O atendimento é a porta de entrada de um cliente para qualquer tipo de prestação de serviços. Assim, é importante conhecer a satisfação dos pacientes antes, durante e após uma consulta. Neste sentido, um software médico pode transformar o relacionamento com o seu paciente.
Quer saber como? Então, continue a leitura deste artigo. A seguir, apresentaremos as funcionalidades que mais impactam na qualidade do atendimento prestado na sua clínica.
Agendamento online
Geralmente, o primeiro contato do paciente com o seu consultório é no momento do agendamento. Então, imagine que, ao descobrir o seu contato, ele liga e o telefone está ocupado. Em seguida, liga novamente e precisa aguardar para conseguir ser atendido.
Na sua opinião, qual a probabilidade dele continuar a insistir na marcação da consulta? Em alguns casos, pode até ser possível que haja novas tentativas.
Contudo, o mais comum é que ele desista e busque outro profissional da mesma especialidade. Com essa simples narrativa, fica fácil de entender a importância de oferecer formas ágeis e inteligentes para marcar consultas.
Por isso, dispor de um bom software médico transforma positivamente a impressão que o paciente terá do seu consultório. Com a funcionalidade do agendamento online, ele pode verificar a sua disponibilidade em qualquer horário e de qualquer lugar.
Ainda, para efetuar a marcação, é necessário apenas entrar no seu site, escolher qual o melhor dia e horário para o atendimento, inserir alguns dados cadastrais e pronto, consulta marcada.
Além disso, você pode configurar a ferramenta para enviar lembretes de consultas nas datas próximas ao agendamento. Dessa maneira, é possível reduzir o número de faltas e cancelamentos, assim como passar uma imagem positiva da clínica.
Ademais, os seus funcionários também colhem os frutos de utilizar o agendamento online, pois com a diminuição das chamadas telefônicas, eles terão tempo disponível para realizar outras tarefas e também para prestar um melhor atendimento aos pacientes na sala de espera.
Outrossim, oferecer esta funcionalidade ao seu paciente também tem impacto financeiro. A consequência de um cancelamento, de uma falta ou de um mau atendimento custa dinheiro. Quando essas situações não ocorrem, sua lucratividade aumenta.
Ferramentas de pesquisa de satisfação
Uma das formas mais eficientes de medir a qualidade dos seus serviços e também do seu atendimento é pedindo ao paciente um feedback. Assim, com a reunião dessas opiniões é possível descobrir em que você precisa concentrar seus esforços para aprimorar.
Ainda, ao solicitar este tipo de retorno do seu paciente, você mostra para ele que está preocupado com o seu conforto e a sua satisfação, o que fortalece o relacionamento médico e paciente, fidelizando-o.
Neste sentido, um software médico integrado com o prontuário eletrônico permite que você realize as pesquisas de satisfação de modo automatizado por meio de e-mails. Porém, você também pode fazer ligações telefônicas para realizar esse questionamento.
Ademais, a pesquisa de satisfação é uma metodologia muito utilizada por grandes empresas do varejo e de serviços. Provavelmente, você já recebeu alguma solicitação de avaliação de qualidade após adquirir ou consumir algum produto.
Nestas pesquisas, utiliza-se o NPS (Net Promoter Score) para conseguir mensurar os feedbacks. Esse sistema trabalha com uma escala de 0 a 10 para os clientes determinarem um valor que avalie o produto ou o serviço.
Então, introduza as pesquisas de satisfação no seu relacionamento pós-consulta com os pacientes. Dessa maneira, você terá uma visão real dos pontos fracos e fortes do seu trabalho.
Lembretes de marcação automatizados
Os cancelamentos, as faltas e os atrasos são os principais problemas enfrentados no dia a dia de um consultório médico. Isso porque toda a programação diária do profissional de saúde é afetada e o tempo que poderia ser dedicado a outro paciente acaba ficando vago.
Neste sentido, o prontuário digital presta grande contribuição na diminuição da frequência com que essas situações ocorrem. Com a integração dos dados entre a agenda médica e o software é possível automatizar as marcações de consultas.
Dessa forma, a disponibilidade de horários do médico é atualizada em tempo real, permitindo que outros paciente marquem novos atendimentos. Outra funcionalidade é o envio de lembretes dos agendamentos para os pacientes.
Com isso, eles não se esquecem do compromisso, organizam melhor o seu dia e deixam de cancelar ou faltar a visita. Em alguns casos, é possível até integrar o agendamento com os serviços de agenda do celular do paciente, como, por exemplo, o Google Agenda.
Ainda, esses lembretes são enviados via SMS de forma automatizada. Assim, a secretária não precisa passar o seu dia realizando ligações de confirmação ou até disparando mensagens individuais para cada paciente agendado.
Porém, para que haja essa automação, o seu software médico precisa estar integrado ao prontuário digital. Caso não, pode ser necessário inserir as informações de cada paciente para realizar o envio, o que faz com que a solução se torne um problema.
Otimização do pós-consulta
Considerando as três funcionalidades citadas anteriormente, agendamento online, envio de lembretes automatizado e de pesquisas de satisfação, você percebe que todas impactam positivamente no seu relacionamento pós-consulta com o paciente.
Embora pareça algo irrelevante, ao fazer com que se sinta lembrado e ao mostrar a sua preocupação em fornecer o melhor atendimento, você fortalece a relação com o seu paciente e, além da fidelização, ele tende a recomendar os seus serviços para amigos e familiares.
Consequentemente, você tem pacientes mais satisfeitos, redução no número de cancelamentos e faltas e atrai novos pacientes. Todos esses fatores influenciam diretamente na lucratividade do seu negócio.
Praticidade de acesso às informações
Caso você ainda não esteja convencido dos benefícios que um software médico traz para o seu consultório, vamos falar sobre como ele pode otimizar o tempo que você dedica ao seu paciente durante a consulta.
Em um consultório analógico, a cada atendimento realizado o profissional de saúde precisa preencher, pelo menos, o prontuário do paciente e a ficha de anamnese. Geralmente, esses documentos possuem muitos campos em comum, causando o retrabalho.
No entanto, quando você dispõe de um software de prontuário confiável, basta informar os dados do paciente uma única vez para que eles sejam preenchidos automaticamente em outros documentos.
Além disso, as boas ferramentas contam com modelos de atestados e receitas pré-configurados, reduzindo o tempo gasto com o registro das informações. Em consequência disso, você pode dedicar sua atenção exclusivamente ao relato do paciente.
Maior agilidade na recepção
Assim como você necessita dispor de mais tempo para prestar um melhor serviço ao paciente, a sua secretária também pode dedicar-se ao relacionamento com aqueles que aguardam na sala de espera. Atualmente, a atenção é um elemento precioso e que faz toda a diferença.
Entretanto, como ela oferecerá essa tempo se precisa preencher vários papéis, fazer inúmeras ligações e receber vários pagamentos? Por isso, é possível afirmar que um software médico também contribui para que haja maior agilidade na recepção.
Portanto, ao implantar um software médico confiável e dispor de todas essas funcionalidades, o seu consultório será reconhecido e valorizado pela qualidade do atendimento que oferece a todos os seus pacientes.
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