A telemedicina é uma vertente que visa à oferta de serviços e cuidados à saúde mesmo quando o profissional médico e o paciente estão em locais distintos. Pois é, o que antes parecia surreal é, nos dias de hoje, uma das principais inovações do segmento médico.
Atualmente, três são os “carros chefes” da telemedicina. São eles:
- a assistência médica a distância;
- o treinamento/capacitação de profissionais;
- emissão/análise de laudos a distância.
Neste artigo, você saberá um pouco mais sobre os benefícios da telemedicina para médicos e pacientes, com destaque para a frente dos laudos a distância.
Aplicação do laudo à distância e seus benefícios na telemedicina
O laudo, documento que transcreve com formalidade médica o resultado de exames (como é o caso de eletrocardiogramas, ultrassonografias, mamografias e outros), traz as informações de maior importância para análise da condição de saúde e para o diagnóstico do paciente.
Com a telemedicina, surgiram os laudos à distância, que são gerados por equipamentos específicos. Basicamente, eles consistem em arquivos digitais que podem conter gráficos, imagens, raios-X ou até mesmo informações por escrito.
O principal benefício do laudo a distância é permitir a geração de diagnósticos, atestados médicos (em casos de medicina ocupacional em que o indivíduo fica inapto para trabalhar por determinado período).
Telemedicina: demais benefícios
Apesar do destaque para os laudos a distância, é claro que esta não é a única razão pela qual a telemedicina vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e no resto do mundo.
Outros benefícios da telemedicina que também merecem atenção especial são os seguintes:
1. Monitoramento de pacientes à distância
Com a telemedicina, alguns pacientes podem passar por análise de saúde sem a necessidade de deslocamento.
2. Custos mais baixos
A emissão de laudos médicos e monitoramento de pacientes à distância, assim como a própria redução no deslocamento destes fez com que a telemedicina tenha barateado (e muito) a realização de serviços médicos. Isso reflete, inclusive, em medicina de qualidade para todos.
3. Acesso rápido a médicos especialistas
O que é uma vantagem, principalmente em casos de emergências e/ou acidentes. Neste sentido, para além dos laudos à distância, a telemedicina também vem sendo utilizada para:
- Discussão médica de casos clínicos, principalmente quando estes estão atrelados a raras doenças ou condições de saúde;
- Realização de procedimentos médicos especializados a distância, como é o caso de cirurgias robóticas;
- Assistência para mulheres grávidas, mães de primeira viagem, pacientes de terceira idade ou indivíduos com doenças crônicas;
- Discussão entre o médico e paciente sobre informações referentes a exames de imagens ou laboratoriais;
- Troca e consulta de informações entre diferentes clínicas, hospitais e demais instituições de saúde.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre os laudos à distância e os benefícios que a telemedicina traz tanto para os profissionais de saúde, como também para os seus pacientes, não hesite em se aprofundar mais no assunto neste artigo aqui!