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O que não pode faltar em um site para área da saúde?

Com a digitalização das empresas, ter uma forte presença digital se tornou uma necessidade para quem deseja se destacar da concorrência. Neste sentido, a criação de um site para área da saúde é uma das etapas mais importantes.

No entanto, é comum que haja dúvidas sobre os elementos que precisam constar nessa página. Por isso, preparamos este artigo. A seguir, entenda a importância de ter o seu próprio site e descubra quais itens são essenciais.

Entenda a importância de ter um site para área da saúde

O crescente número de usuários das redes sociais faz com que muitas empresas limitem suas ações a essas plataformas. Afinal, a ideia é de que os conteúdos nelas inseridos sejam visualizados pelos milhares de usuários.

Embora não seja uma conclusão errada, a utilização dessas redes deve ser uma estratégia complementar a criação de um site para saúde. Isso porque, ao centralizar suas ações nessas plataformas, você está apostando todas as suas fichas em um “terreno” que não é seu.

Por exemplo, as principais redes sociais, como Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn, possuem suas próprias políticas e que podem ser alteradas a qualquer momento, sem a necessidade do consentimento dos usuários.

Assim, você expõe toda a sua estratégia à vontade dessas empresas. Além disso, essas plataformas também buscam a monetização através dos anúncios. Por isso, podem limitar as visualizações das postagens orgânicas.

Por outro lado, ao ter o seu próprio site médico, você permite ser encontrado pelo Google e por outros mecanismos de busca. Consequentemente, aumentam suas chances de aparecer nos resultados de pesquisas dos usuários.

Para os médicos, essa estratégia é ainda mais necessária, pois, a popularização da internet fez com que as pessoas utilizem a rede para sanar suas dúvidas sobre saúde. Assim, você tem um grande número de potenciais pacientes que podem ser alcançados.

Por fim, ter um site para saúde também contribui com o fortalecimento da sua autoridade digital, principalmente se houver um blog associado a sua página. A produção de conteúdos relevantes é uma das estratégias mais utilizadas por profissionais de saúde.

O que é a jornada do paciente?

A jornada do paciente é um termo utilizado para nomear todos os estágios que os pacientes ultrapassam até realizar uma consulta com o profissional. Este trajeto se inicia no momento em que ele identifica um sintoma até a etapa em que avalia o atendimento recebido.

Existem muitos aspectos que influenciam nessa jornada e na tomada de decisão, como, por exemplo, intenção do paciente, avaliações do profissional na internet, nível de preocupação da pessoa com seu estado de saúde, facilidade do agendamento, entre outros.

Assim, é fundamental mapear essas etapas percorridas por ele. Com isso, você saberá identificar quais processos estão sendo realizados com sucesso e quais podem ser melhorados. 

Além disso, deter esse tipo de conhecimento permite o desenvolvimento de estratégias de marketing médico específicas para cada uma dessas etapas. Consequentemente, você irá atrair e fidelizar pacientes. No entanto, você sabe qual o papel do site médico nessa jornada?

Qual o papel do site para saúde na jornada do paciente?

A jornada do paciente pode ser classificada de diferentes formas. Uma delas divide as etapas da seguinte maneira: atenção, assimilação, arguição, ação e apologia. O site para saúde desempenha papéis importantes nas fases de arguição e ação.

No primeiro caso, o paciente já teve sua atenção despertada pelas estratégias e está buscando respostas para suas dúvidas. Quando ele não encontra o que precisa no seu blog, é provável que procure informações em outros canais.

Neste sentido, o blog exerce a função de responder todas as possíveis dúvidas das pessoas. Porém, quando o indivíduo estiver pronto para agendar uma consulta, o seu site precisa oferecer todas as informações necessárias para que ele realize essa ação.

Ademais, se ele também desejar saber mais sobre o seu trabalho, é tarefa do site informar. Por isso, a sua página precisa constar as seguintes informações:

  • o seu histórico profissional;
  • formação acadêmica;
  • propósito;
  • problemas que atende;
  • procedimentos que realiza;
  • tipo de paciente que necessita do seu atendimento;
  • formas de agendamento
  • local onde atende;
  • se e quais convênios aceita.

O site para saúde também é o canal que permite que você seja encontrado nos resultados dos mecanismos de busca, sejam eles orgânicos ou pagos. Por essas razões, o desenvolvimento da sua página é etapa fundamental para o sucesso do consultório.

Quais elementos não podem faltar no site para saúde?

Após saber mais sobre a jornada do paciente e o papel que o site cumpre nesse caminho, é provável que já esteja pronto para iniciar o seu desenvolvimento. Porém, existem elementos que não podem faltar nesse processo de construção. A seguir, falamos mais sobre eles.

Planejamento

O primeiro passo para a criação do seu site é o planejamento. Nesta etapa, você precisa definir os objetivos, o público que espera atingir, o conteúdo que será divulgado, a imagem que deseja transmitir para o público e as estratégias de marketing médico nas quais pretende inseri-lo.

Conteúdo do site para área da saúde

Posteriormente, você precisa se preocupar com a produção do site, ou seja, o layout, o formato do conteúdo de texto, as imagens que serão utilizadas, a programação e a codificação.

Ainda, esta etapa é fundamental para o ranqueamento do site nos buscadores. Por isso, recomenda-se que seja realizada por profissionais especializados. Além disso, você não pode deixar de inserir todos os dados necessários para que o paciente entre em contato e também um breve resumo sobre sua carreira e área de atuação.

Integração com funcionalidades interativas

Para que um site seja mais que um cartão de visitas, ele precisa oferecer funcionalidades que permitam a interação do paciente. Neste sentido, ele deve ser integrado a plataformas de e-mail marketing, perfis nas redes sociais, Google Maps, entre outros.

Cadastro do site para área da saúde nas plataformas

Após colocar o site no ar, você precisa torná-lo conhecido. Para isso, lembre-se de cadastrá-lo nas principais plataformas utilizadas por pacientes para pesquisa de profissionais de saúde, tais como, Doctoralia, Hagah, Procuramed e Apontador.

Ademais, se o seu consultório já está cadastrado no Google Meu Negócio, basta atualizar a informação referente ao site. Caso não esteja, cadastre-o o mais rápido possível, pois, é uma ferramenta necessária para atrair moradores da sua região.

Respeitar a ética profissional

A atuação do profissional de saúde é pautada pelo Código de Ética Médico. Por isso, existem algumas informações que precisam constar em qualquer site para saúde. Por exemplo, os dados do responsável técnico pelo consultório ou clínica precisam estar presentes em todas as páginas do site.

Outrossim, todos os conteúdos autorais produzidos e inseridos no site devem ter embasamento científico, ser respaldos por pesquisas e precisam estar assinados por um profissional da área.

Produção de conteúdos do site para área da saúde

Agora que você já concluiu todas as etapas relacionadas à criação e produção do site, é preciso alimentá-lo periodicamente. Para isso, elabore conteúdos que sejam relevantes para o seu público, pois, terão papel importante na construção da sua autoridade.

Acompanhamento das métrica

A única forma de ter a exata noção do sucesso do seu site é realizando o acompanhamento periódico das métricas. Para isso, vincule-o ao Google Analytics, uma ferramenta que analisa as visualizações do site, o perfil dos visitantes e outras estatísticas importantes.

Enfim, ao seguir todas as dicas deste artigo, você dará um passo importante na construção de um site para saúde eficiente e otimizado. Em consequência disso, alcançará um grande número de pessoas com grandes chances de serem convertidas em pacientes.

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Escrito por
Equipe iMedicina