Como gerir as demandas do consultório à distância?

consultório

Nos últimos meses fomos pegos de surpresa por uma pandemia jamais esperada em todo o mundo.

De um dia para o outro, os consultórios e clínicas precisaram se adaptar e transferir alguns processos para o digital. O que antes era possível fazer em uma conversa com a secretária e colegas de trabalho, passou a ser feito depois de várias trocas de mensagens e muitos ajustes para se adequar.

Mas, com toda a tecnologia em saúde e recursos disponíveis, nós sabemos que isso não precisa ser tão difícil. Gerir as demandas do consultório à distância pode ser feito de uma forma leve e descomplicada.

Além do mais, as tecnologias podem ser utilizadas também na organização e agilidade no dia a dia da clínica, mesmo quando o pós-pandemia chegar.

Os famosos e práticos softwares médicos são ideais para essa tarefa. Com o uso de apenas uma ferramenta é possível administrar toda a clínica de onde você estiver.

Por meio do computador, tablet ou até mesmo celular, é possível não só realizar a marcação das consultas como reorganizar a vida administrativa e a área financeira, a fim de alcançar maior eficiência e qualidade no atendimento.

Que tal aproveitar o momento para investir em um software médico?  Veja alguns dos benefícios que ele pode oferecer, principalmente à distância.

Software médico para gerir o consultório à distância?

Exatamente! Em situações como essa da pandemia, ou até mesmo em casos de viagens, administração de múltiplos consultórios e clínicas ou locais de trabalho, é possível gerir todos os dados e informações através do uso de softwares médicos.

Quando esses sistemas são armazenados em nuvem, é possível acessá-los de qualquer lugar. As informações ficam salvas nos servidores online, acessíveis por login e senha, de qualquer computador com internet.

Por isso, se você está fora do consultório e precisa acompanhar o andamento da rotina mesmo assim, essa é a melhor solução. Entenda:

Agenda médica

Nós sabemos que administrar bem uma agenda é primordial para a organização do consultório ou clínica. É com base nela que toda a dinâmica dos atendimentos será controlada.

Por isso, poder contar com uma agenda médica online é fundamental na gestão de fluxo de pacientes, segurança e centralização de informações.

Se a sua clínica possui várias especialidades e profissionais, fique tranquilo! É possível gerenciar mais de uma agenda pelo sistema, podendo ser visualizada de forma individual ou conjunta, em modelo multiagendas.

Outra facilidade é a possibilidade do próprio paciente agendar a consulta pelo sistema, sem precisar da intermediação de uma secretária, por exemplo.

A agenda online funciona de acordo com os turnos de trabalho do profissional de saúde.  E, para reduzir o número de cancelamentos, o sistema pode encaminhar mensagens automáticas de lembretes de agendamentos. Tudo de forma automatizada e sem precisar da presença física do profissional ou secretária.

Se a sua secretária faltar sem aviso prévio, por exemplo, você consegue acompanhar os compromissos de casa e não corre o risco de atrasar uma consulta ou furar com o paciente.

Prontuário

Com os atendimentos virtuais sendo feito de qualquer lugar, nem sempre é possível estar com o prontuário médico em mãos ou consultá-lo frente a uma emergência do paciente.

Um prontuário eletrônico te dá acesso facilmente aos dados de atendimento, arquivos anexados e todas as informações importantes do histórico médico, mesmo que você não esteja dentro do consultório.

Isso dá independência ao profissional para realizar atendimentos onde quer que esteja, sem precisar se preocupar com a segurança das informações da consulta.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Telemedicina par ao consultório

A conquista da telemedicina foi um ganho para os médicos nesse momento. Poder continuar com o atendimento humanizado e manter todo o relacionamento com pacientes foi um passo muito importante para se adequar à vida digital que estamos vivendo.

O que não pode ser deixado de lado é o profissionalismo. Investir em um sistema especializado em telemedicina garante segurança e confiabilidade para o paciente.

Ao utilizar uma plataforma confiável, você contará com a segurança e acessibilidade que os softwares médicos possuem, evitando o vazamento de dados sensíveis.

Além disso, tem a garantia de que apenas pessoas com permissão tenham acesso às salas de atendimento. No iMedicina, o acesso à sala é autorizado pelo médico, com controle e token. Ainda, é registrado o IP de acesso e navegadores para monitoramento de acessos indevidos.

Assim, você pode realizar sua consulta de qualquer lugar com tranquilidade, oferecendo todas as vantagens da telemedicina para seu paciente.

Administração do consultório

Uma boa gestão financeira também é essencial para o sucesso da clínica ou consultório. Mesmo à distância, é importante acompanhar todas as receitas e despesas realizadas na semana.

Um software médico online poderá auxiliar no controle dos lançamentos e do fluxo de caixa para dar mais previsibilidade e não haver surpresas na sua ausência.

E sabe qual é a boa noticia? Você não precisa ser um expert em gestão para administrar o seu negócio. O software médico foi pensado de uma forma didática, com fácil visualização e extração simplificada de relatórios.

Aliás, falando em relatórios, um bom software permite ainda que você tenha acesso a relatórios e gráficos sobre seus pacientes, além de emitir relatórios de períodos de tempo específicos, com os critérios desejados, de forma a extrair as informações necessárias no momento que precisar.

Assim fica fácil acompanhar o crescimento do consultório, não é mesmo?

Marketing

Na era da tecnologia, quando tudo pode ser feito pelo celular, ter presença digital é cada vez mais necessário. Ser reconhecido e encontrado no Google é primordial para atrair pacientes o tempo todo.

Você deve estar pensando: então, além de um software, eu preciso de uma equipe de marketing para conseguir controlar meu crescimento à distância?

Não! Acredite, um bom sistema médico oferece esse recurso também. A plataforma do iMedicina conta com espaço dedicado ao marketing médico.

A questão é que as estratégias de marketing não funcionam só durante o expediente do consultório. Por isso, é necessário que você tenha acompanhamento em tempo real dos resultados das técnicas utilizadas.

Com uma metodologia validada por centenas de profissionais da saúde e boas estratégias de marketing digital é possível aumentar a sua visibilidade, facilitando que mais pacientes cheguem até o seu consultório.

A equipe do iMedicina oferece ainda o serviço de configuração da sua conta Google Meu Negócio, onde seu consultório ou clínica é colocado no radar do Google com endereço e contatos necessários para que um paciente chegue até você.

Para um relacionamento mais direto, é possível criar modelos personalizados de emails para serem encaminhados aos pacientes, com apresentação dos novos serviços, dicas de saúde, felicitações, entre outros.

E se o seu medo é a segurança dos dados do profissional e paciente, pode ficar tranquilo! Os softwares médicos contam com protocolos de segurança avançados, com armazenamento das informações na nuvem, salvamento automático para evitar perda de dados, servidores confiáveis e outros protocolos de segurança do sistema.

Quer saber mais sobre gestão do consultório? Leia este artigo: Como O Método IMedicina Pode Otimizar A Gestão Do Seu Consultório.

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: