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Como aumentar o número de visitas no site de clínicas sem gastar com anúncios

A entrada dos profissionais de saúde no ambiente digital sempre traz muitas dúvidas sobre como trazer mais visibilidade para os seus canais de comunicação. Uma das principais estratégias para alcançar esse objetivo é aumentar o número de visitas no site de clínicas e consultórios.

Porém, como fazer isso sem gastar com anúncios? Qual a importância em ter um número maior de pessoas acessando o seu site? Se você não sabe a resposta para essas perguntas, a leitura deste artigo é obrigatória. 

O que é SEO?

Trata-se de uma das principais estratégias do marketing digital para quem deseja aumentar sua visibilidade, ganhar autoridade no seu setor e ampliar as chances de converter visitantes em pacientes.

Ainda, a sigla SEO abrevia o termo inglês “Search Engine Optimization” que, em tradução livre, significa “otimização para os mecanismos de buscas”. Ou seja, a estratégia consiste em melhorar a avaliação dos buscadores, como o Google, em relação a determinado site.

Por definição, SEO é um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web com o objetivo de melhorar o posicionamento desses endereços eletrônicos nos resultados das pesquisas dos mecanismos de busca.

Diariamente, as pessoas realizam milhares de pesquisas no Google sobre os temas mais variados. As informações relativas à saúde estão no topo dos assuntos mais pesquisados. Dessa forma, há uma grande concorrência no segmento para que o conteúdo publicado por algum profissional fique entre as primeiras páginas de resultados.

Além disso, em cada busca realizada, o Google posiciona cada site, blog ou página na web de acordo com a qualidade da resposta que eles oferecem para o usuário, a facilidade de leitura, o número de visitas que o link já recebeu, entre outros itens.

Ademais, SEO é uma estratégia focada em tráfego orgânico, ou seja, busca atrair usuários por meio da oferta de conteúdos e pelas pesquisas nos buscadores, sem a compra de anúncios ou de links patrocinados.

Dessa forma, cada pesquisa representa uma excelente oportunidade para atrair um usuário para o site da clínica ou consultório e, consequentemente, convertê-lo em paciente. Quer saber como o SEO contribui para aumentar o número de visitantes? Então, vamos lá.

Qual a importância do SEO para aumentar as visitas no site de clínicas e consultórios?

As técnicas de SEO não são uma fórmula mágica que, ao implementá-las, o seu site médico ocupará a primeira página do Google. Embora preste uma grande contribuição para o alcance este objetivo, a qualidade e relevância do conteúdo exerce maior influência no resultado.

Dessa forma, ao elaborar um bom conteúdo, o SEO tem o papel de provar aos buscadores que a sua página oferece a melhor resposta e que merece constar nas primeiras posições dos resultados das pesquisas.

Ainda, a estratégia de Search Engine Optimization conta utiliza-se de técnicas baseadas em itens considerados pelos algoritmos dos buscadores no momento da qualificação das páginas, chamados de fatores de rankeamento. Existem mais de 200 desses fatores e são classificados da seguinte forma:

  • on page: são atributos presentes no próprio site, tais como, conteúdo, imagens, título, meta descrição, URL, heading tags e rich snippets. Esses fatores permitem que o Google entenda o que a sua página está dizendo e se ela oferece uma boa experiência para o visitante;
  • off page: são elementos que estão fora do seu site e dizem respeito a autoridade dele em relação aos usuários e outras páginas da web, como, por exemplo, menções ao seu nome ou do consultório, buscas diretas, quantidade, contexto e diversidade de links do seu site em páginas de terceiros (backlinks).

Neste sentido, ao preencher os requisitos do Google, que é o principal mecanismo de busca, com as técnicas de SEO, você melhora o seu posicionamento, ganha visibilidade e tem maiores chances de ser encontrado pelos usuários.

Como um visitante do site de clínicas e consultórios se torna um paciente?

