Quanto custa o marketing médico?

marketing médico

Se você tem um consultório ou clínica, certamente está em busca de maneiras para aumentar o seu alcance e visibilidade na internet. Nesse sentido, o marketing médico, realizado de forma estratégica, pode levar um negócio em saúde ao sucesso. Assim, é imprescindível que você faça investimentos em estratégias digitais para garantir o seu crescimento.

Porém, quando falamos de marketing médico, não estamos nos referindo a ações isoladas e sem planejamento. É necessário que você crie estratégias que sejam condizentes com seu público e as siga com frequência. Isso inclui suas despesas mensais e os investimentos necessários para tal divulgação.

Criamos este post para te ajudar a esclarecer as principais dúvidas com relação às estratégias de marketing médico mais eficazes. Confira, a seguir.

Benefícios do marketing médico

Em primeiro lugar, é importante entender quais são os principais benefícios de se investir em marketing médico. Assim, você fica por dentro dos motivos que fazem com que este investimento seja, de fato, indispensável para o seu sucesso profissional. Veja abaixo:

  1. Atração e fidelização de pacientes;
  2. Geração de novas consultas;
  3. Aumento da visibilidade e credibilidade do consultório;
  4. Possibilidade de ser uma referência na área de especialização.

Quais são as principais estratégias usadas no marketing médico?

O marketing médico é composto por diversas estratégias. Cada uma delas possui uma finalidade, que deve ser avaliada separadamente. Entretanto, antes de iniciar a sua presença digital, é importante conhecer o seu público e fazer o mapeamento da sua persona (sendo essa a primeira estratégia de marketing a ser realizada).

Afinal, somente após conhecer o seu público é que será possível entender como se posicionar nas redes sociais. Além disso, esse tipo de planejamento ajuda a definir as redes a serem utilizadas.

Confira, a seguir, quais são as principais estratégias que englobam o marketing médico.

Site médico

Esta é a primeira estratégia a ser seguida pelo médico que almeja ter visibilidade na internet. Um site médico bem estruturado, com conteúdo relevante e design que respeite a experiência do usuário online. Essa é a receita para um verdadeiro cartão de visitas virtual. Com uma página bem elaborada em mãos, é possível direcionar todas as outras estratégias de marketing médico para ele.

Além disso, também é importante fornecer gatilhos mentais e CTAs (calls to action) para direcionar o usuário para uma ação no site, como agendar uma consulta. Outro ponto importante é que a página se adapte a todos os dispositivos. Se julgar necessário, conte com um profissional da área para te ajudar no desenvolvimento do seu site médico.

Blog

Assim como o site, o blog também é uma estratégia essencial para médicos que buscam relevância digital. Será por meio dele que você irá lançar conteúdos relevantes e frequentes, que contenham dicas, curiosidades e informações sobre a sua área de atuação.

Com o blog, você também pode utilizar técnicas de marketing de conteúdo e SEO para garantir que o seu conteúdo seja ranqueado no Google. Claro: isso aumentará suas chances de ser encontrado nas pesquisas orgânicas do buscador.

Para adotar essa estratégia, lembre-se de incluir o blog em seu site ou, se preferir, em outra plataforma independente. Reserve um tempo na sua agenda para definir as pautas e criar os conteúdos.

Se, porventura, você não tiver prática com a criação de conteúdos otimizados para os motores de busca, recomendamos que você faça cursos para compreender mais a respeito. Caso não tenha tempo (o que é comum no dia a dia do profissional de saúde), contrate uma empresa especializada em marketing de conteúdo para a área da saúde.

O iMedicina será uma excelente opção para a criação da sua estratégia de marketing médico. Clique aqui e conheça os nossos serviços.

Redes sociais

Estar nas redes sociais também é uma estratégia muito importante e que deve ser avaliada pelos médicos. Para isso, crie seu perfil profissional nas redes sociais. Informe seu nome conforme sua preferência, foto profissional e breve descrição sobre o seu trabalho. Alimente suas redes com conteúdos que respondam as principais dúvidas dos seus pacientes.

Nessa estratégia, é necessário que você defina qual será a frequência de postagens, além de estabelecer os melhores horários para publicação (de acordo com o engajamento do público). Mais do que isso, acompanhe os resultados e métricas para entender quais ações estão dando retorno.

Não se esqueça que o perfil é de cunho profissional e que isso faz com que sua postura precise ser diferenciada. Nada de compartilhar conteúdos polêmicos, ok? Isso dividiria a opinião dos seus seguidores e certamente não lhe favorecerá.

Google e Facebook Ads

As campanhas do Google e Facebook Ads são grandes aliadas para o aumento do fluxo de pessoas em seu site. Elas também contribuem para o reconhecimento de marca.

No Google, você terá a opção de aparecer nas primeiras páginas de busca por meio dos anúncios na Rede de Pesquisa. Já no Facebook, os anúncios aparecem como publicação sugerida para aqueles que fazem parte da segmentação fornecida nas configurações da campanha. Ou seja, nos anúncios do Facebook (incluímos o Instagram também), você tem a chance de fazer com que os usuários conheçam a sua marca.

Os anúncios do Google e do Facebook demandam o investimento de algum valor, que será revertido em anúncios de acordo com as estratégias traçadas. Não se esqueça de criar um público condizente com a sua persona. Além disso, é importante mensurar os resultados diariamente para entender se o investimento está valendo a pena ou não.

Qual é o investimento estimado para a realização do marketing médico?

Agora você já sabe que investir em marketing médico é realmente importante para seu sucesso profissional. Mas… Qual é o custo de todas as estratégias? A resposta para essa pergunta é: depende. Para estimar um investimento mensal com marketing, é preciso considerar algumas questões, como: vou fazer por conta própria? Irei contratar uma empresa especializada para me ajudar? Qual será a frequência das estratégias?

De todo modo, separamos alguns custos estimados de cada uma das estratégias listadas acima, para que você possa se basear. Confira:

  • Site: a criação de um site custa, em média, de R$ 1.500,00 a R$ 5.000,00, levando em consideração a estruturação, conteúdo e design. Todavia, esse valor costuma ser único (salvo exceções quando o mesmo precisa de atualizações);
  • Blog: uma vez que você tenha o site e blog estruturados, você precisará se preocupar com a definição de pauta, criação de conteúdo e a inserção dos posts na plataforma. Você pode querer se responsabilizar por essa parte, fazendo com que o custo para essa estratégia seja zero (consumindo apenas o seu tempo). Porém, se você desejar contratar uma empresa especializada, o valor médio da criação de um blog post com conteúdo relevante é de R$ 70,00. O que vai definir o seu orçamento final é a frequência de postagens durante o mês.
  • Redes sociais: assim como o blog, as estratégias nas redes sociais também podem ser realizadas por você (desde que se lembre que é necessário portar-se adequadamente diante do seu público). Porém, se desejar contratar uma empresa para o planejamento de posts, criação de conteúdo, criação de artes, inserção dos posts, interação com usuários e mensuração de resultados, estimamos que o seu gasto mensal para este serviço será entre R$ 800,00 a R$ 2.000,00. Esse valor pode variar de acordo com o número de postagens solicitadas.
  • Google e Facebook ADS: as campanhas do Google e Facebook ADS são as que mais irão exigir conhecimento técnico nas plataformas. Você pode fazê-las por conta própria, porém, contratar um time especializado pode ser mais seguro. Quanto mais assertividade nas campanhas, menores as chances dos seus investimentos serem desperdiçados. O custo desse serviço gira em torno de R$ 500,00 a R$ 2.500,00 mensais. Soma-se a isso o valor destinado às campanhas que terão de ser definidas de acordo com seu orçamento e objetivo.

As estratégias de marketing médico precisam ser feitas juntas ou funcionam separadamente?

As estratégias podem funcionar separadamente. Porém, quando feitas em conjunto, elas conseguem entregar um resultado muito maior. Então, se você deseja ter sucesso profissional e visibilidade na internet, nossa recomendação é que você crie uma estratégia que englobe toda a jornada do paciente.

Caso prefira receber o auxílio de uma equipe especializada em marketing médico, não deixe de contatar o iMedicina. Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, deixe nos comentários!

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