Se tem uma coisa que não dá para negar é que a tecnologia tem revolucionado o mundo. E uma das grandes mudanças está ligada ao marketing médico: é possível utilizar as estratégias para divulgar os serviços, ganhar autoridade e estreitar o relacionamento com paciente.
Se por um lado tanta facilidade e modernidade parecem ser pontos positivos para ambas as partes, por outro é necessário entender que todo esse processo pode acabar mecanizando ainda mais a relação profissional x paciente. Portanto, é necessário ter bastante cuidado para que isso não seja percebido pelos seus pacientes e para que o seu serviço não seja prejudicado.
Criamos esse artigo para te ajudar a entender como focar o seu marketing médico nas necessidades do paciente, a fim de garantir que ele tenha uma boa experiência através dos seus serviços. Veja a seguir.
Antigamente, a única forma em que as pessoas utilizavam para encontrar um profissional da área médica era através do marketing boca a boca. Não que não seja uma boa estratégia, muito pelo contrário. As indicações ainda estão no topo da lista.
Mas com o passar do tempo, as pessoas tornaram-se mais preocupadas com a sua saúde e mais exigentes com as informações que estão recebendo, fazendo com que não ficassem tão satisfeitas apenas com a indicação de conhecidos.
Elas passaram a utilizar da tecnologia para buscar profissionais que lhes servissem e é aí que entra a grande importância do marketing médico: fazer com que os seus serviços possam ser encontrados pelo seu público-alvo através do meio digital, além de aumentar a chance de atrair e fidelizar pacientes.
Embora o marketing médico ofereça diversas possibilidades para o profissional e para a clínica, há alguns pontos que devem ser priorizados na hora de fazer sua estratégia. São eles:
Como pode perceber, o paciente sempre é o centro da estratégia. Quando se estrutura o marketing e o desenvolvimento dos serviços pensando em seu público, as chances de crescimento são muito maiores.
Agora já sabe qual é a importância e qual deve ser o foco das suas estratégias de marketing médico digital. Mas… Será que você saberá como realizar uma campanha que seja de fato humanizada e eficaz? Separamos algumas dicas que irão te auxiliar. Veja bem:
O primeiro passo para quem deseja realizar o marketing médico no meio digital é a criação de um site médico. Este poderá ser visto como seu cartão de visitas no mundo web e o ponto de encontro de todas as suas outras ações online.
Atente-se para que ele tenha, além de um design bonito e responsivo, um conteúdo de qualidade que seja relevante ao seu público-alvo.
Além disso, caso você queira aumentar as chances de ser encontrado e garantir um bom ranqueamento no Google, não se esqueça de utilizar as técnicas de SEO (Search Engine Optimization).
Assim como a criação do site, ter o perfil nas redes sociais também se torna indispensável quando o assunto é ganhar visibilidade e confiabilidade na web.
Porém, não se engane por achar que basta criar as contas e reaplicar o mesmo conteúdo em todas. Você precisará estudá-las individualmente pare entender como o público de cada uma se posiciona para garantir que você vai proporcionar uma boa experiência ao seu paciente.
Vamos aos exemplos:
O marketing de conteúdo é sem dúvidas uma das estratégias mais efetivas do marketing médico. Portanto, programe-se para criar conteúdo de qualidade semanalmente para seu público e direcione-o para os canais mais indicados de acordo com a jornada do paciente.
Se porventura você estiver sem tempo para a criação destes conteúdos, você pode optar pela contratação de serviços que fazem isso por você. O iMedicina é uma empresa de software médico, líder em relacionemtno com paciente, que realiza esse tipo de serviço e pode te auxiliar. Conte com empresas especialistas no ramo para não errar na sua proposta!
Depois de estruturar seu site, suas redes sociais e os seus conteúdos que são destinados a eles, é hora de fazer com que eles sejam vistos. Para isso você tem duas possibilidades: aguardar a otimização do Google através das estratégias de SEO ou realizar campanhas de anúncios através do Google ADS e Facebook ADS.
A segunda opção apresentada irá lhe custar um valor adicional (este que pode ser facilmente controlado e que só será cobrado por clique). No entanto, os seus resultados costumam ser mais rápidos e o seu alcance é maior. Então se você estiver disposto(a) a fazer este investimento, pode fazê-lo que com certeza valerá a pena.
Enfim, deu para perceber que o marketing é, de fato, uma excelente estratégia para estreitar os laços e humanizar a relação com os pacientes e esperamos que você possa seguir as nossas dicas para melhorar a sua estratégia e se posicionar melhor.
Se tiver ficado com alguma dúvida sobre o assunto, baixe o Guia do Marketing Médico gratuitamente e para se aprofundar no tema. No mais, te aguardamos aqui no blog iMedicina, nos próximos posts, para mais informações sobre a área médica. Até a próxima!
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