Tecnologia na saúde: conheça as soluções para você aplicar hoje

clínica médica digital

A rápida evolução tecnológica da Medicina tem provocado grandes mudanças na prestação de serviços médicos. Além de salvar milhares de vidas, a aplicação da tecnologia na saúde traz um novo diferencial competitivo para o médico empreendedor.

Neste artigo, você vai entender um pouco mais sobre a importância de contar com essas ferramentas e também conhecerá as principais soluções que você pode implementar hoje no seu consultório.

Por que aplicar tecnologia na saúde?

A Medicina é um dos segmentos que mais evoluiu nos últimos anos. Temos assistido as constantes inovações nos métodos terapêuticos, medicamentos e nos equipamentos, que otimizam o tratamento de doenças. O resultado disso são os benefícios para a qualidade de vida dos pacientes e maior longevidade.

Além disso, a tecnologia na saúde permite que a gestão das organizações se torne mais eficiente e assertiva. Com isso, tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde são beneficiados pela sua aplicação.

Big Data, inteligência artificial (AI), robótica e Internet das Coisas (IoT) são alguns exemplos de inovações que já fazem parte do dia a dia do setor de saúde. Elas são aplicadas no diagnóstico, no atendimento, tratamento e também na relação entre médico e paciente.

Ainda, a tomografia computadorizada e a ressonância magnética são alguns exemplos de tecnologias que revolucionaram a atuação médica e que, hoje, estão integradas ao cotidiano de profissionais e pacientes.

Ademais, com a implementação de softwares médicos, os consultórios, clínicas médicas e hospitais passam a ter uma gestão mais eficiente, centralizando as informações, facilitando o acesso aos dados, padronizando procedimentos e reduzindo custos.

Outrossim, a aplicação da IoT na Medicina possibilita a adoção de medidas eficazes de prevenção de doenças a partir do uso de dispositivos vestíveis (wearables). Esses equipamentos monitoram os sinais vitais dos pacientes e permitem a identificação antecipada de sintomas.

Enfim, o desenvolvimento de todas essas inovações permite que a atuação médica seja positivamente impactada pela tecnologia na saúde. Assim, o avanço técnico presta uma grande contribuição para a solução de problemas, antes insolúveis, e promove a saúde da população.

Tecnologia na saúde aplicada na atração e fidelização de pacientes

Além de beneficiarem diretamente a atuação médica, essas tecnologias podem ajudar a aumentar a lucratividade do consultório. Isso porque existem sistemas e funcionalidades planejadas para atrair e fidelizar pacientes.

No que diz respeito à captação de um novo público, é possível utilizar o site médico e/ou blog para oferecer conteúdo relevante e, consequentemente, despertar a atenção das pessoas para o seu trabalho. Consequentemente, os profissionais que utilizam a ferramenta estarão mais próximos de se tornar uma referência na sua área de atuação.

Com relação à fidelização, existem várias ferramentas que contribuem para esse fim. Alguns exemplos incluem:

  • SMS para lembretes de consultas;
  • e-mail marketing;
  • agendamento online;
  • pesquisas de satisfação.

Desse modo, você pode contar com as tecnologias aplicadas à saúde para melhorar a experiência do paciente. Com isso, a tendência é de que eles se fidelizem e também indiquem seus serviços para amigos e familiares.

Portanto, como você pode perceber, o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas pode trazer muitas vantagens para o seu consultório. Então, se você está interessado em implementá-las, continue a leitura e conheça mais sobre elas.

Tipos de tecnologias na saúde para consultórios médicos

Nos últimos anos, surgiram diversas soluções tecnológicas na área da saúde que se tornaram essenciais para a rotina médica. A seguir, listamos algumas das inovações mais importantes para quem deseja otimizar a gestão do consultório ou clínica médica, atrair e fidelizar pacientes.

Prontuário eletrônico

Trata-se da versão digital do tradicional prontuário do paciente. Porém, diferente do formato convencional, todos os dados são armazenados eletronicamente. Com isso, reduz-se o risco de perda, extravio, rasura ou a necessidade de espaço físico.

