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Jornada do Paciente: Fase #3 – Arguição

Nos últimos artigos da série Jornada do Paciente, falei sobre como aumentar sua demanda influenciando a primeira e a segunda etapa do processo, que são: chamada de atenção de novos pacientes e assimilação.

Aqui estão os conteúdos anteriores:

  1. Estratégias para aumentar a chamada de atenção na fase #1
  2. Estratégias para facilitar a assimilação na fase #2

Hoje, quero mostrar como você pode aumentar a sua demanda influenciando apenas a terceira etapa: a de arguição.

A chegada na etapa de Arguição

Então, voltemos para nossa jornada… O paciente teve sua atenção chamada pelas suas publicações e se interessou pelo que você tem a dizer.

Depois, clicou nas suas publicações e começou a consumir conteúdos do interesse dele no seu blog, nos seus canais de vídeo ou em suas postagens mais aprofundadas sobre o assunto.

Ele foi e voltou diversas vezes ao seu site, curtiu diversas publicações de suas redes sociais e está muito interessado no que você tem a dizer, até o dia em que ele começa a ter dúvidas sobre os assuntos que você trata ou sobre os seus serviços.

Não perca o paciente que chegou até aqui

Se um paciente lê algo em seu site e não encontra, o caminho óbvio é estender a busca para outros sites. Ele vai para o Google e certamente vai encontrar, em outro lugar, uma resposta para a dúvida.

Isso não significa que você perdeu esse paciente. Mas significa que você está dando uma oportunidade para outros serviços conquistarem esse paciente, da mesma forma que você tentou fazer.

Lição 1: a produção contínua de conteúdos é importante

A primeira lição que tiramos disso é que não existe fim na estratégia de produção de conteúdo: Todos os dias, novos tratamentos aparecem na sua especialidade. Todos os dias, novos medicamentos são criados, novas técnicas desenvolvidas. E os pacientes terão dúvidas sobre aqueles temas.

Logo, o ideal é que a produção de conteúdo útil seja um processo contínuo no seu consultório.

Isso pode ser terceirizado, sem problema algum. Nós, do iMedicina, fazemos isso, por exemplo. Se quiser conversar com um consultor para que ele te explique como funciona, basta clicar aqui.

Lição 2: esclarecer TODAS as dúvidas do paciente

A segunda lição que tiramos é que não podemos deixar os pacientes com dúvidas. A famosa “estratégia” do “esconder o pulo do gato” não funciona mais em tempos de Google.

Essa “estratégia” costuma funcionar assim: “Eu vou te contar tudo sobre o tratamento do diabetes… Agende uma consulta que vou te falar tudo sobre isso!”

No mundo digital, como te disse, o oposto é o melhor: dê mais informações para os pacientes. Em alto volume e respondendo várias dúvidas.

Estou falando de conteúdos densos, sem esconder nada. Com isso, mais tempo ele passa em seu site e em contato com sua marca. E assim, maior a probabilidade dele lembrar seu nome e te ter como referência na sua especialidade.

Lição 3: utilizar os canais corretos

A terceira lição que tiramos disso é que precisamos oferecer respostas para as dúvidas mais frequentes dos pacientes. A minha sugestão é essa:

  • Se a dúvida é sobre questões relacionadas a um tratamento, a uma doença, a uma técnica, e a qualquer outra coisa que não seja sobre AGENDAMENTO DE CONSULTA, o lugar para você responder isso é no seu BLOG. Quer compartilhar nas redes sociais esses conteúdos? Ótimo! Mas ele deve estar no Blog.
  • Se a dúvida é sobre questões relacionadas a como agendar uma consulta ou sobre qualquer assunto relacionado ao seu atendimento, o lugar é no seu SITE. Aliás, é justamente para isso que ele existe.

No Blog, as dúvidas são praticamente infinitas. Faça uma lista dos problemas que você atende no seu consultório.

Depois, faça uma lista de todas as perguntas que você já recebeu de um paciente.

Depois, faça uma lista de tudo o que você acha importante explicar para um paciente, sobre esses assuntos. Pronto… você terá conteúdo para anos, só nessas listinhas.

As principais informações que devem estar no site médico

Então vamos lá, às principais dúvidas que você deve tirar no seu site:

  1. Quem é você
  2. Qual sua formação
  3. Porque você fazer o que faz
  4. Quais problemas você atende
  5. Quais procedimentos você faz
  6. Quais pacientes devem agendar com você
  7. Como é o seu atendimento
  8. Quais as opções para agendar uma consulta
  9. Quais convênios você atende ou se é só particular
  10. Onde você atende

Essas são perguntas básicas, para todas as especialidades. Isso tudo deve estar na primeira página do seu site, contando uma história. Obviamente, alguns casos são diferentes e vão precisar responder perguntas diferentes, mas são exceções.

Aqui você encontra 10 exemplos de sites seguindo mais ou menos essa lógica.

Se o paciente encontra o que precisa, está a um passo de agendar com você. E não queremos impedir que ele o faça, concorda? 

Facilite a chegada do paciente até seu consultório

Olha que situação ruim: suponhamos que esse paciente ficou 5 horas navegando no seu site, em um sábado. Se interessou e está decidido a agendar com você. Mas viu que só consegue agendar por telefone, em horário comercial.

Pronto: você vai perder esse paciente, pois ele não vai lembrar de ligar, não vai lembrar que precisa, vai perder o calor do momento (ok, pode ser que ele não perca, mas alguns perderão).

Para isso, agendamento online é extremamente importante para médicos que operam com digital. Basta dizer que uma semana tem 168h, das quais apenas 23% são horas comerciais.

Veja esse artigo aqui: o agendamento online e a potencialização do marketing do consultório.

Se o paciente liga para agendar uma consulta e ainda tem dúvidas sobre o seu atendimento, essas perguntas devem ser anotadas para serem incluídas em seu site, em algum momento.

Aqui estão alguns conteúdos que vão te ajudar a entender melhor como influenciar mais essa etapa da decisão de seus pacientes:

  1. Guia de agendamento online para consultórios médicos
  2. Guia para criar o site médico perfeito
  3. Como otimizar seu site para conseguir mais agendamentos

O iMedicina é um software que te ajuda a automatizar todo o fluxo da jornada do paciente e oferece soluções como prontuário eletrônico e agendamento online. Se quiser entender melhor como fazemos isso, veja esse link aqui.

No próximo artigo da série Jornada do Paciente, vou te falar sobre influenciar a fase de AÇÃO.

Enquanto isso, teste o iMedicina gratuitamente!

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Escrito por
Equipe iMedicina