Como personalizar consultas médicas para fidelizar pacientes?

Como personalizar consultas médicas para fidelizar pacientes?

Para se diferenciar da concorrência, os profissionais de saúde estão continuamente buscando alternativas para melhorar a experiência dos pacientes. Nesse sentido, uma ótima opção é personalizar consultas médicas, respeitando as individualidades de cada um.

No entanto, esse atendimento personalizado não se limita apenas ao momento da consulta. Ele envolve todas as etapas percorridas pelo paciente, desde o agendamento até o relacionamento pós-consulta.

Talvez você esteja se perguntando: por que preciso personalizar os processos do consultório? Se deseja saber a resposta, não deixe de ler este artigo. Além disso, você também conhecerá algumas dicas preciosas para implementar essa personalização no seu negócio.

Por que você deve personalizar consultas médicas?

Com a transformação digital pela qual o mundo passa e a facilidade de acesso à informação estamos assistindo o empoderamento dos pacientes. Agora, eles contam com os recursos e dados necessários para pautar suas escolhas por um médico.

Porém, com a grande concorrência do setor, não é fácil se destacar. Apenas com o reconhecimento dos diferenciais do seu atendimento é que você constrói sua autoridade, recebe boas avaliações e passa a ser encontrado na internet.

Neste sentido, personalizar consultas médicas é uma prática que se torna uma vantagem competitiva. Em primeiro lugar, oferecer atendimento individualizado é uma maneira de demonstrar respeito, empatia e atenção com os pacientes.

Afinal, somos seres únicos e lidamos de maneiras diferentes com doenças e sintomas. Assim, o atendimento clínico, o agendamento da consulta e a recepção do consultório precisa se adaptar às necessidades e expectativas de cada indivíduo.

Personalizar consultas médicas fideliza os pacientes?

Segundo uma pesquisa da empresa Segment, 44% dos entrevistados afirmaram que voltariam a consumir uma determinada marca se tivessem recebido uma experiência de compra personalizada. 

Ainda, essa estatística comprova a eficácia da personalização na proposta de fidelizar o público. Com os médicos não é diferente. Ao receberem atendimento individualizado, os pacientes ficam mais satisfeitos e se tornam fiéis ao consultório.

Ademais, as pessoas gostam de indicar produtos e serviços diferenciados para seus amigos e familiares. Ao fornecer experiências personalizadas, os seus pacientes tendem a recomendá-lo, se tornando mais uma fonte de captação.

Outrossim, ao personalizar consultas médicas e fidelizar pacientes, você tende a atrair mais consultas particulares. Isso porque, ao serem impactados positivamente pelo seu trabalho, eles se dispõem a arcar com os custos da sua consulta, mesmo que contem com planos de saúde.

E-book: Guia indispensável para gestão e fidelização de pacientes de clínicas e consultórios

Contudo, para, de fato, encantar os seus pacientes e se diferenciar da concorrência, a personalização deve abranger outras etapas do seu atendimento. Quer saber quais? Então, continue a leitura do próximo tópico.

Dicas para personalizar as consultas médicas no seu consultório

Quando se fala em atendimento individualizado, muitos profissionais de saúde associam essa prática apenas ao momento da consulta, chamando o paciente pelo nome e oferecendo a atenção necessária ao seu relato.

Entretanto, existem diversas formas de personalizar consultas médicas, sem se restringir ao atendimento clínico. Neste sentido, separamos algumas dicas para você oferecer essa personalização no seu consultório.

Para personalizar consultas médicas conheça o perfil dos seus pacientes

O primeiro passo para individualizar suas consultas é conhecer as preferências, expectativas e necessidades dos seus pacientes. Apenas com essas informações será possível fazer com que você disponibilize atendimento personalizado a cada um deles.

Porém, para deter esse tipo de conhecimento, você precisa investir em ferramentas específicas, como, por exemplo, as pesquisas de satisfação. Esse recurso permite que você descubra o quanto os pacientes estão satisfeitos com o seu trabalho e o atendimento oferecido.

Além disso, este é um importante instrumento para identificar as necessidades de melhorias do negócio. Outra maneira de saber mais sobre seus pacientes é separando um momento da consulta para conversar com ele e buscar essas informações.

Por último, você também pode inserir no prontuário do paciente alguns campos relacionados às preferências dele. Um exemplo seria conhecer os canais de comunicação que mais utiliza (SMS, telefone ou e-mail) e em quais redes sociais está mais presente.

Ofereça atendimento humanizado

O atendimento humanizado é um conceito que surgiu a partir da necessidade de corresponder às exigências dos pacientes. O termo consiste na demonstração de empatia, cordialidade, atenção e comprometimento.

Ademais, algumas técnicas são fundamentais para implementar a humanização no consultório. Isso inclui olhar nos olhos dos pacientes durante a consulta, ser didático ao explicar o diagnóstico ou tratamento e evitar o uso de termos técnicos para facilitar a compreensão.

Outrossim, você também causará um impacto positivo no paciente ao chamá-lo pelo nome, mesmo antes dele se apresentar. No entanto, os seus colaboradores também precisam estar capacitados a oferecer atendimento humanizado.

Então, dedique o seu tempo para treiná-los e apresentar os conceitos de escuta ativa e comunicação não-violenta. Com isso, você estabelece um padrão de atendimento humanizado que passa a ser a marca do seu consultório.

Mantenha o histórico dos pacientes atualizado

O registro do histórico de saúde dos pacientes é uma prática usual na rotina dos médicos, pois trata-se de um documento importante para a confirmação de diagnósticos, prescrição de medicamentos e tratamentos.

Contudo, o que poucos profissionais sabem é que esse histórico também é essencial para personalizar as consultas médicas. Na rotina de um atendimento, é comum que o paciente precise repetir o seu histórico diversas vezes, o que pode causar certa insatisfação.

Para evitar essa situação, mantenha atualizado o histórico dos pacientes e sempre dedique um tempo a estudá-lo antes de iniciar a consulta. Assim, você não precisa fazer com que eles expliquem sua condição, demonstrando estar preparado.

Decore o consultório de acordo com as preferências dos pacientes

Ao decorar o consultório, é normal que o médico seja guiado pelas suas preferências pessoais. Não há nada de errado nisso. Porém, ao considerar o perfil do seu público para essa decoração, você dá mais um passo para melhorar a experiência deles.

Por exemplo, se você é um pediatra, é importante pensar em decorar o ambiente com móveis confortáveis, utilizar muitas cores e disponibilizar opções de entretenimento. Já os ginecologistas, costumam acertar com o uso de cores em tom de rosa ou roxo.

Ademais, para quebrar o silêncio que costuma estar presente nas salas de espera, crie uma playlist com músicas agradáveis. Você também pode perguntar ao paciente o que ele gostaria de ouvir. 

Por fim, para fortalecer a sua marca, utilize tons de cores que estão presentes na sua identidade visual. Outrossim, evite apenas o uso de branco na decoração do consultório e aposte em texturas e outros elementos visuais.

Disponibilize diversos canais de comunicação para personalizar consultas médicas

A fidelização dos pacientes não depende apenas da experiência fornecida durante o atendimento clínico. Este elemento abrange todas as etapas que envolvem a realização da consulta, desde o agendamento até o pós-atendimento.

Ainda, para ir além da personalização, dê ao paciente a possibilidade de escolher o canal que deseja para se comunicar com você e com o consultório. Para isso, esteja presente nas redes sociais, utilize o e-mail marketing e capacite sua secretária para utilizar o WhatsApp.

Com isso, além de oferecer mais canais de comunicação para os pacientes, você fortalece sua presença digital. Além disso, você melhora o relacionamento com o público e torna o pós-consulta uma ferramenta eficaz na fidelização.

Portanto, com a leitura deste artigo, você conheceu a importância de personalizar consultas médicas e também já sabe como implementá-la no seu consultório. Então, siga nossas dicas e usufrua dos benefícios de fidelizar os seus pacientes.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: