Como ter seu diferencial e fidelizar pacientes no atendimento domiciliar

Como ter seu diferencial e fidelizar pacientes no atendimento domiciliar?

A busca por novos pacientes sempre é um grande desafio para médicos empreendedores. No entanto, também é necessário traçar alternativas para fidelizar pacientes. Em tempos de pandemia, essas ações precisam ser voltadas para o atendimento domiciliar.

Você já oferece esse tipo de diferencial no seu consultório? Caso não, o primeiro passo é dispor de um bom software médico, que ofereça a integração entre prontuário eletrônico, agendamento online, agenda médica, plataforma de telemedicina e prescrição digital.

Continue a leitura deste post e entenda como ter um diferencial para fidelizar seus pacientes.

Por que o software médico é uma ferramenta indispensável para fidelizar pacientes?

Ao abrir o seu próprio consultório, os profissionais de saúde esperam oferecer um serviço de qualidade, que impacte positivamente na vida dos seus pacientes. Mas o alcance desse objetivo envolve diversas outras etapas importantes.

Nesse contexto, temos a gestão administrativa e financeira do negócio, relacionamento com os pacientes, acompanhamento de indicadores, estratégias de marketing médico para atrair e fidelizar pacientes, entre outros.

Assim, percebe-se que o sucesso do consultório não depende apenas da sua dedicação aos pacientes e do seu conhecimento técnico, mas também de outras questões. Assim, o software médico surge como uma ferramenta facilitadora.

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Isso porque, esses sistemas contam com funcionalidades que proporcionam muitas vantagens para o médico e seus colaboradores, como otimização do tempo, agilidade no atendimento e organização das informações.

Se você não conhece esse tipo de software, talvez se pergunte: como uma única ferramenta promove tantos benefícios? A resposta é simples. Ao implementar um sistema de gestão, você passa a dispor dos seguintes recursos:

  • Agendamento online;
  • Prontuário eletrônico;
  • Armazenamento de dados na nuvem;
  • Automações de marketing;
  • Ferramentas para relacionamento com o paciente;
  • Controle financeiro;
  • Telemedicina;
  • Prescrição digital.

Entendeu a importância de um software médico? Com a utilização de todas essas funcionalidades, a gestão do consultório se tornará mais eficiente e você terá novas possibilidades para atrair e fidelizar pacientes.

Como essas funcionalidades ajudam a fidelizar pacientes?

A tecnologia é uma importante aliada para profissionais de saúde que desejam promover o crescimento do seu consultório. Mas para que esses sistemas ofereçam o retorno esperado, é necessário conhecer mais sobre o funcionamento das suas funcionalidades. Então, a seguir, saiba mais sobre elas.

Acessibilidade às informações dos pacientes

Com o estabelecimento dos protocolos de segurança para conter a disseminação do novo coronavírus, surgiu a necessidade da população permanecer em suas residências, evitando o contato com terceiros.

No entanto, com essa medida, os profissionais de saúde precisaram se adaptar para manter os seus atendimentos e minimizar os impactos financeiros. Nesse sentido, a telemedicina desponta como a alternativa mais viável, tornando-se uma demanda dos pacientes.

Entretanto, para oferecer esse formato de atendimento, é imprescindível o uso de um software médico em nuvem. Por ser uma ferramenta acessada pela internet, você não precisa se deslocar até o consultório para atender um paciente.

Da mesma maneira, todas as informações do prontuário estão a um clique de distância, pois podem ser consultadas pelo celular. O único recurso necessário, além do software, é uma boa conexão à internet.

Prescrição digital

Hoje, considerando o momento da pandemia, os consultórios e clínicas médicas estão direcionando o seu foco para o atendimento domiciliar mediado por uma plataforma de telemedicina.

Contudo, para que a consulta online se assemelhe à presencial e também seja integralmente virtual, você precisará dispor de dois recursos importantes: prescrição digital e agendamento online.

No primeiro caso, estamos falando da utilização de um receituário eletrônico para a prescrição de medicamentos, exames e procedimentos. Assim, durante a teleconsulta, o médico poderá encaminhar a receita para o e-mail do paciente.

Agendamento online para fidelizar pacientes

No que diz respeito ao agendamento online, trata-se de uma ferramenta essencial para os consultórios, tanto para atendimentos presenciais quanto para os virtuais. Por meio desse recurso, o paciente passa a ter autonomia para agendar sua consulta.

Dessa forma, não é preciso mais aguardar o contato com a secretária, podendo fazê-lo de qualquer hora e lugar. O agendamento online é um dos principais aliados em uma estratégia para atrair e fidelizar pacientes.

Em primeiro lugar, você melhora a experiência oferecida a eles, fornecendo comodidade e agilidade para a marcação de consultas. Depois, é possível utilizar esse recurso em uma ação de divulgação nas redes sociais, direcionando o público para o seu site médico.

Acompanhamento por telemedicina

Outro diferencial do seu consultório após a implementação do software de gestão é a possibilidade de acompanhar remotamente o estado clínico dos seus pacientes, principalmente aqueles que têm doenças crônicas.

Ainda, além de oferecer o atendimento por telemedicina, alguns sistemas permitem o telemonitoramento, que consiste no acompanhamento à distância dos sinais vitais de pacientes internados.

Disponibilidade da agenda

Uma das principais queixas dos pacientes é o atraso dos profissionais de saúde. Ao agendar um horário com você, ele espera que o planejamento seja cumprido e não deseja esperar para ser atendido.

Assim, se você não quer perder pacientes em decorrência dessa situação, invista em um software médico. Com ele, você passará a dispor de uma agenda eletrônica totalmente integrada com as funcionalidades da ferramenta.

Dessa forma, a cada novo agendamento feito virtualmente, sua agenda atualizará automaticamente, refletindo a sua atual disponibilidade. Em consequência disso, você estará sempre ciente dos seus compromissos, mesmo na ausência da secretária.

Automações de marketing ajudam a fidelizar pacientes

Se você deseja desenvolver estratégias de marketing médico, um software de gestão trará muitas facilidades. Isso porque, na maioria dos casos, esses sistemas contam com diversas automações de marketing.

Dessa forma, você pode configurar algumas ações para serem realizadas automaticamente. Esse é o caso do envio de SMS para lembrete e confirmação de consultas. Além de evitar que o paciente se esqueça do compromisso, o recurso também permite que ele desmarque a consulta com antecedência.

Ainda, abre possibilidade de encaixe de um novo paciente, impedindo que o horário vago resulte em perda de faturamento. Assim, você melhora a experiência tanto do paciente que cancelou quanto daquele que conseguiu uma consulta.

Enfim, é imprescindível que todo profissional de saúde desenvolva ações estratégicas para estabelecer um relacionamento duradouro e promover a fidelização dos seus pacientes. Nesse sentido, contar com um software médico é um passo importante para alcançar esse objetivo.

Nesse conteúdo, você conheceu as diversas formas que o uso de uma tecnologia pode representar para ser um diferencial para o seu consultório. Portanto, se você quer fidelizar pacientes, não perca tempo e implemente um sistema de gestão.

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