Nos últimos artigos da série Jornada do Paciente, falei sobre como aumentar sua demanda influenciando a primeira e a segunda etapa do processo, que são: chamada de atenção de novos pacientes e assimilação.
Aqui estão os conteúdos anteriores:
Hoje, quero mostrar como você pode aumentar a sua demanda influenciando apenas a terceira etapa: a de arguição.
Então, voltemos para nossa jornada… O paciente teve sua atenção chamada pelas suas publicações e se interessou pelo que você tem a dizer.
Depois, clicou nas suas publicações e começou a consumir conteúdos do interesse dele no seu blog, nos seus canais de vídeo ou em suas postagens mais aprofundadas sobre o assunto.
Ele foi e voltou diversas vezes ao seu site, curtiu diversas publicações de suas redes sociais e está muito interessado no que você tem a dizer, até o dia em que ele começa a ter dúvidas sobre os assuntos que você trata ou sobre os seus serviços.
Se um paciente lê algo em seu site e não encontra, o caminho óbvio é estender a busca para outros sites. Ele vai para o Google e certamente vai encontrar, em outro lugar, uma resposta para a dúvida.
Isso não significa que você perdeu esse paciente. Mas significa que você está dando uma oportunidade para outros serviços conquistarem esse paciente, da mesma forma que você tentou fazer.
A primeira lição que tiramos disso é que não existe fim na estratégia de produção de conteúdo: Todos os dias, novos tratamentos aparecem na sua especialidade. Todos os dias, novos medicamentos são criados, novas técnicas desenvolvidas. E os pacientes terão dúvidas sobre aqueles temas.
Logo, o ideal é que a produção de conteúdo útil seja um processo contínuo no seu consultório.
Isso pode ser terceirizado, sem problema algum. Nós, do iMedicina, fazemos isso, por exemplo. Se quiser conversar com um consultor para que ele te explique como funciona, basta clicar aqui.
A segunda lição que tiramos é que não podemos deixar os pacientes com dúvidas. A famosa “estratégia” do “esconder o pulo do gato” não funciona mais em tempos de Google.
Essa “estratégia” costuma funcionar assim: “Eu vou te contar tudo sobre o tratamento do diabetes… Agende uma consulta que vou te falar tudo sobre isso!”
No mundo digital, como te disse, o oposto é o melhor: dê mais informações para os pacientes. Em alto volume e respondendo várias dúvidas.
Estou falando de conteúdos densos, sem esconder nada. Com isso, mais tempo ele passa em seu site e em contato com sua marca. E assim, maior a probabilidade dele lembrar seu nome e te ter como referência na sua especialidade.
A terceira lição que tiramos disso é que precisamos oferecer respostas para as dúvidas mais frequentes dos pacientes. A minha sugestão é essa:
No Blog, as dúvidas são praticamente infinitas. Faça uma lista dos problemas que você atende no seu consultório.
Depois, faça uma lista de todas as perguntas que você já recebeu de um paciente.
Depois, faça uma lista de tudo o que você acha importante explicar para um paciente, sobre esses assuntos. Pronto… você terá conteúdo para anos, só nessas listinhas.
Então vamos lá, às principais dúvidas que você deve tirar no seu site:
Essas são perguntas básicas, para todas as especialidades. Isso tudo deve estar na primeira página do seu site, contando uma história. Obviamente, alguns casos são diferentes e vão precisar responder perguntas diferentes, mas são exceções.
Aqui você encontra 10 exemplos de sites seguindo mais ou menos essa lógica.
Se o paciente encontra o que precisa, está a um passo de agendar com você. E não queremos impedir que ele o faça, concorda?
Olha que situação ruim: suponhamos que esse paciente ficou 5 horas navegando no seu site, em um sábado. Se interessou e está decidido a agendar com você. Mas viu que só consegue agendar por telefone, em horário comercial.
Pronto: você vai perder esse paciente, pois ele não vai lembrar de ligar, não vai lembrar que precisa, vai perder o calor do momento (ok, pode ser que ele não perca, mas alguns perderão).
Para isso, agendamento online é extremamente importante para médicos que operam com digital. Basta dizer que uma semana tem 168h, das quais apenas 23% são horas comerciais.
Veja esse artigo aqui: o agendamento online e a potencialização do marketing do consultório.
Se o paciente liga para agendar uma consulta e ainda tem dúvidas sobre o seu atendimento, essas perguntas devem ser anotadas para serem incluídas em seu site, em algum momento.
Aqui estão alguns conteúdos que vão te ajudar a entender melhor como influenciar mais essa etapa da decisão de seus pacientes:
O iMedicina é um software que te ajuda a automatizar todo o fluxo da jornada do paciente e oferece soluções como prontuário eletrônico e agendamento online. Se quiser entender melhor como fazemos isso, veja esse link aqui.
No próximo artigo da série Jornada do Paciente, vou te falar sobre influenciar a fase de AÇÃO.
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