Consulta online: 5 vantagens para os psicólogos

consulta online para psicólogos

O isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus foi o principal responsável pelo aumento na demanda de consulta online para psicólogos.

Neste artigo, você vai conhecer os benefícios da telemedicina para a rotina dos psicólogos. Então, se ficou interessado, continue a leitura.

O impacto da pandemia de Covid-19 nos atendimentos por telemedicina

A fácil e rápida expansão do novo coronavírus fez com que a maioria das cidades brasileiras implementasse diversas restrições de circulação. Em casos mais severos, utilizou-se o lockdown como forma de garantir a quarentena e resguardar a saúde da população.

Porém, com a impossibilidade de deslocamento e a necessidade de distanciamento social, muitos pacientes precisaram interromper seus tratamentos e cancelar consultas que estavam agendadas.

Segundo pesquisa da Johnson & Johnson Medical Devices, 64% dos brasileiros afirmaram que seus atendimentos médicos foram remarcados ou cancelados. Neste sentido, surgiu a necessidade de autorizar e ampliar o uso da telemedicina no Brasil, culminando na publicação da Portaria n.º 467/2020.

Com isso, os profissionais de saúde de todas as especialidades puderam iniciar os atendimentos por telemedicina. Essa medida tem por objetivo evitar uma piora no estado de saúde da população em função do atraso no diagnóstico e tratamento de doenças.

No caso dos psicólogos, a implementação da consulta online é urgente. Isso porque a impossibilidade de se relacionar presencialmente com amigos e familiares, o medo provocado pelos riscos da Covid-19 e o longo período de quarentena afetou consideravelmente a saúde mental da população. Isso tem gerado mais casos de depressão, síndrome do pânico e ansiedade.

Entretanto, diferente de outras especialidades, os psicólogos já estavam autorizados a oferecer terapia online desde 2018, pela resolução CFP 011/2018. Mesmo assim, apenas com a recente ampliação dos atendimentos à distância é que houve uma grande demanda por essa modalidade.

Quais são as vantagens da consulta online para psicólogos?

A consulta online funciona de modo semelhante a uma videochamada realizada no WhatsApp, Facebook ou pelo Skype. No entanto, ela ocorre diretamente entre paciente e profissional de saúde. Porém, a consulta online exige o uso de plataformas mais específicas que serão apresentadas no próximo tópico.

Ademais, a possibilidade de oferecer consulta por telemedicina traz muitas vantagens, tanto para os pacientes quanto para os médicos. Quer saber quais são elas?

Conheça a lista de benefícios que preparamos para você.

1 – Economia no tempo de deslocamento

Entre as principais desvantagens do atendimento presencial está a necessidade de deslocar-se até o consultório. Esse é um problema enfrentado pelos pacientes, profissionais e seus colaboradores. Principalmente aqueles que residem em cidades com muito trânsito de veículos.

Por outro lado, a consulta online permite que o atendimento médico seja prestado sem sair de casa, bastando apenas se conectar à internet. Desse modo, há uma grande economia de tempo que pode ser direcionado a outras atividades. Inclusive no atendimento de novos pacientes.

2 – A consulta online flexibiliza a agenda do psicólogo

Os psicólogos que atendem por telemedicina têm uma agenda mais flexível. Isso porque eles dedicam o tempo economizado com deslocamento ao atendimento dos pacientes. Além disso, podem definir seu horário da forma como desejarem.

Com a consulta online, as sessões são realizadas de casa. Assim, o profissional pode optar por atender fora do horário comercial, em fins de semana ou feriados, garantindo a assistência médica ao paciente.

3 – Os pacientes ficam mais confortáveis por estarem em um ambiente familiar

Outro benefício da terapia online é a possibilidade dos pacientes realizarem as sessões de suas próprias casas ou ambientes conhecidos. Isso traz mais conforto e segurança para se expor diante do profissional.

Ainda, na rotina dos consultórios de psicologia, é comum que muitos pacientes se sintam desconfortáveis nas salas de espera ou no consultório. Consequentemente, isso pode atrapalhar o seu relato e dificultar o diagnóstico do problema.

4 – Maior alcance da consulta online

Diferente do atendimento presencial, a consulta online elimina as barreiras físicas que separam pacientes e médicos. Com isso, a população passa a ter acesso a profissionais de diferentes especialidades, experiências e abordagens.

Outrossim, a grande oferta de médicos permite diferentes opções de valores. Assim, os pacientes podem avaliar qual o melhor custo-benefício. Além disso, eles podem usufruir de outros profissionais da rede credenciada do seu plano de saúde.

Por último, o maior alcance promovido pela telemedicina contribui para a democratização do acesso à saúde. Isso possibilita que moradores de cidades afastadas dos grandes centros possam se consultar com médicos renomados de metrópoles.

5 – Acessibilidade para os pacientes com dificuldade de locomoção

Outro público alcançado e beneficiado pelos atendimentos à distância são os portadores de deficiência física, idosos ou outras pessoas com dificuldades de locomoção. Com a possibilidade de serem atendidas em suas casas, é possível manter o acompanhamento médico sem a necessidade de grandes esforços.

Agora que você já conheceu as principais vantagens da consulta online no seu consultório, precisamos falar sobre os requisitos necessários para oferecer esse tipo de atendimento aos seus pacientes.

Como implementar a consulta online no consultório de psicologia?

A telemedicina é definida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) como o atendimento médico à distância, mediado por tecnologias da informação e telecomunicação (TIC).

Por isso, o primeiro passo para oferecer a consulta online aos seus pacientes é dispor de um software com um sistema de telemedicina. No entanto, é necessário garantir o sigilo dos dados dos pacientes.

Dessa forma, invista em ferramentas que ofereçam um alto nível de segurança, como é o caso dos sistemas armazenados em nuvem. Isso porque todos os dados ficam guardados em servidores externos que contam com criptografia de dados e rotina de backups diários.

Ademais, para trazer facilidade para você e seus pacientes, opte por um software médico que permita a integração com um sistema de agendamento online. Assim, a marcação da consulta também é feita virtualmente, sem a necessidade de intermediários.

Além disso, existem outros recursos que, quando integrados à ferramenta de telemedicina, trazem grande agilidade e praticidade à rotina do psicólogo. Esse é o caso do prontuário eletrônico, da prescrição digital e do envio de SMS para confirmação de consultas.

Por último, verifique a disponibilidade de suporte técnico pelo fornecedor do sistema. No dia a dia do consultório podem surgir problemas ou dúvidas que impeçam a realização da consulta, trazendo prejuízos para o caixa e para a imagem da empresa. 

Então, se você deseja ser um psicólogo diferenciado e alinhado com as novas tecnologias, implemente um software seguro no consultório e passe a usufruir das vantagens de oferecer a consulta online aos pacientes.

Para conhecer as vantagens da ferramenta de consulta online gratuita do iMedicina, basta se cadastrar!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: