Tecnologia na saúde: conheça as soluções para você aplicar hoje

clínica médica digital

A rápida evolução tecnológica da Medicina tem provocado grandes mudanças na prestação de serviços médicos. Além de salvar milhares de vidas, a aplicação da tecnologia na saúde traz um novo diferencial competitivo para o médico empreendedor.

Neste artigo, você vai entender um pouco mais sobre a importância de contar com essas ferramentas e também conhecerá as principais soluções que você pode implementar hoje no seu consultório.

Por que aplicar tecnologia na saúde?

A Medicina é um dos segmentos que mais evoluiu nos últimos anos. Temos assistido as constantes inovações nos métodos terapêuticos, medicamentos e nos equipamentos, que otimizam o tratamento de doenças. O resultado disso são os benefícios para a qualidade de vida dos pacientes e maior longevidade.

Além disso, a tecnologia na saúde permite que a gestão das organizações se torne mais eficiente e assertiva. Com isso, tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde são beneficiados pela sua aplicação.

Big Data, inteligência artificial (AI), robótica e Internet das Coisas (IoT) são alguns exemplos de inovações que já fazem parte do dia a dia do setor de saúde. Elas são aplicadas no diagnóstico, no atendimento, tratamento e também na relação entre médico e paciente.

Ainda, a tomografia computadorizada e a ressonância magnética são alguns exemplos de tecnologias que revolucionaram a atuação médica e que, hoje, estão integradas ao cotidiano de profissionais e pacientes.

Ademais, com a implementação de softwares médicos, os consultórios, clínicas médicas e hospitais passam a ter uma gestão mais eficiente, centralizando as informações, facilitando o acesso aos dados, padronizando procedimentos e reduzindo custos.

Outrossim, a aplicação da IoT na Medicina possibilita a adoção de medidas eficazes de prevenção de doenças a partir do uso de dispositivos vestíveis (wearables). Esses equipamentos monitoram os sinais vitais dos pacientes e permitem a identificação antecipada de sintomas.

Enfim, o desenvolvimento de todas essas inovações permite que a atuação médica seja positivamente impactada pela tecnologia na saúde. Assim, o avanço técnico presta uma grande contribuição para a solução de problemas, antes insolúveis, e promove a saúde da população.

Tecnologia na saúde aplicada na atração e fidelização de pacientes

Além de beneficiarem diretamente a atuação médica, essas tecnologias podem ajudar a aumentar a lucratividade do consultório. Isso porque existem sistemas e funcionalidades planejadas para atrair e fidelizar pacientes.

No que diz respeito à captação de um novo público, é possível utilizar o site médico e/ou blog para oferecer conteúdo relevante e, consequentemente, despertar a atenção das pessoas para o seu trabalho. Consequentemente, os profissionais que utilizam a ferramenta estarão mais próximos de se tornar uma referência na sua área de atuação.

Com relação à fidelização, existem várias ferramentas que contribuem para esse fim. Alguns exemplos incluem:

  • SMS para lembretes de consultas;
  • e-mail marketing;
  • agendamento online;
  • pesquisas de satisfação.

Desse modo, você pode contar com as tecnologias aplicadas à saúde para melhorar a experiência do paciente. Com isso, a tendência é de que eles se fidelizem e também indiquem seus serviços para amigos e familiares.

Portanto, como você pode perceber, o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas pode trazer muitas vantagens para o seu consultório. Então, se você está interessado em implementá-las, continue a leitura e conheça mais sobre elas.

Tipos de tecnologias na saúde para consultórios médicos

Nos últimos anos, surgiram diversas soluções tecnológicas na área da saúde que se tornaram essenciais para a rotina médica. A seguir, listamos algumas das inovações mais importantes para quem deseja otimizar a gestão do consultório ou clínica médica, atrair e fidelizar pacientes.

Prontuário eletrônico

Trata-se da versão digital do tradicional prontuário do paciente. Porém, diferente do formato convencional, todos os dados são armazenados eletronicamente. Com isso, reduz-se o risco de perda, extravio, rasura ou a necessidade de espaço físico.