Ao buscar por temas relacionados à saúde, as pessoas esperam encontrar respostas para seus sintomas, entender mais sobre uma doença e/ou conhecer as etapas e o funcionamento de determinado tratamento.

Quando o site da clínica ou consultório oferece a informação que ele procura, você passa a ser uma referência para o usuário, que tende a estabelecer uma relação de confiança com a sua marca.

Com isso, ele tende a lembrar do seu nome quando necessitar buscar um diagnóstico, tirar dúvidas sobre um sintoma ou precisar iniciar um tratamento.

Porém, as estratégias de marketing médico baseadas em SEO e produção de conteúdo produzem resultados satisfatórios apenas em longo prazo. Entretanto, trata-se de um método consistente e duradouro que pode trazer retorno durante muitos anos.

Dicas de como aumentar o número de visitas no seu site

Agora que você já sabe o que é SEO e entendeu a importância de implementar essas técnicas no site de clínicas e consultórios, está na hora de colocar a “mão na massa”. A seguir, listamos algumas ações que trarão maior visibilidade para sua página e, consequentemente, maior número de visitantes.

Distribuição de conteúdo relevante para o seu público

O primeiro passo para iniciar uma estratégia de SEO e atrair visitantes de forma orgânica é produzindo conteúdos informativos. Porém, eles devem ser relevantes e atrativos para o seu público.

Por isso, você precisa conhecer o perfil dos seus pacientes e descobrir quais assuntos são mais pertinentes para eles. Com isso, o seu site irá atrair o tráfego ideal de usuários, aumentando o potencial de conversão.

Uso adequado de palavras-chave

As palavras-chave são os principais termos utilizados pelo usuário ao pesquisar nos buscadores e que ativam a exibição das páginas indexadas por eles. Para que o seu site apareça nas páginas de resultados do seu público, você precisa entender quais palavras são mais utilizadas por eles no momento da pesquisa.

Assim, o uso adequado das palavras-chave é fundamental para uma estratégia de SEO e de marketing de conteúdo. Porém, você não precisa repetir o mesmo termo várias vezes no seu conteúdo. A inteligência artificial do Google é capaz de identificar sinônimos.

Diversificação de mídias na distribuição de conteúdos pelo site de clínicas e consultórios

Uma boa estratégia de marketing de conteúdo é aquela que se utiliza de todos os formatos de mídia para se comunicar com o seu público. Então, ao planejar suas ações, considere a produção de artigos, vídeos, animações e imagens, e a distribuição no site, blog, redes sociais, etc.

Link Building

Os links são responsáveis por conectar uma página a outra, otimizando e aumentando o tempo de navegação do usuário na internet. Os algoritmos dos buscadores vasculham todas essas conexões a fim de entender a autoridade e relevância de uma página.

Assim, link building é a construção de uma rede de links que direcionam o usuário para o seu site (backlinks), de modo que fortaleçam sua autoridade e aumentem sua presença digital. Para o Google, quanto maior o número de backlinks, mais relevante é a página.

Porém, esses links precisam ser de qualidade, ou seja, links de origem confiável e inseridos em sites com autoridade de domínio. Quando os backlinks são de páginas consideradas duvidosas pelo buscador, o seu site pode ser punido.

Então, como você pode perceber, existem inúmeras possibilidades de atrair e fidelizar pacientes com o marketing médico. Portanto, se você deseja aumentar o número de visitantes para o seu site, comece a aplicar as técnicas de SEO.

Enfim, dar mais visibilidade para o site de clínicas e consultórios é uma tarefa que demanda tempo. No entanto, as estratégias de SEO e de marketing de conteúdo são sólidas e, além de trazerem mais relevância e autoridade para você, aumentam sua lucratividade.

Ainda, somente aumentar as vistas do site da clínica não garante resultados. É importante que o site seja desenvolvido com foco em conversão para que os usuários de fato queiram agendar a consulta.

Quer saber como ter um site médico relevante? Acesse gratuitamente o Guia Para Criar o Site Médico Perfeito.

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Escrito por
Pedro Anjos