Instagram para médicos: 6 dicas para ter sucesso com o seu perfil

Instagram para médicos

O Instagram para médicos é uma das formas de manter a proximidade com o paciente, transmitindo informações relevantes, além de divulgar o serviço e fortalecer o nome do consultório no ambiente digital.

No entanto, superar os desafios e conseguir atrair o público com conteúdos interessantes, exige o uso de estratégias certeiras —é preciso ter técnica, conhecer bem o seu público-alvo e o funcionamento da plataforma.

Se você deseja divulgar o seu trabalho de uma forma estratégica e inteligente para se manter conectado ao paciente, o Instagram pode ser uma ferramenta incrível. Continue lendo e confira neste post 6 dicas para ter um perfil de sucesso!

A importância do Instagram para médicos

Para iniciar uma clínica ou consultório, é necessário investir nos equipamentos, estrutura e capacitação para oferecer soluções de primeira qualidade. A partir disso, a criação de estratégias de marketing médico para divulgar os serviços é indispensável.

É nesse momento que as redes sociais contribuem de forma significativa, especialmente o Instagram. Com milhões de usuários, é o ambiente ideal para proporcionar visibilidade ao nome do profissional e da clínica, atraindo o público-alvo em busca de atendimento especializado sem comercializar a prática da medicina.

Motivos que prejudicam as estratégias no Instagram para médicos

A falta de planejamento e direcionamento das ações no Instagram causa erros que em vez de contribuir, acabam prejudicando o resultado do profissional. São atitudes que comprometem o engajamento, por isso, precisam ser evitadas.

Veja melhor quais são!

Falta de constância nas postagens em Instagram para médicos

Deixar de publicar conteúdos com uma periodicidade bem definida é um dos motivos que mais prejudicam as estratégias no Instagram. Por ser um ambiente com muitas informações, a ausência de publicações dá ao perfil um caráter de menor importância diante dos demais.

Isso acontece porque o algoritmo da rede, que decide quem vê o quê e quando, entende que quem publica mais vezes deve ter maior alcance.

Conteúdo sem relevância para o público-alvo

Se você deseja atrair o seu público e estabelecer uma boa conexão, publique conteúdos que sejam importantes para ele. Produzir informações que façam pouco sentido para o leitor, rapidamente faz com que ele deixe de se interessar no que você tem a dizer.

Mas cuidado! Fugir dos temas relacionados à sua atuação também pode ser bastante perigoso e acabar atraindo o público errado.

Focar em seguidor em vez de atrair pacientes

Ter seguidores é importante, mas precisam ser pessoas em busca de informações sérias, sobretudo, na área da saúde. Não adianta ter um número grande de pessoas no perfil sem que sejam potenciais pacientes.

Todo o empenho e dedicação aos conteúdos serão destinados a pessoas que não estão de fato, precisando do que sua empresa oferece. É melhor ter o perfil com um número reduzido de seguidores, mas formado em maioria, por potenciais pacientes.

Um exemplo disso é o perfil de um ginecologista que tem homens em maior quantidade na sua audiência. Se o conteúdo for muito bom, certamente haverá homens que se interessam por ele, no entanto, o foco é impactar mulheres, que em breve poderão agendar um atendimento.

6 dicas para acertar na estratégia do Instagram

Para acertar nas postagens do Instagram e fazer da rede um ambiente de visibilidade para conteúdos importantes, você precisa adotar algumas ações que favoreçam o uso de um perfil para a sua empresa.

1. Investir em artes personalizadas

Muitas imagens falam mais do que palavras, por isso, investir na personalização das imagens que você posta no Instagram pode chamar a atenção e atrair o público que você deseja.

Há pessoas que compreendem melhor com a memória visual, o que favorece o uso de artes voltadas para a saúde, direcionando a pessoa a tomar alguma ação que esteja conectada à sua prestação de serviços.

Ao ver uma imagem de um procedimento, por exemplo, pode ser que o seguidor se lembre de algo que está precisando ou que é momento de procurar um especialista. A comunicação visual pode ser instantânea e bastante produtiva.

2. Seguir normas do Conselho

O Conselho de Medicina é autoridade maior quando o assunto são as condutas e procedimentos médicos. Portanto, ao fazer uma postagem tenha o cuidado de estar de acordo com as normas e regras impostas pelo órgão.

O CFM reprime diversas condutas para publicidade online, principalmente aquelas que sensacionalizam a saúde, garantem resultados e autopromovem o profissional.

3. Criar conteúdos que interessam ao público-alvo

A importância e relevância que um conteúdo tem para as pessoas podem ser determinadas pelo interesse que ela demonstra sobre um assunto. Veja outros perfis, faça pesquisas para descobrir sobre as preferências e interesses do seu público-alvo.

Produzir um conteúdo é fácil, mas construir algo que seja mesmo interessante e desperte o desejo de dar um passo adiante é um grande desafio. Com uma competitividade avassaladora no Instagram, seus diferenciais devem focar a qualidade e profundidade textual.

4. Em um Instagram para médicos, humanize postagens que falam sobre doenças graves

Ao gerar conteúdos no Instagram, sobretudo, sobre doenças complexas e graves, pense que do outro lado, seu leitor pode estar vivenciado um momento delicado. Algumas pessoas são mais sensíveis do que as outras, longo, é importante equilibrar o tom para não soar desumano.

A empatia é um dos principais diferenciais de quem trabalha na área da saúde, na atualidade. Se colocar no lugar do outro, amenizar a dor por meio das palavras é uma estratégia que pode aproximar e fidelizar ainda mais o público que você deseja como cliente.

5. Interagir, na medida do possível

Dependendo da frequência das postagens, número de seguidores e pacientes, dificilmente você conseguirá responder a todos os comentários, mas a interação é uma forma direta e rápida de se comunicar com seu público e, inclusive, coletar feedbacks importantes.

Tenha o cuidado de sempre finalizar uma questão ou um debate para que seus interlocutores saibam que são importantes e que você se interessa por suas dúvidas e considerações.

6. Ter frequência de postagens

Use o perfil do Instagram com sabedoria, ou seja, o suficiente para manter seus clientes antenados, mas nunca em excesso a ponto de o público deixar de segui-lo. À medida que for realizando publicações diversas, é possível identificar quais são os tipos de conteúdo preferidos.

Isso não quer dizer que você deve postar as mesmas coisas semanalmente, mas diversificar os conteúdos para sempre manter o público bem informado. Seja regular nas publicações e atento às reações — o modo como as pessoas reagem mostram se você e seus conteúdos estão no caminho certo. 

 Quer saber mais sobre o assunto Baixe o Guia definitivo de Redes Sociais para clínicas e consultórios e saiba como ter autoridade nas mídias digitais!

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