Laudo a distância e os benefícios da telemedicina

A telemedicina é uma vertente que visa à oferta de serviços e cuidados à saúde mesmo quando o profissional médico e o paciente estão em locais distintos. Pois é, o que antes parecia surreal é, nos dias de hoje, uma das principais inovações do segmento médico.

Atualmente, três são os “carros chefes” da telemedicina. São eles:

  • a assistência médica a distância;
  • o treinamento/capacitação de profissionais;
  • emissão/análise de laudos a distância.

Neste artigo, você saberá um pouco mais sobre os benefícios da telemedicina para médicos e pacientes, com destaque para a frente dos laudos a distância.

Aplicação do laudo à distância e seus benefícios na telemedicina

O laudo, documento que transcreve com formalidade médica o resultado de exames (como é o caso de eletrocardiogramas, ultrassonografias, mamografias e outros), traz as informações de maior importância para análise da condição de saúde e para o diagnóstico do paciente.

Com a telemedicina, surgiram os laudos à distância, que são gerados por equipamentos específicos. Basicamente, eles consistem em arquivos digitais que podem conter gráficos, imagens, raios-X ou até mesmo informações por escrito.

O principal benefício do laudo a distância é permitir a geração de diagnósticos, atestados médicos (em casos de medicina ocupacional em que o indivíduo fica inapto para trabalhar por determinado período).

Telemedicina: demais benefícios

Apesar do destaque para os laudos a distância, é claro que esta não é a única razão pela qual a telemedicina vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e no resto do mundo.

Outros benefícios da telemedicina que também merecem atenção especial são os seguintes:

1. Monitoramento de pacientes à distância

Com a telemedicina, alguns pacientes podem passar por análise de saúde sem a necessidade de deslocamento.

2. Custos mais baixos

A emissão de laudos médicos e monitoramento de pacientes à distância, assim como a própria redução no deslocamento destes fez com que a telemedicina tenha barateado (e muito) a realização de serviços médicos. Isso reflete, inclusive, em medicina de qualidade para todos.

3. Acesso rápido a médicos especialistas

O que é uma vantagem, principalmente em casos de emergências e/ou acidentes. Neste sentido, para além dos laudos à distância, a telemedicina também vem sendo utilizada para:

  • Discussão médica de casos clínicos, principalmente quando estes estão atrelados a raras doenças ou condições de saúde;
  • Realização de procedimentos médicos especializados a distância, como é o caso de cirurgias robóticas;
  • Assistência para mulheres grávidas, mães de primeira viagem, pacientes de terceira idade ou indivíduos com doenças crônicas;
  • Discussão entre o médico e paciente sobre informações referentes a exames de imagens ou laboratoriais;
  • Troca e consulta de informações entre diferentes clínicas, hospitais e demais instituições de saúde.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os laudos à distância e os benefícios que a telemedicina traz tanto para os profissionais de saúde, como também para os seus pacientes, não hesite em se aprofundar mais no assunto neste artigo aqui!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: