Trilha - Fidelização

E-mail marketing para médicos: 5 formas de fidelizar pacientes

O desenvolvimento de estratégias de marketing médico se faz necessário para se diferenciar da concorrência e promover o crescimento da clínica ou consultório médico. Assim, uma das ações mais eficazes é a criação de campanhas de e-mail marketing para médicos.

Você conhece o potencial dessa ferramenta? Entende a importância dela para a fidelização dos seus pacientes? Caso tenha respondido negativamente a pelo menos uma dessas questões, você precisa ler este artigo. A seguir, descubra como o e-mail marketing pode transformar o seu negócio.

Qual a importância do e-mail marketing para médicos?

Provavelmente, ao observar a caixa de entrada do seu serviço de e-mail, você percebe que a maior parte das mensagens recebidas são de ofertas de produtos ou serviços. Porém, não se preocupe, pois essa é uma realidade para todos os usuários de quaisquer ferramentas de e-mail.

Embora seja um recurso que exista desde os primórdios do marketing digital, o e-mail ainda continua sendo responsável por um grande percentual de vendas nas empresas. Por isso, a sua utilização é mantida!

No nosso caso, para os profissionais de saúde, o e-mail marketing é responsável, principalmente, pela fidelização dos pacientes. Isso porque ele é capaz de estabelecer um canal de comunicação com o público, de modo que o médico esteja sempre presente no dia a dia das pessoas.

Ademais, essa ferramenta exerce papel importante no fortalecimento do relacionamento médico-paciente. Isso porque ele fortalece a confiança e, consequentemente, gera a fidelização do paciente com os serviços prestados.

Outrossim, antes do advento da internet e das ferramentas digitais, a qualidade do atendimento era o principal fator responsável pela fidelidade do paciente. Atualmente, mesmo tendo um grande peso nesse processo, surgiram outros fatores que influenciam na tomada de decisão nesse setor.

Um deles é a satisfação com a experiência fornecida pelo consultório. Esse sentimento é impactado por todas as etapas que envolvem a realização de uma consulta. Isso vai desde a pesquisa por um médico na internet, até o pós-atendimento.

Ainda, é justamente nesta última etapa que o e-mail marketing se mostra mais eficiente. Seja para o envio de orientações sobre o tratamento, compartilhamento de conteúdos de interesse ou apenas para enviar felicitações de aniversários ou outras datas comemorativas. 

Descubra como utilizar esta ferramenta a seu favor!

Como utilizar o e-mail marketing para médicos e fidelizar pacientes

Agora que você já entendeu a importância de implementar o e-mail marketing no seu consultório, chegou o momento de conhecer as principais formas de utilizar essa ferramenta para fidelizar o seu público. A seguir, separamos algumas estratégias que contribuem para o alcance desse objetivo.

1 – Envie conteúdos relevantes usando e-mail marketing para médicos

A estratégia de marketing de conteúdo é um dos métodos mais assertivos para médicos que desejam atrair e fidelizar pacientes. Isso porque há uma grande demanda da população por informações relacionadas à saúde.

Desse modo, para construir uma ação eficaz, é imprescindível conhecer o perfil dos pacientes. Assim, ao produzir artigos no seu blog ou postagens para as redes sociais, você terá uma probabilidade maior de alcançar o público desejado.

Porém, talvez você se pergunte: onde o e-mail marketing entra nessa estratégia? A resposta é: na distribuição do conteúdo para a sua base de pacientes. O compartilhamento de informações relevantes é uma das principais utilidades do e-mail marketing para médicos.

Com isso, além de se manter presente na rotina dos pacientes, você passa a ser a principal fonte de informação que eles procuram sobre os assuntos relacionados à sua área de atuação. Assim, você se torna uma autoridade da área. 

2 – Dispare lembretes e confirmações de consultas

Os altos índices de faltas, atrasos e cancelamentos são um dos principais desafios de qualquer administração de clínicas e consultórios. A redução da lucratividade e a imprevisibilidade de caixa são as consequências mais graves trazidas por essas situações.

Contudo, com o envio de lembretes e de confirmações de consultas esse problema pode ser parcialmente resolvido. Para isso, é possível utilizar todos os canais de comunicação possíveis, em especial as mensagens de SMS e o e-mail marketing.

Entretanto, o disparo manual desses avisos demanda algo que os profissionais de saúde não possuem: tempo disponível. Por isso, recomenda-se a automatização dessa tarefa com a implementação de um software médico seguro.

3 – Faça pesquisas de satisfação

Outra forma interessante de utilizar o e-mail marketing para médicos com o objetivo de fidelizar pacientes é com o envio de pesquisas de satisfação. Essa prática já é muito comum em outros setores e tem apresentado ótimos resultados.

Ainda, as pesquisas de satisfação podem ser baseadas em diferentes metodologias, sendo o Net Promoter Score (NPS) a ferramenta mais comum. Nela, a avaliação da qualidade do serviço prestado é obtida com as respostas à seguinte pergunta:

“De 0 a 10, o quanto você indicaria nossa empresa para um amigo ou familiar?”.

Ademais, a pesquisa de satisfação pode ser feita por um formulário impresso ou digital, sendo este último enviado no e-mail. Com a implementação dessa estratégia, você demonstra para o paciente que está determinado a oferecer o melhor atendimento possível.

4 – Divulgue novidades do seu consultório usando o e-mail marketing para médicos

A chegada de um novo equipamento, a oferta de um novo procedimento ou tratamento são algumas das novidades que precisam ser divulgadas para o seu público. Isso deve ser feito em conformidade com as normas do Conselho Federal de Medicina para esse tipo de divulgação.

Além de criar postagens para compartilhar essas informações com seus seguidores das redes sociais, você também deve usar o e-mail marketing para esse fim. Assim, você se mantém presente e qualifica o relacionamento com os pacientes.

5 – Envie felicitações em datas comemorativas

Geralmente, a caixa de entrada do serviço de e-mail dos pacientes recebe diariamente um grande número de mensagens relacionadas a promoções, ofertas e semelhantes. Para se diferenciar da concorrência e encantar o seu público, considere o envio de mensagens personalizadas em datas comemorativas.

Neste sentido, você pode enviar felicitações em datas de aniversários ou em dias festivos, como Natal, Ano Novo e Páscoa. Não se esqueça das datas comemorativas, como o Dia das mães, dos pais ou das crianças. Dependendo do seu público, lembre-se até mesmo das datas de celebrações profissionais, como o Dia do engenheiro, da secretária, entre outros.

Com essa prática, você melhora positivamente a experiência do paciente, fortalece o relacionamento com ele e o fideliza ao consultório. Portanto, considere essa estratégia no seu planejamento e coloque-a em prática.

Enfim, o e-mail marketing é uma ferramenta essencial para os profissionais de saúde que visam não só atrair, mas também fidelizar pacientes. Porém, a forma mais assertiva e ágil de implementar essa estratégia é por meio da automatização oferecida pelos principais softwares médicos do mercado, como o iMedicina.

Então, como você pode perceber, não basta apenas enviar e-mails aleatórios para a sua base de pacientes. Para alcançar resultados satisfatórios, tenha uma boa ferramenta de e-mail marketing para médicos e planeje estrategicamente o disparo dessas mensagens.

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Escrito por
Equipe iMedicina