Com o desejo de atrair mais pacientes para o consultório, muitos profissionais de saúde investem seu tempo e dinheiro em estratégias de marketing médico esperando obter um rápido retorno. Porém, dificilmente esses investimentos oferecem bons resultados em curto prazo.
Neste artigo, você vai entender mais sobre as ações de divulgação mais eficientes para médicos e ter uma noção de quanto tempo leva para que elas ofereçam o resultado esperado.
O que é marketing médico?
De acordo com a The Chartered Institute of Marketing, instituição que representa os profissionais de marketing no Reino Unido, o marketing pode ser definido como o processo de gerenciamento responsável por identificar, antecipar e satisfazes as necessidades do cliente com lucro.
Então, trazendo para a realidade do setor de saúde, o marketing médico pode ser entendido como o desenvolvimento de estratégias para captação, educação e fidelização dos pacientes, oferecendo uma melhor experiência ao seu público.
Assim como o marketing convencional, o marketing médico pode ser feito de forma offline ou online. No primeiro caso, são ações fora do ambiente virtual, tais como, divulgação em jornais, revistas ou panfletos, comerciais em televisão ou rádio, distribuição de cartões de visita, etc.
Por outro lado, o marketing online, ou digital, consiste em utilizar todos os recursos oferecidos pela internet para se comunicar com seus pacientes. Neste sentido, temos as estratégias de e-mail marketing, marketing de conteúdo, links patrocinados, marketing de relacionamento, entre outros.
Como vivemos em um momento de digitalização do mundo, as estratégias de marketing médico digital se mostram mais eficazes para o alcance dos objetivos. Porém, diferente de outros segmentos, existem limitações nas ações de divulgação no setor de saúde.
Ainda, o Conselho Federal de Medicina (CFM) estabeleceu o Manual de Publicidade Médica a fim de evitar que, ao fazer o seu marketing, médicos se utilizem de sensacionalismo e também para equilibrar a concorrência no setor. Então, antes de iniciar suas estratégias, conheça todos os vetos e recomendações do CFM.
Quais são as estratégias mais eficientes para médicos?
Uma boa estratégia de marketing digital é capaz de produzir inúmeros benefícios para o seu consultório e para você, como, por exemplo, gerar credibilidade, desenvolver sua autoridade, fortalecer o relacionamento com seu público e, claro, atrair novos pacientes.
Ainda, diferente do marketing tradicional, as estratégias digitais são mais assertivas, permitindo que haja um retorno mais preciso sobre o investimento. Isso porque possibilita uma comunicação direta com pessoas que, de fato, estão interessadas no seu serviço.
Porém, em razão da grande diversidade de opções, é comum que haja dúvidas sobre qual o melhor canal para se investir. A seguir, falaremos sobre aqueles que se mostram mais eficientes:
Marketing de conteúdo
Trata-se de uma estratégia de marketing digital voltada para a oferta de conteúdos relevantes para o seu público. Para isso, podem ser utilizadas as redes sociais, blog, site e e-mail. Assim, você possibilita que as pessoas encontrem suas publicações por uma simples pesquisa no Google.
Geralmente, antes de buscar um médico, os pacientes pesquisam sobre ele, buscando avaliações e depoimentos. Quando há uma estratégia de marketing de conteúdo, o indivíduo pode ser impacto pelo seu artigo e aquilo gerar uma confiança na sua capacidade.
Ademais, ao produzir artigos informativos, você contribui para a promoção da saúde e educação da população. Ao mesmo tempo, há uma mudança na forma como as pessoas percebem o valor do seu trabalho, gerando credibilidade para você.
E-mail marketing
O bom e velho e-mail marketing continua produzindo ótimos resultados para empresas de vários setores. Na medicina, não é diferente, pois, muitos profissionais de saúde têm utilizado o e-mail como principal fonte de captação e fidelização de pacientes.
Ainda, a ferramenta permite que você divulgue seu trabalho, aumente sua visibilidade e fortaleça o relacionamento com seu público. Além disso, quando o e-mail marketing é realizado com o auxílio de uma ferramenta, é possível mensurar a taxa de abertura e o número de cliques no e-mail, por exemplo.
Então, utilize esse recurso para enviar mensagens de aniversário ou felicitações por datas comemorativas, lembrar o paciente sobre a necessidade de retorno ao consultório, orientações sobre uso de um medicamento ou cuidados após um tratamento, entre outros.
Redes sociais
As redes sociais são ambientes frequentados pelos seus potenciais pacientes. Por isso, você precisa estar presente, pelo menos, nas mais utilizadas no Brasil, como o Facebook, Instagram e YouTube.
No entanto, é preciso entender as particularidades e a linguagem de cada uma delas. Assim, o seu conteúdo é mais assertivo e tem mais chances de alcançar o seu público. Ademais, as redes sociais são parte importante da estratégia de marketing de conteúdo, pois, você pode compartilhar os seus artigos do blog e convidar os seus seguidores a acessá-lo.
Links patrocinados
Trata-se da compra de espaços publicitários nas redes sociais, no Google ou nos seus parceiros. Mais conhecidos como anúncios, os links patrocinados são uma ótima ferramenta para acelerar suas estratégias de marketing médico, fazendo com que seu site ou blog seja visto por um número ainda maior de pessoas.
Ainda, os anúncios são estratégias indicadas para quem deseja captar novos pacientes. Assim, você pode utilizar o Google Ads ou o Facebook Ads para criar links patrocinados nas plataformas mais acessadas.
Enquanto o Google Ads permite que você anuncie nas páginas de resultados do Google, no YouTube e nos sites parceiros, o Facebook Ads é dedicado à compra de espaços publicitários no Instagram e no Facebook.
Site médico
A construção de um site profissional é tarefa essencial para todo médico que deseja iniciar ações de marketing. Porém, para que se destaque da concorrência e tenha um bom ranqueamento no Google, o site precisa obedecer às regras de SEO (Search Engine Optimization).
Ainda, o SEO é um conjunto de técnicas que fazem com que o algoritmo do Google dê preferência ao seu site ao responder uma pesquisa do usuário. Ademais, o site médico precisa ser intuitivo, responsivo e oferecer funcionalidades aos visitantes, como o agendamento online.
Quanto tempo leva para ter o retorno do marketing médico?
Não existe uma resposta definitiva para essa pergunta, mas, de modo geral, é possível afirmar que os primeiros resultados sejam percebidos a partir do sexto mês em que a estratégia de marketing médico está acontecendo.
Contudo, os frutos desse trabalho só serão colhidos se houver constância, uma palavra-chave para toda e qualquer ação de marketing. Apenas com a continuidade dos esforços, com a consistência na oferta de conteúdos é que há o retorno sobre o investimento.
Ainda, o marketing de conteúdo é uma das estratégias mais eficientes para médicos, mas também é aquela que tende a levar mais tempo para produzir resultados. Isso porque, primeiro, você atende aos anseios das pessoas, respondendo suas dúvidas e problemas.
Assim, com o tempo, eles passam a ter uma melhor percepção de valor do seu trabalho e podem se tornar futuros pacientes. Da mesma forma, um bom posicionamento no Google e a construção de uma autoridade são trabalhos que exigem a constância.
Entretanto, mesmo que os resultados demorem a vir, se você fizer a sua parte, eles virão. Então, não desista e seja consistente ao fazer o seu marketing médico. Quando o retorno vier, ele será duradouro e eficiente.
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