Como se destacar no pós-consulta

pós-consulta

O relacionamento pós-consulta é um ação muitas vezes ignorada por profissionais de saúde, mas que tem um grande potencial de fidelizar os pacientes e elevar a qualidade dos serviços prestados em um consultório médico.

Por isso, é importante buscar meios para se aproximar do paciente após o fim do atendimento. Neste sentido, preparamos este artigo para detalhar o assunto e trazer algumas dicas sobre como você pode se destacar nessa prática.

Qual a importância do pós-consulta?

Um erro muito cometido por médicos e funcionários de um consultório é pensar que o atendimento de um paciente se encerra no momento em que a consulta é finalizada. Primeiro, porque estamos falando da saúde de uma pessoa e, na maioria das vezes, ela sai da consulta com uma orientação sobre o que fazer para melhorar.

Contudo, não há uma certeza sobre os resultados do tratamento. Ao realizar um pós-consulta eficiente, você mostra para o paciente que está preocupado e dedicado a melhora  do estado de saúde dele.

Segundo, porque se você pretende manter a saúde financeira do consultório positiva durante muito tempo, o pós-consulta é de extrema relevância. Isso porque é a principal forma de fidelizar os seus pacientes ao seu trabalho.

Entenda os benefícios em desenvolver um relacionamento pós-consulta

Caso você ainda não esteja convencido da importância de manter uma boa relação com o paciente depois que ele sai do consultório, precisamos falar sobre os benefícios que podem ser obtidos por essa prática. Assim, conheça os ganhos reais que têm sido adquiridos por clínicas que adotaram estratégias para melhorar o seu pós-consulta:

Redução de faltas

Um problema enfrentado pela grande maioria dos médicos é a quantidade de faltas dos pacientes que, geralmente, não entram em contato para desmarcar a consulta. Com isso, você passa a ter muitos buracos na sua agenda e, consequentemente, uma redução no seu lucro.

Porém, como evitar a falta do paciente se não temos como controlar a ocorrência de imprevistos? De fato, quando esse é o motivo da ausência, não está sob nosso controle. No entanto, essa nem sempre é a causa mais comum.

Na maioria dos casos, a recorrência das faltas é uma questão de desorganização dos pacientes. Como não registram o compromisso em sua agenda pessoal, tendem a esquecer o horário da consulta. 

Por isso, ao manter um contato próximo, você pode ajudá-lo a se organizar. Como? Com o envio de lembretes das consultas, seja por SMS ou por e-mail. Dessa forma, você o mantém avisado sobre o agendamento e, consequentemente, ele não falta ou, pelo menos, liga para remarcar o seu horário, abrindo oportunidades para encaixes.

Melhor organização da agenda

A agenda médica é o coração do consultório, pois, toda a rotina é baseada no número de atendimentos diários. Por isso, caso haja uma desorganização, você pode ter que lidar com atrasos, duplicidades e conflitos de marcações. Dessa forma, acaba afetando consideravelmente o grau de satisfação dos seus pacientes.

Neste sentido, com um bom relacionamento pós-consulta, as ausências dos pacientes tendem a reduzir, diminuindo os buracos na sua agenda e contribuindo para uma melhor organização do seu dia. 

Maior satisfação dos pacientes no pós-consulta

Quando são realizadas ações para fortalecer a relação com o paciente, ele passa a ter mais confiança em você e se sente encantando com a sua preocupação. Com isso, eles criam um vínculo com o consultório e se fidelizam.

Ainda, para aumentar a satisfação dele com o seu trabalho, você pode enviar e-mails em datas especiais, como, por exemplo, aniversário, dia dos pais ou das mães, festas de fim de ano, etc. Em consequência disso, o seu relacionamento pós-consulta passa a ser o grande diferencial do seu consultório.

Como o iMedicina pode ajudar nessa tarefa?

O iMedicina é um software médico desenvolvido por e para médicos. Por isso, possui funcionalidades que otimizam cada etapa do atendimento de um paciente, inclusive o pós-consulta.

Por isso, o iMedicina é uma das melhores ferramentas do mercado, pois, oferece métodos capazes de ajudar os profissionais de saúde a fidelizarem os seus pacientes. A seguir, conheça as principais funcionalidades que o software possui para aprimorar suas ações de relacionamento.

E-mail marketing

O bom e velho e-mail, mesmo sendo uma prática iniciada nos primórdios do marketing digital, ainda continua trazendo excelentes resultados para empresas que o utilizam. Porém, dependendo do tamanho da sua base de pacientes, fazer o envio desses e-mails de forma manual é algo fora de cogitação em razão do tempo que pode levar para ser concluído.

Neste sentido, o iMedicina oferece as automações de e-mail marketing, ou seja, basta apenas configurar a periodicidade e o conteúdo das mensagens para que o próprio sistema faça o disparo para os seus pacientes.

Ainda, os e-mails podem ser para felicitá-los por um aniversário ou data comemorativa, conter informações sobre o pós-consulta, oferta de novos serviços oferecidos no seu consultório, artigos informativos do seu blog, entre outros.

Conteúdos nas redes sociais

Além dos serviços de tecnologia, o iMedicina também oferece o desenvolvimento de estratégias de marketing específicas para profissionais de saúde. Uma das delas é a produção de peças para as suas redes sociais.

Ainda, todo o trabalho é realizado por profissionais qualificados, que produzem postagens com alto poder de atração e retenção de pacientes tanto para o Facebook, quanto para o Instagram, YouTube e Twitter.

Criação do blog e de conteúdos

Uma das estratégias que se mostram mais eficientes para médicos é o marketing de conteúdo, que é a oferta de informações relevantes para o seu público. Assim, além de atrair e fidelizá-los, você cumpre o papel educacional.

Entretanto, para disponibilizar esse conteúdo, é essencial dispor de um blog. Pensando nisso, o iMedicina também oferece o desenvolvimento de sites e blogs, otimizados para conversão de visitantes em pacientes.

Com isso, você precisa apenas produzir artigos de qualidade e otimizados para o seu público. Porém, como ter mais essa responsabilidade se você precisa se dedicar ao atendimento dos pacientes? 

Com o iMedicina, esse não será mais um problema. Isso porque, além de criar o blog, a empresa também disponibiliza a produção de conteúdos relevantes desenvolvidos por uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação de alta qualidade.

Envio de mensagens via SMS

Outra funcionalidade do iMedicina é o envio de mensagens via SMS para os pacientes. O recurso pode ser usado tanto para confirmar quanto para lembrar de uma consulta ou até para avisá-lo da necessidade de retornar ao consultório.

O melhor de tudo é que todo o processo é automatizado, ou seja, as mensagens são enviadas automaticamente pela ferramenta, respeitando as suas configurações de envio. Com isso, a comunicação com o paciente está sempre ativa, fortalecendo o seu relacionamento.

Pesquisa de NPS

Um dos principais indicadores utilizados por grandes empresas para avaliar a qualidade do seu atendimento é a pesquisa NPS (Net Promoter Score). Provavelmente, você já recebeu uma solicitação para indicar o seu índice de satisfação com um serviço em uma escala de notas entre 0 a 10. Isso é o NPS.

Com o iMedicina, é possível disparar automaticamente e-mails com pesquisa de NPS para seus pacientes, imediatamente após o fim do atendimento. Assim, você obtém um feedback e consegue mensurar o quanto o seu paciente está satisfeito com o seu trabalho.

Portanto, como você percebeu, desenvolver boas práticas para o seu pós-consulta é fundamental para fidelizar os seus pacientes e evitar uma série de problemas para o seu consultório, incluindo o prejuízo financeiro. Ademais, ao contar com o iMedicina, todo o trabalho pode ser realizado de forma totalmente automatizada.

Quer saber como o iMedicina pode ajudar a fortalecer o relacionamento do seu consultório? Fale com um consultor.

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