Hoje em dia estar atento para as mudanças no comportamento dos consumidores é fundamental para desenvolver estratégias de sucesso para o seu negócio. Na área da medicina, o marketing de conteúdo tem se tornado cada vez mais uma excelente forma relacionamento com o pacientes, sendo uma das estratégias mais adotadas no atual momento para o marketing médico.
Utilizar o conteúdo da maneira correta é uma ótima oportunidade para os profissionais atrair e fidelizar mais pacientes para o seu consultório. Vamos ver nesse artigo qual a importância dessa estratégia e como realizá-la.
Para que possamos desenvolver o nosso estudo, vamos entender o que é Marketing de Conteúdo e fluxo de nutrição.
Marketing de conteúdo na área médica é uma estratégia que visa atração e relacionamento com o paciente por meio da criação e disponibilização de conteúdos relevantes para o seu público-alvo, sem promover expressamente o seu nome ou o seu consultório.
Esses conteúdos podem ser distribuidos em diversos canais como seu blog, redes sociais, e-mail e etc. Quando o paciente busca por aquilo que você oferece e encontra um conteúdo interessante, explicativo e fácil de entender, automaticamente ele começa a te perceber como autoridade naquela área.
Assim, toda vez que ele precisar encontrar alguma informação sobre esse determinado assunto, vai lembrar que você é uma fonte confiável. Esse relacionamento que começa a se formar, pode se fortalecer até que a pessoa se torne um paciente constante.
O fluxo de nutrição é uma das estratégias utilizadas dentro do marketing de conteúdo para construir e manter um relacionamento com o paciente.
Consiste em uma sequência de conteúdos relacionados, disparados por e-mail marketing, que visam esclarecer uma dúvida, informar sobre um tema específico, contar uma novidade ou simplesmente manter o contato para ser lembrado.
Um fluxo de nutrição ajuda a aproximar o seu relacionamento com o paciente, ao utilizar conteúdos que se conectem emocionalmente com ele.
Disponibilizar o conteúdo adequado, no momento certo, é capaz de estabelecer uma relação de confiança, pois imprime a ideia de cuidado e consideração com o problema que ele está vivenciando.
Um paciente que acaba de descobrir a Diabetes, por exemplo, vai querer saber mais sobre a doença, formas de tratamento, dicas e outras questões associadas.
É claro que os e-mails não substituem a conversa presencial e a consulta. No entanto, enviar uma série de conteúdos interessantes sobre o assunto, demostra como você se preocupa em mantê-lo bem informado.
Os melhores softwares médicos do mercado oferecem a ferramenta de automação de e-mails, em que você cadastra os conteúdos e os gatilhos, e o sistema dispara automaticamente, de acordo com o intervalo de tempo determinado.
Vamos ver algumas vantagens de utilizar a nutrição de conteúdo automatizada no seu consultório ou clínica:
Com um processo automatizado não é preciso ficar na frente do computador elaborando todo o sequenciamento. Você poderá dedicar mais tempo ao atendimento dos seus pacientes sem se preocupar com o envio dos conteúdos.
Segmentar é separar os conteúdos de acordo com temas específicos. Dessa forma, você pode segmentar uma régua de comunicação para doenças mais tratadas, procedimentos mais realizados, dicas de saúde e bem-estar, etc.
O importante é alinhar as necessidades do paciente com o tema determinado para gerar valor de verdade.
A nutrição tem como um dos pontos fortes estabelecer uma melhor comunicação com os seus pacientes e isso é um passo à frente para fidelizá-lo.
O paciente que se sente acolhido e bem cuidado, tem mais chances de agendar a consulta, marcar aquele procedimento e indicar o consultório para os conhecidos.
Agora que você conseguiu compreender a importância do fluxo de nutrição, vamos ver como criá-lo.
Todo trabalho precisa de um objetivo, e para o caso da nutrição de conteúdo não é diferente.
Não existe uma regra específica. Os objetivos devem ser pensados conforme a ação que você quer que o paciente tome. Portanto, você pode incentivá-lo a agendar um procedimento, fazer um pós-consulta atencioso, informar sobre campanhas de saúde (como vacina da gripe, liberada pelo governo todo ano), etc.
2. Escolha do gatilho
Saber escolher quais serão as ações que dão início para o desenvolvimento dessa sequência facilitará o envio de conteúdos para as pessoas.
O gatilho pode ser por exemplo cirurgia bariátrica. Assim, quando o seu paciente for apto ao procedimento e você entender que essa é a melhor abordagem de tratamento, pode enviar uma sequência de e-mails com dicas, cuidados preparatórios e informações que o tranquilizem para a cirurgia.
3. Determine uma segmentação
Segmentar os conteúdos, como mencionado acima é essencial para enviar a informação certa para o paciente correto. Só assim as informações terão valor para quem as recebe.
4. Elabora um calendário editorial
É importante definir qual será a periodicidade adotada para o envio dos conteúdos. Tome cuidado com os extremos, pois ficar sem enviar conteúdos pode cair no esquecimento. Por outro lado, ficar enviando conteúdos em um intervalo de tempo curto, pode incomodar a pessoa.
O processo de nutrição de conteúdo pode ser mais eficiente e mais simples quando é feito através de um software médico que consiga automatizar os e-mails.
Uma vez que os disparos são cadastrados, basta adicionar a #tag gatilho no perfil do paciente e o sistema fará o seu trabalho, sem que você precise redigir e enviar um por um.
Com o uso de um software médico seguro é possível agendar os disparos de e-mails, conteúdos personalizados, informações para os seus pacientes, e muito mais. O tempo que será economizado poderá ser utilizado para outras atividades relacionadas ao seu trabalho.
Deixar de acompanhar as mudanças que acontecem no meio digital poderá ser prejudicial para o seu consultório. Faça uma pesquisa e identifique o melhor software médico para atender as características e necessidades do seu negócio.
Quer saber mais sobre esse e outros assuntos importantes para o seu consultório? Continue navegando pelo blog.
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