Ainda, o prontuário eletrônico promove grande melhoria na rotina do consultório. Primeiro, porque automatiza diversas tarefas administrativas. Segundo, porque organiza todas as informações do consultório, facilitando o seu acesso e busca.

Ademais, essa ferramenta pode ser integrada à plataforma de telemedicina, ao sistema de agendamento online e à agenda médica. Dessa forma, o atendimento ao paciente se torna mais prático e ágil, economizando o tempo dele e do profissional.

Além disso, o prontuário digital pode ser configurado para o envio automático de mensagens de SMS com lembretes e confirmação da consulta. Assim, a agenda médica estará sempre refletindo a real disponibilidade do profissional.

Agendamento online: Umas das melhores tecnologias na saúde

Este é um dos recursos mais importantes para a gestão da agenda médica. O sistema de agendamento online elimina um problema que traz muitos prejuízos para os profissionais de saúde: a dificuldade na marcação de consultas.

Ainda, com esse sistema, o paciente pode acessar o site médico, verificar a disponibilidade do profissional e selecionar o dia e hora mais adequados. Todo o processo é feito de forma rápida e eficiente, sem intermediários.

Telemedicina

Com os avanços da tecnologia, as plataformas de telemedicina foram aperfeiçoadas, se tornando ferramentas com tecnologia de ponta e extremamente seguras. Dessa forma, o paciente pode receber a assistência médica de qualquer lugar com acesso à internet.

Por isso, a telemedicina é reconhecida por democratizar o acesso à saúde, pois não há mais a necessidade de deslocamento por parte dos pacientes com mobilidade reduzida ou que residem em áreas remotas.

Ademais, em tempos de pandemia da Covid-19, dispor de uma ferramenta de telemedicina foi determinante para a manutenção das consultas médicas e também da lucratividade do consultório.

Redes sociais

Apenas as principais redes sociais do mundo, Facebook e Instagram, contam com mais de 1 bilhão de usuários registrados. Por isso, elas são consideradas os melhores canais para se comunicar com o público e para divulgar produtos e serviços.

Embora não seja uma tecnologia desenvolvida exclusivamente para o setor de saúde, essas plataformas são de uso imprescindível para os profissionais da área. O grande alcance desses canais aumenta a visibilidade do consultório, atraindo mais pacientes.

E-mail marketing

O e-mail marketing é outro recurso que não é específico do setor e que nem é uma novidade. Apesar de existir há muitos anos, o e-mail passou a ser cada vez mais utilizado por grandes empresas em função do seu poder de conversão.

Além disso, é um canal que pode ser facilmente implementado no consultório, principalmente se você contar com um software médico que ofereça tal funcionalidade. Ademais, o e-mail marketing pode ser usado para diferentes fins, desde a educação dos pacientes até o envio de felicitações em datas comemorativas.

Pesquisas de satisfação

Outra tecnologia muito presente nas comunicações das grandes empresas. As pesquisas de satisfação permitem que você conheça a forma como o paciente avalia o seu trabalho. Além disso, a ferramenta possibilita descobrir os pontos fortes e fracos do atendimento.

Ademais, com a pesquisa de satisfação, é possível classificar um determinado público como promotor, detrator ou neutro. Assim, você passa a ter a exata noção do que precisa ser melhorado e do quanto os pacientes estão satisfeitos com o seu trabalho.

Prescrição digital: bom exemplo de aplicação da tecnologia na saúde

Por último, e não menos importante, temos a prescrição digital. Essa é uma das aplicações da tecnologia na saúde que mais trouxe resultados positivos para a gestão de consultórios médicos. Com ela, os medicamentos, exames e tratamentos podem ser prescritos de forma ágil.

Dessa forma, o paciente pode receber as receitas médicas no seu e-mail ou WhatsApp, sem a necessidade de se deslocar até o consultório para buscar o documento e sem precisar imprimi-lo. 

Portanto, com a leitura deste artigo, você conheceu a importância de contar com soluções tecnológicas no seu consultório e também descobriu algumas das aplicações da tecnologia na saúde, indispensáveis para sua atuação médica.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue navegando pelo blog iMedicina!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: