Nos últimos 3 e-mails, falei sobre como aumentar sua demanda influenciando as 3 primeiras etapas do processo de jornada do paciente, que são: chamada de atenção de novos pacientes, assimilação e arguição. Aqui estão os conteúdos anteriores:
Hoje, quero te mostrar como você pode aumentar a sua demanda influenciando apenas a quarta etapa: a de ação.
Vamos para nossa história novamente: o paciente teve sua atenção chamada pelas suas publicações e se interessou pelo que você tem a dizer.
Depois, clicou nas suas publicações e começou a consumir conteúdos do interesse dele no seu blog, nos seus canais de vídeo ou em suas postagens mais aprofundadas sobre o assunto.
Ele aprofundou e tirou as dúvidas no seu blog e também no seu site, sobre os seus serviços. Agora, não existem mais dúvidas e ele está pronto para agendar uma consulta, na sua especialidade.
Temos duas coisas extremamente importantes que vão influenciar o paciente na escolha final de quem será o prestador escolhido:
Imagine que péssimo seria se o seguinte acontecesse:
Suponhamos que esse paciente tenha um sintoma gastrointestinal qualquer. Você chamou atenção para isso e o paciente aprofundou nos estudos. Entendeu que precisa ser avaliado e de alguns exames. Está morrendo de medo de ter uma doença inflamatória intestinal, pelo que leu. Viu seu site e tirou todas as dúvidas. Está pronto para agendar uma consulta.
No entanto, ele resolveu não fazer isso naquele momento, por qualquer motivo. E saiu do seu site. Pode ser que ele não tinha a carteirinha do convênio ou não podia falar no telefone naquele momento. Pode ser que ele estava com pressa e resolveu deixar para depois.
Fato é que, quando ele resolver voltar para o assunto, é bem improvável que ele lembre exatamente qual é o seu site. Pode até ser que não lembre seu nome. Ou, em alguns casos, pode até ser que ele lembre, mas quer ver as opções.
Ele provavelmente vai entrar no Google e fazer uma busca transacional, com termos como “gastroenterologista em SP” ou “gastroenterologista pela unimed”. São buscas que, pela característica dos termos, são feitas quando o paciente tem intenção de agendamento.
Nesse momento, alguns outros médicos estão com anúncios ativos no Google e vão estar nas primeiras posições. Experimente fazer um teste de entrar no Google, agora, e digitar algo como “a sua especialidade + particular”.
Veja que, provavelmente, aparecerão alguns resultados, nas primeiras posições, com a identificação de “anúncios”. São pessoas que estão pagando para aparecer ali.
Se não aparecer nada, você tem uma oportunidade: pouca concorrência digital na sua região e especialidade.
Voltando ao assunto…
Nesse momento de pesquisa, o paciente terá contato com outros profissionais. Seria muito ruim se ele entendesse tudo sobre os sintomas no seu site e acabasse agendando com outros profissionais, seja porque não te encontrou de novo, seja porque não teve confiança em você.
Para resolver o primeiro problema (encontrabilidade), sou taxativo:
Mais de 50% dos pacientes não agenda diretamente do site do profissional. O fluxo é quebrado mesmo, na maior parte das vezes: ele entra no site, blog, busca informações, vai no Google novamente e acaba achando novamente o site daquele médico, na busca transacional, e ali ele tem mais uma confirmação de que está no caminho certo.
Portanto, estar no topo do Google é obrigação, para não educar pacientes e entregá-los aos seus concorrentes.
Esse é um artigo completinho, com 13 estratégias práticas para seu consultório. Se tiver com pressa, vai direto para a estratégia #2, que explica isso em detalhes.
Agora… vamos para o segundo ponto: confiança.
A melhor forma que o ser humano tem para confiar em determinado serviço ou pessoa é quando temos muitas PROVAS SOCIAIS que confirmam que aquele serviço é bom e presta.
É por isso que o iMedicina usa cases de sucesso:
Estamos te mostrando que outras pessoas confiam em nossa empresa e que somos confiáveis. É por isso que abrimos nossos números (hoje, enquanto conversamos, temos 2.000 médicos utilizando nossos serviços).
Veja esse exemplo aqui: o site do Clínicas Digitais. Veja como uso depoimentos de leitores sobre o livro para te ajudar a formar uma opinião.
No seu caso, você pode começar a coletar depoimentos de seus pacientes, especialmente daqueles que amam seus serviços.
Algumas plataformas são ótimas para isso: avaliações em redes sociais, no Google Meu Negócio, em catálogos médicos (Doctoralia, por exemplo). Os pacientes vão checar sua “nota” antes de agendar.
Digite meu nome no Google, por exemplo, e suponha que você seja um paciente… você confiaria ou não se encontrasse os seguintes resultados:
Viu que a prova social ajuda a reforçar sua imagem e dar a confiança que falta para o paciente?
Em nossa experiência, um dos principais fatores que acabam impedindo o agendamento de consultas é justamente a prova social.
Aqui está um processo simples, que pode te ajudar a conseguir mais avaliações, de forma muito rápida, com o iMedicina:
Você verá sua reputação aumentar drasticamente com essa estratégia, em pouquíssimos dias.
Bem… Além disso, é óbvio que você precisa garantir um bom atendimento telefônico para agendamento de consultas, agendamento online e algumas outras ferramentas são muito úteis para garantir que o paciente de fato vai lembrar da consulta e chegar até o seu consultório:
Tudo isso pode ajudar o paciente a consolidar a imagem de que seu consultório está preparado para recebê-lo e para atendê-lo bem, com eficiência.
Aqui estão alguns conteúdos que vão te ajudar a entender melhor como influenciar mais essa etapa da decisão de seus pacientes:
No próximo artigo da série, vou falar sobre como influenciar a fase de APOLOGIA.
O iMedicina é um software que te ajuda a automatizar todo esse fluxo, da jornada do paciente. Se quiser conhecer melhor como fazemos isso, veja esse link aqui!
Aceite os cookies para prosseguir
Saiba mais
Leave a Comment