Como o método iMedicina pode otimizar a gestão do seu consultório

método iMedicina

A gestão do consultório é um assunto que tem sido bastante discutido entre médicos empreendedores, principalmente aqueles que ainda estão começando na carreira.

As questões relativas ao crescimento do empreendimento exigem tempo, atenção e cuidado. No entanto, sabemos que a prática da medicina, que também exige tanto do médico, acaba por colocar a gestão em segundo plano.

Para auxiliar o médico empreendedor, o iMedicina desenvolveu o método iMedicina que, além de atrair e fidelizar pacientes, ainda otimiza todo o processo. Ou seja, é uma solução completa.

Esse método traz estratégias, que se estendem ao longo da jornada do paciente. Ainda, é baseado em três pilares mais importantes para o sucesso de consultórios ou clínicas: atração, atendimento e fidelização

Neste post, descubra mais sobre essas etapas e como o iMedicina atua para assegurar sucesso em cada uma delas, garantindo otimização na gestão do consultório ou clínica. Acompanhe!

Método iMedicina x gestão do consultório

Conduzir estratégias de marketing médico para aproximar o relacionamento, atender bem, atrair e fidelizar o paciente é, sem dúvida, uma tarefa que demanda muito da equipe do consultório.

Por isso, é importante contar com a ajuda de empresas que além de orientar a técnica, ainda automatiza os processos para facilitar a gestão e o acompanhamento dos resultados.

O método iMedicina é simples de ser implementado e já trouxe sucesso para centenas de consultórios pelo Brasil.

O motivo é óbvio: a empresa, que é líder em relacionamento com o paciente, entende que é preciso aliar boas estratégias a ferramentas que possibilitem aos consultórios colocar tudo em prática, sem afogar a equipe administrativa.

Entenda melhor como o método facilita a sua gestão, impactando os pacientes em toda as fases da jornada.

Fase de Atenção

Hoje, ter presença digital é indispensável para toda clínica ou consultório. É nesse ambiente que estão os futuros pacientes. Entretanto, mais do que apenas ter uma conta em redes sociais, é preciso criar uma estratégia bem definida. Tudo pensado com o objetivo de chamar a atenção dessas pessoas sem ser invasivo.

Uma boa forma de ter sucesso nessa etapa é promover educçãos e conscientização online sobre o papel da sua especialidade médica na promoção de uma vida saudável.

Essa estratégia pode ser abordada por meio de conteúdos com dicas, curiosidades, informações rápidas, vídeos etc. Assim, o médico já começa a trabalhar sua conexão com o paciente, gerando atenção por meio de materiais relevantes.

Com o uso do método iMedicina, o médico não precisa se preocupar em criar esses conteúdos do zero. É disponibilizado um banco de dados com dezenas de conteúdos, de diversas especialidades, licenciados para o uso do profissional da saúde, com acesso direto pelo próprio sistema de prontuário eletrônico.

Se ele preferir, ainda, é possível aplicar sua identidade visual para deixar o conteúdo ainda mais personalizado ou realizar alterações no texto. 

Em um único dia, o médico pode escolher até seis meses de conteúdo para ser utilizado em suas redes sociais, e deixar que o sistema faça as postagens automaticamente.

Assimilação – fase 2 da jornada

Após ter sucesso na primeira etapa e chamar a atenção, é momento do médico focar em mostrar que é especialista. Logo, é hora de provar que domina muito bem a área em que atua.

Para tanto, comece a reforçar seu nome para o futuro paciente, estreitando sua relação com ele. Afinal, ninguém quer se consultar com um profissional que não seja referência na área, não é mesmo?

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Para mostrar que o médico é referência no assunto, a melhor estratégia a ser adotada é apresentar conteúdos úteis e, sobretudo, mais aprofundados sobre a área em que atua. Essa estratégia ajuda a reforçar toda a autoridade do profissional. Além disso, ela dá mais confiança para o futuro paciente.  

Para auxiliar nessa etapa, o iMedicina conta com uma equipe de profissionais de comunicação que são especialistas em produzir conteúdos médicos focados em pacientes. Esses textos apresentam uma linguagem mais acessível, mas com um conteúdo relevante e assertivo.

