Consultório online: por que apostar nessa tendência?

consultório online

O relacionamento médico-paciente está em constante mudança. Um dos motivos que contribuem para que isso ocorra é o avanço da tecnologia, que possibilita, cada vez mais, que o paciente seja detentor de informações. 

Portanto, cabe ao profissional da saúde adequar-se às mudanças de paradigmas. Nesse sentido, o consultório online surge como uma opção para modernizar-se e adaptar-se ao novo padrão de consumo que atinge, inclusive, os médicos. 

Se você ainda não está convencido que essa estratégia é a correta para o seu consultório, leia o texto até o final para ser apresentado a cinco motivos pelos quais você deve apostar nessa tendência. 

É mais fácil ser encontrado dentre tantas opções

Como em todo negócio, na área da saúde também tem concorrência. A quantidade de médicos tem aumentado significativamente com o passar dos anos, principalmente nas grandes capitais. Por isso, é importante aparecer. 

Atualmente, a forma mais eficiente de promover-se é através da internet. Existem diversas formas de divulgar o seu trabalho e uma das mais eficientes é através do Inbound Marketing

Essa estratégia consiste em ser encontrado pelo seu público-alvo, utilizando-se de conteúdo relevante e dos mecanismos de busca. Para isso, você pode utilizar-se de artigos no seu blog médico com conteúdo de qualidade, site com palavras-chave relevantes, redes sociais, dentre outros. 

Quando aplicados corretamente, esses quesitos fazem com que você seja encontrado no Google por mais pessoas, consequentemente aumentando o número de marcações de consultas. 

Caso você queira ser encontrado ainda mais rapidamente e esteja disposto a investir nisso, outra opção são os anúncios pagos. Eles te ajudam a aparecer nos primeiros resultados da pesquisa, aumentando muito visibilidade e dando destaque para a sua clínica.

Para criar um anúncio, você precisa ter uma conta no Google Ads, definir as palavras-chave em que você deseja ser encontrado e configurar a campanha, definindo qual o limite de investimento diário.

Além dessas duas opções, você também deve estar ativo nas redes sociais, publicando conteúdo relevante frequentemente e, sempre que possível, interagindo com os seus seguidores. 

Assim, além de melhorar o relacionamento com os pacientes, você também estará aumentando a sua autoridade e visibilidade.  

Melhoria da experiência e do relacionamento com o paciente 

Além das redes sociais, existem outras formas de aproximar-se dos pacientes. Uma das mais eficazes é a partir de automações de e-mail.

São muitos os conteúdos que podem ser enviados: seja parabenizando-o pelo aniversário ou dicas de saúde e bem-estar, o paciente se sentirá lembrado ao receber uma mensagem sua inesperadamente.

Você pode, também, enviar mensagens confirmando o agendamento de consultas e lembrando-o de marcar o retorno, aumentando a fidelização e diminuindo as faltas. 

Quanto à experiência, inúmeras facilidades podem ser oferecidas através do consultório online.

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Uma das mais relevantes é o agendamento online, que permite que o paciente agende a consulta através do celular ou do computador, sem a necessidade de ligar para o consultório. 

Além de ser rápido e prático, esse recurso agrega bastante valor à imagem do profissional. 

Possibilidade de realizar atendimentos remotos (Telemedicina)

Regulamentada em março de 2020, a Teleorientação veio para complementar o atendimento presencial. Através dela, você pode realizar atendimentos remotos a pacientes utilizando-se de meios de comunicação virtuais. Por meio de chamadas de vídeos, é possível avaliar a condição física do paciente e obter a descrição detalhada de suas queixas. 

Embora existam outros meios de realizar as consultas, o mais recomendado é que você utilize plataformas de telemedicina próprias para isso, uma vez que elas proporcionam toda a segurança e privacidade, além de oferecer os artifícios que você necessita para que a consulta seja realizada com excelência. 

Um consultório online otimiza a sua gestão 

Consultórios, como qualquer outra empresa, precisam de uma boa gestão para continuarem funcionando. E, embora não seja uma tarefa fácil, pode ser mais descomplicado administrar a sua clínica. Com o auxílio de um software de gestão de consultórios, você tem diversas ferramentas que auxiliarão o gerenciamento da sua clínica. 

Um exemplo são as ferramentas de finanças, que auxiliam o profissional de saúde a manter uma rotina de administração financeira de maneira mais fluida, efetiva e organizada. 

Através delas, você terá um livro caixa digital em seu consultório, a partir do qual serão gerados relatórios automatizados com base nos dados que você insere.

Eles fornecerão informações sobre entradas e saídas de dinheiro e a movimentação financeira geral da clínica. Assim, você terá máximo controle sobre as finanças do local, facilitando a tomada de decisões estratégicas, que são fundamentais para o pleno funcionamento de qualquer negócio. 

Reforça o nome do médico e do consultório

A inovação tecnológica é uma vantagem competitiva muito grande nos tempos atuais. Médicos e profissionais da saúde que não aderem ao uso de sistemas modernos e não utilizam a divulgação online são vistos como antiquados e atrasados, podendo, inclusive, perder pacientes devido a isso.

Por isso, investir em presença digital é primordial para que você se diferencie dos demais especialistas.

Além disso, utilizar-se das suas redes sociais e o blog para fornecer informações sobre questões de saúde para o seu público-alvo é uma ótima forma de aumentar a sua autoridade e conquistar novos pacientes para o consultório. 

O consultório online é mais que apenas uma tendência

A informatização de processos e a mudança do relacionamento com os pacientes é mais do que apenas uma tendência. É uma adequação aos novos tempos e precisa ser feita por todos os profissionais. 

A inserção da tecnologia nos consultórios, com o passar dos anos, será exigida pela própria dinâmica da sociedade, que está cada vez mais conectada. Por isso, ao adotar o consultório online, você estará assegurando a sobrevivência de sua clínica na era digital. 

Todos os aspectos do são afetados com a evolução tecnológica: desde o agendamento com o paciente, até a forma como as consultas são realizadas. E, quanto antes você começar a se adequar às mudanças, mais tempo terá para se aperfeiçoar para realizar o melhor atendimento possível. 

Agora que você já sabe o porquê deve colocar a estratégia do consultório online em prática, é hora de colocá-la em ação! Comece hoje mesmo a sua inserção digital de sua clínica e dê um grande passo rumo ao futuro da Medicina. 

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