Pós-consulta: saiba como se tornar inesquecível

pós-consulta

Cada vez mais os pacientes estão chegando às consultas médicas com expectativas de um consumidor, ou seja, desejando experiências mais personalizadas, fáceis e convenientes. Inclusive no relacionamento pós-consulta!

Afinal, eles têm lidado com soluções do mundo digital como a Amazon, Uber e outras, que na última década se dedicaram em revolucionar a relação entre serviço e consumidor.

Essa tendência estende-se também para os cuidados de saúde, o que significa que seus pacientes esperam os mesmos níveis de conveniência, acesso e valor agregado.

Por exemplo, se uma clínica não oferece agendamento online, o paciente de hoje pode muito bem preferir aquela que oferece.

Por isso, fidelizar o paciente é essencial para se manter competitivo frente a outros sistemas e provedores de serviços de saúde em sua área.

Além disso, se você conseguir atender essas expectativas em rápida evolução, é possível que acabe atraindo e retendo mais pacientes.

Confira neste artigo como fazer!

Importância da pós-consulta

É muito comum que o atendimento médico seja pensado e planejado até o momento da consulta.

Esse é um grande erro, porque deixa de fora todo o suporte posterior, momento muito importante na fidelização de pacientes.

A verdade é que a interação do paciente com a prática de saúde começa antes de marcar a primeira consulta e continua muito depois de sair da sala médica.

Depois que o atendimento acontece, é importante disponibilizar um acompanhamento para garantir um bom resultado do tratamento e manter o relacionamento ativo.

Com algumas práticas simples, os médicos podem se destacar dos concorrentes com uma atenção prioritária no pós-consulta. Acompanhe!

Estratégias de pós-consulta para se tornar inesquecível

Sempre há espaço para melhorar a prática, os relacionamentos e as experiências para os pacientes! Assim, eles sempre se lembrarão da excelência do seu atendimento.

Veja algumas dicas:

Pós consulta: lembrete de compromisso

Notificar seus pacientes quando já é hora de fazer um novo check-up ou agendar uma nova consulta auxilia a lembrá-los do compromisso coma saúde.

E o melhor de tudo é que fazer isso é mais fácil que fazer um atendimento por telefone. Basta adquirir um software médico, que pode ser gratuito, e programar o envio de e-mails ou SMS para esse fim.

A ação faz com que o paciente tenha percepção de que o consultório zela pela saúde de quem é atendido ali, o que consequentemente aumenta as chances da consulta ser realmente agendada.

Pós-consulta: feedback

O feedback e as avaliações dos pacientes são fundamentais para o sucesso do seu consultório!

Envolva seus pacientes na recepção durante o checkout para melhorar a retenção de pacientes.

Pergunte se gostaram do seu serviço ou se há algo que requer uma melhoria ou mais atenção. Outra possibilidade é enviar uma pesquisa via e-mail ou SMS.

Se você decidir mudar algo com base no feedback de seus pacientes, conte a eles como você implementou as ideias.

Novamente, eles se sentirão validados e especiais porque todo mundo adora ser ouvido!

Pós-consulta: educar pacientes

Envolver os pacientes com informações relacionadas à saúde os manterão bem informados e interessados ​​em seus tratamentos em andamento.

Você publica artigos no blog de seu site, nas redes sociais ou no boletim informativo de e-mail?

Caso sim, você proporcionará excelentes oportunidades de aprendizado para seus pacientes se engajarem com seus serviços.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Se ainda não o faz, está na hora de pensar em implementar uma ou mais dessas estratégias de e-mail marketing no consultório!

Canais de comunicação facilitados

Os médicos precisam fornecer aos pacientes uma experiência robusta de atendimento para que se eles se fidelizem à clínica.

Isso significa estar atento a todos os pontos, principalmente aos meios de comunicação do consultório.

Muitos pacientes têm dúvidas ou não as esclarecem durante a consulta, e isso pode surgir até mesmo em casa, enquanto a pessoa está em tratamento.

Por esse motivo, investir em canais de comunicação facilitados é essencial!

Ter um ou mais canais que permitam o contato entre você e o paciente auxilia inclusive para que ele siga com o tratamento corretamente.

Além disso, você não só aumenta as chances de sucesso nos procedimentos como também demonstra interesse no bem-estar dele.

Dessa forma, seus pacientes se sentem valorizados e confiam mais no seu trabalho.

Foco na Jornada do paciente

Compreender a Jornada do Paciente e como você pode aproveitar as oportunidades de se conectar com eles em todas essas fases deve ser um objetivo permanente.

Para que você entenda melhor, o processo de fidelização mobiliza principalmente as duas etapas finais da Jornada, a saber:

  • Engajamento

Durante esta fase, o paciente já foi diagnosticado, portanto, você deve manter a sua prática de relacionamento em alta.

Dessa forma, você garante que o paciente siga seu plano de tratamento e retorne para cuidados de acompanhamento.

Nesse momento é que seu paciente formará algum tipo de opinião sobre você e seus serviços.

  • Apologia

Neste estágio, você fez um passeio imaginário pela Jornada do Paciente e pensou como poderia melhorar a experiência.

Agora, é hora de os pacientes assumirem!

Se sua estratégia for efetiva, é certo que eles se tornarão agentes de marketing espontâneos do seu serviço.

Esse é todo o objetivo de oferecer um serviço de qualidade, preocupado com o feedback e atencioso aos pontos de melhoria.

Chegará, então, a hora colher os frutos de oferecer um bom serviço, pois será indicado por seus pacientes para as pessoas próximas a eles.

Nesse momento, eles contam a seus amigos próximos sobre a experiência positiva com você, postam nas redes sociais, recomendam pessoalmente a um amigo etc.!

Percebeu como a aplicação das estratégias deixará os pacientes mais felizes e motivados a voltar?

Seguir essas “regras” simples, principalmente durante o pós-consulta, permitirá que você melhore facilmente a retenção do paciente e, assim, aumente a fidelidade em seu consultório.

Software médico

Por fim, mas não menos importante, fica aqui uma dica extra para você!

Todos esses passos e tarefas podem ser implementados de forma integrada a uma plataforma médica, sabia?

Isso vai te ajudar a otimizar o tempo, se organizar melhor e ser mais efetivo!

Esperamos que estas dicas tenham sido úteis! Se quiser mais dicas sobre assuntos importantes para o crescimento do consultório, basta ficar de olho nos posts do blog iMedicina!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: