Com a revolução digital pela qual o mundo passou, profissionais de diversas áreas de atuação passaram a investir na divulgação de seus negócios pela internet. O mesmo ocorre na medicina, com o desenvolvimento de estratégias de marketing médico.
No entanto, existem muitas dúvidas sobre o que pode ser feito e, principalmente, sobre quais especialidades podem ter sucesso com essas ações. Então, preparamos este artigo para responder a todos esses questionamentos.
O conceito de marketing, segundo Philip Kotler, um profundo conhecedor do tema, é satisfazer as necessidades e os desejos dos consumidores por meio da troca. Na mesma lógica, o marketing médico é uma estratégia realizada para divulgar o seu trabalho, comunicar e entregar valor para os pacientes.
Ainda, o advento da internet revolucionou a forma como se faz a divulgação de uma empresa, ampliando o seu alcance e reduzindo os seus custos. Com isso, uma janela de oportunidades se abriu para os profissionais de saúde, que podem aumentar consideravelmente a sua base de paciente e estreitar o relacionamento com eles.
Neste sentido, para alcançar esses objetivos, podem ser realizadas diferentes tipos de ações, como, por exemplo, marketing de conteúdo, de relacionamento, inbound marketing, e-mail marketing, etc.
Entretanto, diferente de outros segmentos, o marketing médico é regulado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e nem tudo pode ser feito. Porém, antes de entrarmos nesse tópico, você sabe quais especialidades podem aplicar essas ações de divulgação?
Por ser um tema sensível e que afeta diretamente a vida das pessoas, o marketing médico esbarra em algumas limitações impostas por razões éticas. No entanto, independentemente da forma como são realizadas, essas estratégias são elaboradas de acordo com o público que deseja ser alcançado.
Neste sentido, qualquer especialidade médica pode aplicar o marketing para promover o seu consultório, desde que respeitando o código de ética da profissão e considerando o grau de sensibilidade do assunto e do seu público.
Por exemplo, um oftalmologista ou um dermatologista, possuem uma ampla gama de possibilidades para criar ações de marketing, pois, são especialidades que não tratam de temas muito sensíveis.
Já um oncologista ou um psiquiatra tem um campo mais sensível para divulgar o seu trabalho. Isso porque tocam em assuntos que merecem mais cuidado na abordagem.
Nesses casos, o marketing médico precisa ser pautado pela sutileza e discrição, buscando todas as formas de comunicar-se com o seu público sem desrespeitar os limites éticos. Por isso, recomenda-se que, ao terceirizar esse trabalho, opte por uma empresa especializada no setor de saúde.
O Conselho Federal de Medicina (CFM), a partir da resolução n.º 1.974/11, criou o Manual de Publicidade Médica a fim de evitar que organizações ou profissionais de saúde tenham práticas abusivas ao desenvolver o seu marketing médico.
Ainda, este manual funciona como um guia do que pode e o que não pode ser feito. Com isso, o CFM resguarda a população de ser alvo de chamadas sensacionalistas ou de informações mentirosas.
O Manual de Publicidade Médica traz diversos vetos, recomendações e permissões para a prática de marketing médico. Entre os diversos artigos dessa resolução, podemos destacar:
Embora existam muitos vetos e restrições, ainda é possível criar boas estratégias de marketing médico para atrair e se comunicar com o seu público. Não sabe como? Então, continue a leitura.
O marketing tem como objetivo atrair, encantar, fidelizar e educar os pacientes. Então, todas as estratégias são baseadas em, pelo menos, um desses pilares. Para começar a desenvolver as suas ações, você precisa executar os seguintes passos:
Assim, ao seguir essas dicas, você está pronto para iniciar a divulgação do seu consultório e tem grandes chances de alcançar os objetivos traçados. Porém, não esqueça de investir na melhoria do seu atendimento, pois é ele quem pode determinar o sucesso das suas estratégias.
Portanto, independentemente da sua especialidade, o marketing médico também serve para você. Então, siga nossas dicas e leve o seu nome e o do consultório a um público ainda maior, mas não se esqueça dos parâmetros éticos do CFM para tal.
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