades que atuam em conjunto com com as técnicas digitais para que os resultados alcançados sejam mais eficientes.

Claro que um perfil na rede social não depende diretamente do seu prontuário. Mas ao utilizá-la, você precisará ter uma estratégia de marketing de conteúdo inteligente para conseguir impactar seu paciente.

É justamente aí que o seu prontuário eletrônico entra. Escolher um software médico que te dá esse suporte evita que você precise encontrar uma agência com valores exorbitantes que não são experientes em técnicas de publicidade para médicos.

Além disso, a disponibilização do agendamento online é imprescindível para ter maior fricção na fase mais sensível da jornada do paciente, que é quando o paciente opta por marcar a consulta com determinado profissional.

Ao oferecer a ele essa facilidade exatamente no momento em que ele está decidindo pela escolha do médico, aumentam significativamente as chances de que você seja o preferido. Afinal, ele procura por praticidade e modernidade e, a essa altura, já entende que pode confiar em você. 

As automações de e-mail marketing também são ferramentas importantes, oferecidas pelos prontuários eletrônicos, que otimizam a maior parte do relacionamento pós-consulta. Com as automações, é possível criar fluxos de e-mails para serem disparados automaticamente, de acordo com o gatilho determinado e inserido no perfil do paciente, dentro do seu prontuário eletrônico.

Como o prontuário eletrônico do iMedicina te ajuda com o marketing médico

É possível fazer marketing mesmo que você ainda utilize prontuário físico em papel. No entanto, as agências de marketing tem público diversificado e geralmente padronizam as estratégias para que fiquem mais acessíveis e escaláveis.

É bom lembrar que a publicidade médica tem critérios específicos, que atendem requisitos elaborados e fiscalizados pelo Conselho Federal de Medicina. Sendo assim, a melhor escolha é procurar ajuda de quem realmente entende do assunto.

O iMedicina desenvolveu um método capaz de orientar toda a sua estratégia para que você atinja, de fato, o seu objetivo. 

O software de prontuário eletrônico tem todas as funcionalidades necessárias para que você otimize seu marketing com segurança e eficácia. Automações de e-mail, pesquisa de satisfação NPS, envio automático de SMS para lembretes de consulta e agendamento online.

Sua presença digital é garantida com todos os requisitos éticos inerentes da profissão.  O iMedicina vai te ajudar com a criação do Google Meu Negócio e dos anúncios na rede de pesquisa no Google.

Além disso, fica disponível a você um acervo com conteúdos médicos, redigidos com as técnicas necessárias para ter mais alcance e engajamento nas suas mídias sociais. 

Isso tudo sem falar no desenvolvimento do seu site médico focado em conversão. O site obedece as técnicas de SEO que você precisa ter para se destacar da concorrência e leva o usuário à marcação de consulta por meio das técnicas de storytelling e User Experience.

E para melhorar, você ainda tem acesso a uma rede de fornecedores que prestam serviços de marketing personalizados e certificados pelo iMedicina.

Quer conhecer mais sobre o assunto? Fale com um consultor iMedicina!

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