Odontologia em foco: quais áreas devo me especializar para melhorar meu negócio?

odontologia

Odontologia em foco: Quais áreas devo me especializar para melhorar o meu negócio?

Graduação concluída, é hora de decidir em qual área, ou quais áreas, se especializar para construir uma carreira. Nestas horas, muitos profissionais ficam em dúvida preocupando-se com quais especialidades serão mais procuradas em sua clínica odontológica.

Como o leque de possibilidades é grande, elencamos aqui as principais áreas em que um dentista pode se especializar para atender as demandas de sua clientela. Veja:

15 especialidades para oferecer na clínica odontológica

• Clínica geral
Base de qualquer clínica odontológica, os profissionais clínicos são responsáveis por restaurar e extrair dentes bem como por implantar alguns tipos de próteses;

• Dentística
Partindo um pouco mais para o lado estético, os dentistas especializados nesta área atuam na restauração e restabelecimento dos dentes. Também cuidam do clareamento e de algumas correções dentárias;

• Endodontia
Especialidade que trata diretamente dos problemas ligados à raiz dos dentes, cuida também das alterações na polpa;

• Estomatologia
Dentistas que cuidam do diagnóstico e do tratamento de algumas doenças da boca;

• Implantodontia
Especialidade disponível em clínicas odontológicas responsável por fazer cirurgias e realizar implantes dentários;

• Odontogeriatria
Área odontológica voltada à saúde, cuidado e trato bucal dos idosos;

• Odontologia em saúde coletiva
Profissionais especializados em atuar em grupos como cooperativas, planos de saúde ou até mesmo programas sociais e de cunho voluntário;

• Odontologia legal
Atuação voltada à identificação de cadáveres através da arcada dentária, colabora com órgãos da justiça ao fazer perícias e emitir laudos;

• Odontopediatria
Especialidade odontológica voltada ao tratamento e acompanhamento da saúde bucal das crianças;

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

• Ortodontia
Profissionais que atuam na alteração da posição dos dentes com o uso de aparelhos, melhorando a mordedura e a estética dentária. É uma das especialidades que não podem faltar em uma clínica odontológica;

• Patologia bucal
Trabalha na realização de exames laboratoriais que permitem a identificação das doenças bucais;

• Periodontia
Especialidade que cuida dos ossos e das gengivas através de cirurgias, raspagens e muitos outros procedimentos comuns à área;

• Prótese dentária
Confecção e implante de próteses que permitam o restabelecimento da mastigação e da mordedura, garantindo maior qualidade de vida;

• Radiologia
Profissionais que utilizam do raio-x para diagnosticar possíveis problemas bucais e maxilares; e

• Traumatologia
Especialidade que encontra e colabora com o trato de traumatismos, possíveis anomalias e demais lesões sofridas na boca.

Especialidades mais bem pagas da odontologia

O mercado de trabalho do profissional formado em odontologia é bastante amplo e tem muito espaço atualmente. As pessoas querem ter um sorriso mais bonito e mais saudável e é justamente isso que garante o sucesso da área.

É claro que algumas especialidades garantem maior lucratividade para o dentista. Por exemplo, as áreas de endodontia, implantodontia e ortodontia que são áreas específicas que prendem o paciente por mais tempo dentro da clínica odontológica pagando, muitas vezes, mensalidade para dar continuidade ao tratamento.

Entretanto, para quem quer ter sucesso, o ideal mesmo é procurar a especialidade que mais gosta e que tenha facilidade. Ser o melhor profissional em uma área é o caminho certo para construir um bom renome nesta profissão.

Como em qualquer profissão, o estudo constante leva ao aperfeiçoamento e não estamos falando só de conhecimento na especialidade escolhida não! Estamos falando de conhecimento estratégico em gestão e marketing. 

Sim! O seu consultório de odontologia também é um empreendimento e precisa ser visto como tal. Por isso, é importante que você esteja preparado e munido de recursos tecnológicos que facilitem a gestão do seu consultório e centralizem em um só lugar todas as ações que você precisa executar para divulgar seu consultório na web.

 No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!

Gostou das informações disponibilizadas neste artigo? Aproveite para ler mais em nosso blog!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

  • 1) Atração de pacientes
  • 2) Atendimento com Eficiência e Tecnologia
  • 3) Relacionamento e fidelização

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.