Pós-consulta: saiba como se tornar inesquecível

pós-consulta

Cada vez mais os pacientes estão chegando às consultas médicas com expectativas de um consumidor, ou seja, desejando experiências mais personalizadas, fáceis e convenientes. Inclusive no relacionamento pós-consulta!

Afinal, eles têm lidado com soluções do mundo digital como a Amazon, Uber e outras, que na última década se dedicaram em revolucionar a relação entre serviço e consumidor.

Essa tendência estende-se também para os cuidados de saúde, o que significa que seus pacientes esperam os mesmos níveis de conveniência, acesso e valor agregado.

Por exemplo, se uma clínica não oferece agendamento online, o paciente de hoje pode muito bem preferir aquela que oferece.

Por isso, fidelizar o paciente é essencial para se manter competitivo frente a outros sistemas e provedores de serviços de saúde em sua área.

Além disso, se você conseguir atender essas expectativas em rápida evolução, é possível que acabe atraindo e retendo mais pacientes.

Confira neste artigo como fazer!

Importância da pós-consulta

É muito comum que o atendimento médico seja pensado e planejado até o momento da consulta.

Esse é um grande erro, porque deixa de fora todo o suporte posterior, momento muito importante na fidelização de pacientes.

A verdade é que a interação do paciente com a prática de saúde começa antes de marcar a primeira consulta e continua muito depois de sair da sala médica.

Depois que o atendimento acontece, é importante disponibilizar um acompanhamento para garantir um bom resultado do tratamento e manter o relacionamento ativo.

Com algumas práticas simples, os médicos podem se destacar dos concorrentes com uma atenção prioritária no pós-consulta. Acompanhe!

Estratégias de pós-consulta para se tornar inesquecível

Sempre há espaço para melhorar a prática, os relacionamentos e as experiências para os pacientes! Assim, eles sempre se lembrarão da excelência do seu atendimento.

Veja algumas dicas:

Pós consulta: lembrete de compromisso

Notificar seus pacientes quando já é hora de fazer um novo check-up ou agendar uma nova consulta auxilia a lembrá-los do compromisso coma saúde.

E o melhor de tudo é que fazer isso é mais fácil que fazer um atendimento por telefone. Basta adquirir um software médico, que pode ser gratuito, e programar o envio de e-mails ou SMS para esse fim.

A ação faz com que o paciente tenha percepção de que o consultório zela pela saúde de quem é atendido ali, o que consequentemente aumenta as chances da consulta ser realmente agendada.

Pós-consulta: feedback

O feedback e as avaliações dos pacientes são fundamentais para o sucesso do seu consultório!

Envolva seus pacientes na recepção durante o checkout para melhorar a retenção de pacientes.

Pergunte se gostaram do seu serviço ou se há algo que requer uma melhoria ou mais atenção. Outra possibilidade é enviar uma pesquisa via e-mail ou SMS.

Se você decidir mudar algo com base no feedback de seus pacientes, conte a eles como você implementou as ideias.

Novamente, eles se sentirão validados e especiais porque todo mundo adora ser ouvido!

Pós-consulta: educar pacientes

Envolver os pacientes com informações relacionadas à saúde os manterão bem informados e interessados ​​em seus tratamentos em andamento.

Você publica artigos no blog de seu site, nas redes sociais ou no boletim informativo de e-mail?

Caso sim, você proporcionará excelentes oportunidades de aprendizado para seus pacientes se engajarem com seus serviços.

Se ainda não o faz, está na hora de pensar em implementar uma ou mais dessas estratégias de e-mail marketing no consultório!

Canais de comunicação facilitados

Os médicos precisam fornecer aos pacientes uma experiência robusta de atendimento para que se eles se fidelizem à clínica.

Isso significa estar atento a todos os pontos, principalmente aos meios de comunicação do consultório.

Muitos pacientes têm dúvidas ou não as esclarecem durante a consulta, e isso pode surgir até mesmo em casa, enquanto a pessoa está em tratamento.

Por esse motivo, investir em canais de comunicação facilitados é essencial!

Ter um ou mais canais que permitam o contato entre você e o paciente auxilia inclusive para que ele siga com o tratamento corretamente.

Além disso, você não só aumenta as chances de sucesso nos procedimentos como também demonstra interesse no bem-estar dele.

Dessa forma, seus pacientes se sentem valorizados e confiam mais no seu trabalho.

Foco na Jornada do paciente

Compreender a Jornada do Paciente e como você pode aproveitar as oportunidades de se conectar com eles em todas essas fases deve ser um objetivo permanente.

Para que você entenda melhor, o processo de fidelização mobiliza principalmente as duas etapas finais da Jornada, a saber:

  • Engajamento

Durante esta fase, o paciente já foi diagnosticado, portanto, você deve manter a sua prática de relacionamento em alta.

Dessa forma, você garante que o paciente siga seu plano de tratamento e retorne para cuidados de acompanhamento.

Nesse momento é que seu paciente formará algum tipo de opinião sobre você e seus serviços.

  • Apologia

Neste estágio, você fez um passeio imaginário pela Jornada do Paciente e pensou como poderia melhorar a experiência.

Agora, é hora de os pacientes assumirem!

Se sua estratégia for efetiva, é certo que eles se tornarão agentes de marketing espontâneos do seu serviço.

Esse é todo o objetivo de oferecer um serviço de qualidade, preocupado com o feedback e atencioso aos pontos de melhoria.

Chegará, então, a hora colher os frutos de oferecer um bom serviço, pois será indicado por seus pacientes para as pessoas próximas a eles.

Nesse momento, eles contam a seus amigos próximos sobre a experiência positiva com você, postam nas redes sociais, recomendam pessoalmente a um amigo etc.!

Percebeu como a aplicação das estratégias deixará os pacientes mais felizes e motivados a voltar?

Seguir essas “regras” simples, principalmente durante o pós-consulta, permitirá que você melhore facilmente a retenção do paciente e, assim, aumente a fidelidade em seu consultório.

Software médico

Por fim, mas não menos importante, fica aqui uma dica extra para você!

Todos esses passos e tarefas podem ser implementados de forma integrada a uma plataforma médica, sabia?

Isso vai te ajudar a otimizar o tempo, se organizar melhor e ser mais efetivo!

Esperamos que estas dicas tenham sido úteis! Se quiser mais dicas sobre assuntos importantes para o crescimento do consultório, basta ficar de olho nos posts do blog iMedicina!

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