Você sabe o que são os anúncios digitais e como eles te ajudam a captar pacientes?
Não há dúvidas de que a atração de pacientes online é uma tendência crescente na área da saúde. Cada vez mais pessoas usam a Internet para realizar pesquisas sobre saúde e gerenciar seus cuidados médicos.
Já passamos muito do tempo em que um anúncio na TV ou no rádio era a melhor forma de divulgar os serviços médicos.
Agora, os anúncios digitais se tornaram o canal mais promissor para profissionais de diversas áreas, incluindo a saúde. Empresas em todo o mundo tem boas razões para investir cada vez mais nisso.
Quer entender melhor? Confira este artigo!
O que são anúncios digitais?
Os anúncios digitais, também chamados de publicidade digital, marketing de busca, marketing online pago e outros, se resumem a um conceito: pagar para uma plataforma (mais comumente um mecanismo de pesquisa ou mídias sociais) para mostrar seu anúncio aos usuários.
Os objetivos podem ser os mais variados: direcionar tráfego para seu site, coletar endereços de e-mail, fazer com que as pessoas marquem uma consulta, façam uma compra, visitem seu perfil na rede social etc. Hoje, os anúncios digitais abrangem principalmente:
- Publicidade em mecanismos de pesquisa, como o Google;
- Anúncios gráficos;
- Publicidade nas redes sociais;
- Anúncios de compras.
Publicidade em mecanismos de pesquisa
A publicidade em mecanismos de pesquisa envolve lances, como em um leilão, para palavras-chave com um anúncio baseado em texto, a fim de conquistar a posição mais alta na página de resultados de um mecanismo de busca. Em outras palavras, você “compra” uma palavra-chave que tenha a ver com o seu negócio e toda vez que alguém buscar por ela na plataforma, o seu anúncio irá aparecer no topo da página de respostas para aquela busca – isso, se seu anúncio ganhar o leilão.
Vale destacar aqui, o Google Ads, que funciona por meio desse sistema de leilão. Embora o conceito de dar lances para colocar seu anúncio no topo pareça direto e simples, há muitas variáveis envolvidas. Por isso, para quem está iniciando, o melhor é procurar ajuda de empresas especialistas em Google Ads para médicos.
A título de exemplo, o algoritmo do Google para calcular quais anúncios obtêm primeiro, segundo ou terceiro lugar na página, leva em consideração mais de 1000 fatores.
Anúncios digitais gráficos
A publicidade gráfica é o contrário da pesquisa. Em vez de apenas texto para anúncios, você usa imagens estáticas ou dinâmicas que aparecem em sites, aplicativos ou redes sociais.
Um exemplo disso é quando você entra em um site – geralmente de notícias e outros sites que oferecem conteúdo gratuito – e vê anúncios embutidos no conteúdo e na barra lateral da página.
Para fornecer conteúdo gratuito a seus usuários, essas empresas optam pela rede de exibição do Google, permitindo que anúncios apareçam em seus sites, em contrapartida, recebem receita do Google.
O objetivo de usar a publicidade gráfica é ser visto várias vezes pelas pessoas em seu grupo demográfico ou de interesse, em diferentes meios para lembrar continuamente sua marca, serviço ou produto.
Anúncios pagos de mídia social
Estima-se que entre 75% a 80% das pessoas usem ativamente pelo menos um aplicativo de mídia social. O mais popular é o Facebook.
O Instagram está em segundo lugar hoje. A maioria desses usuários de mídia social verifica e publica nessas plataformas todos os dias.
Uma das principais razões para usar publicidade em mídia social é porque, ao navegar na rede, as pessoas (seus pacientes e pacientes em potencial) acabam fornecendo informações sobre seus hábitos, o que educa o algoritmo da rede para segmentar as pessoas certas para visualizarem seus anúncios e ter um retorno mais assertivo.
Anúncios de compras
Os anúncios de compra são um dos melhores para conversão que o Google, Bing e até mesmo a Amazon oferecem.
Quando os clientes em potencial procuram itens como botas, frigideiras antiaderentes ou coleira retrátil para cães, as imagens dos produtos, preços, URL do site e, às vezes, ofertas especiais são retornadas.
Para uma empresa, ao contrário dos anúncios de texto de pesquisa, os anúncios de compras permitem que mais de um produto seja exibido em uma área de anúncios de compras.
Vantagens dos anúncios digitais para o marketing médico
A principal e mais importante vantagem dos anúncios digitais para o marketing médico é que eles podem ajudar você a alcançar novos pacientes em todas as fases da jornada do paciente.
Vamos entender melhor?
No início, os pacientes tinham que pesquisar nos caderninhos do convênio para encontrar o número de telefone das clínicas, ligar para pedir informações e corriam o risco de não ter a chamada atendida pela secretária. Hoje, um consultório médico pode ser facilmente encontrado graças ao avanço da tecnologia de anúncios.
Para além disso, não é mais necessário que o paciente fique horas tentando agendar a consulta por telefone. Com um ou dois cliques é possível marcar a consulta pelo link de agendamento online e encontrar todas as informações que precisa, disponibilizada já no anúncio ou mesmo no site do profissional.
Isso diminui a fricção entre encontrar o profissional e agendar o atendimento, fazendo com que o paciente encontre mecanismos para encurtar a jornada e diminuir o esforço de chegar até o consultório.
A importância da pesquisa paga
Os anúncios por clique aparecem como anúncios curtos de três linhas que você vê na parte superior e no lado direito da maioria das páginas de pesquisa web.
Para ter sucesso em alcançar mais pacientes em potencial – e competir melhor com outros profissionais – médicos devem investir em campanhas anuais de marketing digital de saúde.
A pesquisa paga é flexível, altamente eficaz e pode segmentar homens e mulheres de certas faixas etárias. Além disso, pode ser ativada e desativada a qualquer momento.
A importância das páginas de destino
Quando um médico ou consultório médico promove um serviço de saúde ou produto médico específico, ele pode solicitar a criação de uma página de destino – normalmente seu site institucional.
Uma vez que esta página é onde os pacientes em potencial “param”, é importante que nela se concentre a oferta anunciada para facilitar a interação do visitante.
Também é preciso que a página seja organizada de forma objetiva e limpa, para que o paciente encontre tudo o que precisa para tomar a decisão de agendar atendimento imediatamente.
A importância da mídia social
Facebook, Twitter, Pinterest, Instagram, YouTube, Google+, LinkedIn e muitas outras plataformas de mídia social continuam a crescer em popularidade e base de fãs.
Atualmente, existem 2,77 bilhões de usuários de mídia social no mundo. Espera-se que esse número suba para cerca de 3,02 bilhões em 2021.
Considerando o volume de pessoas que usam as mídias sociais, não faz sentido deixar esse domínio de fora de sua estratégia de marketing, certo?
O conteúdo patrocinado pela mídia social pode ajudar a apresentar seus anúncios médicos ao seu público-alvo de forma altamente eficaz.
Em resumo, a publicidade online é o caminho do futuro!
Se sua prática de saúde não está exibindo anúncios digitais de saúde, considere atualizar seus métodos de marketing para ver os resultados acontecerem!
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