A área da saúde está continuamente passando por evoluções tecnológicas. Isso ocorre tanto em função do surgimento de novos equipamentos, da modernização dos procedimentos, ou pela descoberta de novos tratamentos e pela implementação do atendimento médico online.
Você já oferece essa modalidade de consulta aos pacientes? Sabe como ela funciona? Conhece as limitações da sua utilização? Caso não, recomendamos a leitura deste artigo. A seguir, responderemos a essas e muitas outras dúvidas a respeito do tema.
Quando falamos de atendimento médico online estamos nos referindo ao uso da telemedicina no dia a dia do consultório. Embora já esteja consolidada em alguns países da Europa, nos EUA, Canadá e Japão, a assistência médica remota ainda está em processo de expansão no Brasil.
Isso porque a prática não possui uma regulamentação que contemple todos os aspectos que envolvem sua utilização, sendo resguardada apenas pela resolução CFM n.º1.643/02. Contudo, em função da pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Saúde estabeleceu a portaria n.º 467/20.
De caráter emergencial, o documento flexibiliza o uso da telemedicina no Brasil. A norma permite que os profissionais de saúde de todas as especialidades realizem o atendimento médico online nas seguintes modalidades:
Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), a telemedicina consiste em uma consulta médica realizada por intermédio de tecnologias da informação e telecomunicação (TIC).
Assim, para oferecer atendimento médico online aos pacientes, é necessário dispor de um software médico seguro e que ofereça uma plataforma de telemedicina. Posteriormente, basta criar uma sala virtual e compartilhar o link de acesso com seu paciente.
De modo geral, a telemedicina funciona como uma ligação por videochamada. Nos consultórios e clínicas que contam com o agendamento online, é possível oferecer a modalidade como opção para o agendamento de consulta.
Por ser online e medida por plataformas digitais, esse formato de consulta é realizado à distância, sem o contato presencial entre médico e paciente. A partir de uma sala virtual, o profissional ouve o relato do paciente para entender seu quadro de saúde.
Na maioria dos casos, é possível registrar todas as informações no prontuário eletrônico do paciente, ao mesmo tempo em que o atendimento ocorre. Para confirmar o diagnóstico, o médico pode prescrever digitalmente a realização de alguns exames.
Assim, o paciente recebe a guia de encaminhamento por e-mail ou por WhatsApp. Logo, ele realiza o exame e, posteriormente, compartilha o arquivo eletrônico do resultado com o médico. Algumas plataformas atuais permitem a interação entre as partes por videochamada.
O atendimento médico online pode ser utilizado por profissionais de saúde generalistas ou especialistas, independente de sua área de atuação. No entanto, essa autorização tem caráter temporário e, ao fim da pandemia, pode ser revogada.
Além disso, a depender da especialidade ou do quadro do paciente, o diagnóstico correto depende do exame físico, o que não é possível com a telemedicina. Por isso, o atendimento remoto vem sendo cada vez mais utilizado para as consultas de retorno.
Em primeiro lugar, o paciente não precisa se deslocar e pode encaminhar eletronicamente os resultados de exames para a avaliação do médico. Segundo, a prescrição de medicamentos e/ou tratamentos pode ser feita digitalmente.
Outrossim, a realização de atendimentos por telemedicina depende da implementação de uma plataforma segura e também da disponibilidade de internet, tanto do médico quanto do paciente. Porém, mesmo com essas limitações, a consulta remota traz praticidade, agilidade e economia para ambas as partes.
Com a crise provocada pela pandemia de Covid-19, a telemedicina foi amplamente utilizada no Brasil. Assim, tanto os profissionais quanto os pacientes conheceram as inúmeras vantagens dessa modalidade de consulta.
Veja alguns dos benefícios proporcionados pela tecnologia, tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde.
O atendimento médico online é vantajoso para os pacientes, principalmente para aqueles que residem em áreas com baixa oferta de médicos especialistas. Indivíduos com dificuldades para se deslocar também ganham com o atendimento remoto, já que podem se consultar em casa. A seguir, conheça as principais vantagens da telemedicina para os pacientes:
Além de beneficiar os pacientes, o atendimento médico online também traz diversas vantagens para o dia a dia das clínicas e consultórios, tais como:
Enfim, como você pode perceber, a telemedicina traz modernidade, praticidade e agilidade na prestação de serviços de saúde. Além disso, rompe as barreiras geográficas e traz maior precisão para o diagnóstico médico.
Portanto, diante de todas essas vantagens, é possível afirmar que o atendimento médico online é uma das inovações que fazem parte do futuro da Medicina. Então, considere a implementação de uma ferramenta de telemedicina no seu consultório e se diferencie da concorrência.
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