Com essa parceria, o médico tem acesso a conteúdos mais aprofundados relacionados a sua área de atuação. Assim, ele poderá compartilhar um material de qualidade, que auxiliará no entendimento do futuro paciente sobre a importância que as visitas ao médico tem para se manter uma boa saúde.

Fase de Arguição

Agora é o momento de tirar as possíveis dúvidas sobre o atendimento, bem como demonstrar a experiência profissional. Essa é a fase em que o paciente está buscando por informações profissionais e, não mais, sobre a doença.

Para que se tenha uma melhor experiência, a solução mais recomendada é a construção de um site. Nele, o futuro paciente vai encontrar todas as informações pertinentes sobre o profissional, por exemplo, formação, área de atuação, as principais doenças tratadas, depoimentos que reforcem a autoridade, endereços e link para agendar uma consulta.

Esses e outros dados são importantes para construir uma relação de confiança com o futuro paciente. Então, para auxiliar nessa etapa e levar o paciente a marcar uma consulta, o iMedicina conta com uma equipe de designers e redatores altamente qualificada. 

Trata-se de profissionais especialistas no desenvolvimento de sites que contam histórias, apresentando os principais problemas, suas soluções e a história do profissional de saúde. Além disso, as páginas vêm como uma fonte segura para tirar todas as dúvidas dos pacientes sobre a área de atuação do médico.

O iMedicina é líder em construir presença digital para consultórios, clínicas e profissionais de saúde autônomos. Já foram gerados mais de 2000 sites médicos que, sobretudo, auxiliaram na escolha de vários pacientes na tomada de decisão para a marcação de consultas e procedimentos. 

Ação: fase 4

Após ter o contato com todo o material que o médico disponibilizou nas redes sociais e se conscientizar que precisa agendar uma consulta, é hora de oferecer uma solução para o paciente. O ideal é que ela seja prática e simples, garantindo a marcação por parte dele.

Para tanto, o iMedicina oferece um sistema de agendamento que funciona 24 horas por dia e é integrado ao sistema de gestão e prontuário. O paciente pode preencher o formulário de contato no site ou, se preferir, ligar para o consultório ou clínica com apenas um clique. 

Com essa solução, o profissional de saúde não corre o risco de perder nenhum paciente por conta de congestionamento de linhas. Assim, ele garante um atendimento de excelência para todos os futuros pacientes que foram atraídos pelos conteúdos postados nas redes sociais. 

Método iMedicina na fase de apologia

Aqui, a pessoa já foi educada pelas postagens nas redes sociais e encontrou toda facilidade para agendar a consulta. É chegado o grande momento de realizar o atendimento médico e fidelizar o mais novo paciente ao consultório ou clínica.

Nessa hora, é muito importante que o profissional de saúde se preocupe em oferecer uma experiência fora da curva ao paciente. Investir esforço nessa etapa é fundamental para conseguir que ele continue voltando a procurar atendimento e, em especial, se torne promovedor de seu consultório ou clínica.

Com o iMedicina, o profissional de saúde consegue oferecer aos seus pacientes uma série de experiências pós-consulta, que auxiliam na transformação desse momento em algo nunca visto e experimentado pelo paciente.

Além disso, é possível programar envios de conteúdos relevantes e mensagens em datas importantes, reforçando o nome do profissional de saúde. Esse contato pós-consulta mantém o paciente sempre por perto, consolidando ainda mais a relação.

Ainda, é possível automatizar lembretes de consultas futuras. Assim, não há o risco de perder algum paciente por conta de esquecimentos que acabam acontecendo na correria do dia a dia.

Como se viu, a gestão do consultório fica muito mais simples quando a atração, fidelização e relacionamento com o paciente fluem com facilidade.

Todos os passos citados no método iMedicina ajudam os médicos a se tornarem referências para seus pacientes. Além, é claro, de proporcionar uma experiência bem positiva, ao ponto de transformar os novos pacientes em verdadeiros promotores dos serviços prestados. 

Fale com um consultor e leve seu consultório para outro nível agora mesmo!

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  • 1) Atração de pacientes
  • 2) Atendimento com Eficiência e Tecnologia
  • 3) Relacionamento e fidelização

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