O atendimento médico online é mesmo o futuro?

O atendimento médico online é mesmo o futuro?

A área da saúde está continuamente passando por evoluções tecnológicas. Isso ocorre tanto em função do surgimento de novos equipamentos, da modernização dos procedimentos, ou pela descoberta de novos tratamentos e pela implementação do atendimento médico online.

Você já oferece essa modalidade de consulta aos pacientes? Sabe como ela funciona? Conhece as limitações da sua utilização? Caso não, recomendamos a leitura deste artigo. A seguir, responderemos a essas e muitas outras dúvidas a respeito do tema.

Características do atendimento médico online

Quando falamos de atendimento médico online estamos nos referindo ao uso da telemedicina no dia a dia do consultório. Embora já esteja consolidada em alguns países da Europa, nos EUA, Canadá e Japão, a assistência médica remota ainda está em processo de expansão no Brasil.

Isso porque a prática não possui uma regulamentação que contemple todos os aspectos que envolvem sua utilização, sendo resguardada apenas pela resolução CFM n.º1.643/02. Contudo, em função da pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Saúde estabeleceu a portaria n.º 467/20.

De caráter emergencial, o documento flexibiliza o uso da telemedicina no Brasil. A norma permite que os profissionais de saúde de todas as especialidades realizem o atendimento médico online nas seguintes modalidades:

  • consulta online: atendimento de pacientes por meio de videochamadas, funcionando de modo semelhante ao formato convencional;
  • telemonitoramento: tem por objetivo a supervisão remota do estado de saúde de um paciente;
  • teleinterconsulta: permite a troca de informações e experiências entre profissionais de saúde para auxiliar no diagnóstico ou tratamento de doenças;
  • teleducação: trata-se do aprendizado acadêmico à distância, destinado aos profissionais de saúde;
  • emissão de laudos à distância: análise e elaboração de laudos de exames de forma remota, permitindo que os resultados estejam prontos em até 24 horas.

Como funciona o atendimento médico online?

Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), a telemedicina consiste em uma consulta médica realizada por intermédio de tecnologias da informação e telecomunicação (TIC).

Assim, para oferecer atendimento médico online aos pacientes, é necessário dispor de um software médico seguro e que ofereça uma plataforma de telemedicina. Posteriormente, basta criar uma sala virtual e compartilhar o link de acesso com seu paciente.

De modo geral, a telemedicina funciona como uma ligação por videochamada. Nos consultórios e clínicas que contam com o agendamento online, é possível oferecer a modalidade como opção para o agendamento de consulta.

Como ocorre a interação entre médico e paciente?

Por ser online e medida por plataformas digitais, esse formato de consulta é realizado à distância, sem o contato presencial entre médico e paciente. A partir de uma sala virtual, o profissional ouve o relato do paciente para entender seu quadro de saúde.

Na maioria dos casos, é possível registrar todas as informações no prontuário eletrônico do paciente, ao mesmo tempo em que o atendimento ocorre. Para confirmar o diagnóstico, o médico pode prescrever digitalmente a realização de alguns exames.

Assim, o paciente recebe a guia de encaminhamento por e-mail ou por WhatsApp. Logo, ele realiza o exame e, posteriormente, compartilha o arquivo eletrônico do resultado com o médico. Algumas plataformas atuais permitem a interação entre as partes por videochamada.

Existem limitações para o atendimento médico online?

O atendimento médico online pode ser utilizado por profissionais de saúde generalistas ou especialistas, independente de sua área de atuação. No entanto, essa autorização tem caráter temporário e, ao fim da pandemia, pode ser revogada.

Além disso, a depender da especialidade ou do quadro do paciente, o diagnóstico correto depende do exame físico, o que não é possível com a telemedicina. Por isso, o atendimento remoto vem sendo cada vez mais utilizado para as consultas de retorno.

Em primeiro lugar, o paciente não precisa se deslocar e pode encaminhar eletronicamente os resultados de exames para a avaliação do médico. Segundo, a prescrição de medicamentos e/ou tratamentos pode ser feita digitalmente.

Outrossim, a realização de atendimentos por telemedicina depende da implementação de uma plataforma segura e também da disponibilidade de internet, tanto do médico quanto do paciente. Porém, mesmo com essas limitações, a consulta remota traz praticidade, agilidade e economia para ambas as partes.

Conheça as vantagens da telemedicina

Com a crise provocada pela pandemia de Covid-19, a telemedicina foi amplamente utilizada no Brasil. Assim, tanto os profissionais quanto os pacientes conheceram as inúmeras vantagens dessa modalidade de consulta.

Veja alguns dos benefícios proporcionados pela tecnologia, tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde.

Vantagens do atendimento médico online para os pacientes

O atendimento médico online é vantajoso para os pacientes, principalmente para aqueles que residem em áreas com baixa oferta de médicos especialistas. Indivíduos com dificuldades para se deslocar também ganham com o atendimento remoto, já que podem se consultar em casa. A seguir, conheça as principais vantagens da telemedicina para os pacientes:

  • ampliação do acesso à saúde: populações de áreas remotas ou distantes dos grandes centros passam a ter acesso a especialistas renomados, eliminando as barreiras físicas;
  • manutenção da assistência médica: com a telemedicina, não há mais a necessidade de se deslocar até o consultório, o que é uma vantagem para pacientes com dificuldade de locomoção. Além disso, em tempos de pandemia, a consulta online garantiu o acesso aos médicos em período de isolamento social;
  • acesso remoto 24 horas: por utilizar uma plataforma online, os atendimentos podem ser realizados em qualquer horário, o que permite levar a assistência médica para pessoas em outros países, independente do fuso horário;
  • rapidez e precisão nos diagnósticos: o uso da telemedicina para a emissão de laudos acelera a obtenção de resultados e, consequentemente, favorece o diagnóstico. Ademais, a plataforma permite a troca de opiniões entre médicos, o que traz maior precisão na descoberta de doenças.

Vantagens para as clínicas e consultórios médicos

Além de beneficiar os pacientes, o atendimento médico online também traz diversas vantagens para o dia a dia das clínicas e consultórios, tais como:

  • mais atendimentos: a otimização do tempo promovida pela telemedicina e a possibilidade de realizar atendimentos em qualquer horário e local, permite que sejam realizadas mais consultas diariamente;
  • segurança dos dados: a resolução que regula a prática da telemedicina exige a utilização de uma plataforma segura. Neste sentido, os dados dos pacientes são acessados apenas por pessoas autorizadas e mediante acesso por senha;
  • redução de custos: os custos do atendimento médico online são menores quando comparados com as consultas presenciais, principalmente se for considerado o gasto com energia, água, materiais de escritório e outros insumos;
  • ampliação da capacidade de atendimento: sem a limitação física, o consultório pode prestar assistência a pacientes de outra cidade ou estado, ampliando consideravelmente a capacidade de atendimento.

Enfim, como você pode perceber, a telemedicina traz modernidade, praticidade e agilidade na prestação de serviços de saúde. Além disso, rompe as barreiras geográficas e traz maior precisão para o diagnóstico médico.

Portanto, diante de todas essas vantagens, é possível afirmar que o atendimento médico online é uma das inovações que fazem parte do futuro da Medicina. Então, considere a implementação de uma ferramenta de telemedicina no seu consultório e se diferencie da concorrência.

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