Ainda, o prontuário eletrônico promove grande melhoria na rotina do consultório. Primeiro, porque automatiza diversas tarefas administrativas. Segundo, porque organiza todas as informações do consultório, facilitando o seu acesso e busca.

Prontuário Eletrônico Gratuito

Ademais, essa ferramenta pode ser integrada à plataforma de telemedicina, ao sistema de agendamento online e à agenda médica. Dessa forma, o atendimento ao paciente se torna mais prático e ágil, economizando o tempo dele e do profissional.

Além disso, o prontuário digital pode ser configurado para o envio automático de mensagens de SMS com lembretes e confirmação da consulta. Assim, a agenda médica estará sempre refletindo a real disponibilidade do profissional.

Agendamento online: Umas das melhores tecnologias na saúde

Este é um dos recursos mais importantes para a gestão da agenda médica. O sistema de agendamento online elimina um problema que traz muitos prejuízos para os profissionais de saúde: a dificuldade na marcação de consultas.

Ainda, com esse sistema, o paciente pode acessar o site médico, verificar a disponibilidade do profissional e selecionar o dia e hora mais adequados. Todo o processo é feito de forma rápida e eficiente, sem intermediários.

Telemedicina

Com os avanços da tecnologia, as plataformas de telemedicina foram aperfeiçoadas, se tornando ferramentas com tecnologia de ponta e extremamente seguras. Dessa forma, o paciente pode receber a assistência médica de qualquer lugar com acesso à internet.

Por isso, a telemedicina é reconhecida por democratizar o acesso à saúde, pois não há mais a necessidade de deslocamento por parte dos pacientes com mobilidade reduzida ou que residem em áreas remotas.

Ademais, em tempos de pandemia da Covid-19, dispor de uma ferramenta de telemedicina foi determinante para a manutenção das consultas médicas e também da lucratividade do consultório.

Redes sociais

Apenas as principais redes sociais do mundo, Facebook e Instagram, contam com mais de 1 bilhão de usuários registrados. Por isso, elas são consideradas os melhores canais para se comunicar com o público e para divulgar produtos e serviços.

Embora não seja uma tecnologia desenvolvida exclusivamente para o setor de saúde, essas plataformas são de uso imprescindível para os profissionais da área. O grande alcance desses canais aumenta a visibilidade do consultório, atraindo mais pacientes.

E-mail marketing

O e-mail marketing é outro recurso que não é específico do setor e que nem é uma novidade. Apesar de existir há muitos anos, o e-mail passou a ser cada vez mais utilizado por grandes empresas em função do seu poder de conversão.

Além disso, é um canal que pode ser facilmente implementado no consultório, principalmente se você contar com um software médico que ofereça tal funcionalidade. Ademais, o e-mail marketing pode ser usado para diferentes fins, desde a educação dos pacientes até o envio de felicitações em datas comemorativas.

Pesquisas de satisfação

Outra tecnologia muito presente nas comunicações das grandes empresas. As pesquisas de satisfação permitem que você conheça a forma como o paciente avalia o seu trabalho. Além disso, a ferramenta possibilita descobrir os pontos fortes e fracos do atendimento.

Ademais, com a pesquisa de satisfação, é possível classificar um determinado público como promotor, detrator ou neutro. Assim, você passa a ter a exata noção do que precisa ser melhorado e do quanto os pacientes estão satisfeitos com o seu trabalho.

Prescrição digital: bom exemplo de aplicação da tecnologia na saúde

Por último, e não menos importante, temos a prescrição digital. Essa é uma das aplicações da tecnologia na saúde que mais trouxe resultados positivos para a gestão de consultórios médicos. Com ela, os medicamentos, exames e tratamentos podem ser prescritos de forma ágil.

Dessa forma, o paciente pode receber as receitas médicas no seu e-mail ou WhatsApp, sem a necessidade de se deslocar até o consultório para buscar o documento e sem precisar imprimi-lo. 

Portanto, com a leitura deste artigo, você conheceu a importância de contar com soluções tecnológicas no seu consultório e também descobriu algumas das aplicações da tecnologia na saúde, indispensáveis para sua atuação médica.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue navegando pelo blog iMedicina!

metodologia imedicina

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: