É muito comum estudantes de odontologia ou profissionais recém-formados se perguntarem quais são as áreas mais promissoras do mercado. Independente da especialização escolhida, os novos dentistas já podem ficar tranquilos: segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a odontologia aparece como a segunda carreira mais rentável do Brasil, ficando apenas atrás da medicina.
Além disso, é importante ressaltar que o ramo com mais possibilidades de crescimento e sucesso sempre será aquele com o qual você mais se identifica, gosta e possui facilidade. Quanto maior sua afinidade com a especialização escolhida, melhor será a qualidade do seu trabalho. A lucratividade será consequência da sua dedicação, preparação e de uma boa gestão da sua carreira.
Dito isso, a demanda de algumas áreas dentro da odontologia é maior que a de outras. Não se engane: nem sempre as especialidades com procedimentos mais caros serão as mais lucrativas ou promissoras. Pode ser mais vantajoso para o profissional buscar áreas mais requisitadas com uma tabela de preços com valores menores.
Ortodontia
Esse é o ramo da odontologia que cuida, trata e previne problemas quanto ao posicionamento dos dentes, e abrange também algumas discrepâncias no crescimento e desenvolvimento dos ossos do maxilar. Essa especialidade é uma grande conhecida da sociedade devido aos populares tratamentos com aparelhos ortodônticos fixos e móveis. A demanda por esse profissional é enorme no mundo todo. De acordo um levantamento da American Association of Orthodontics (Associação Americana de Ortodontia, em tradução livre), estima-se que cerca de quatro milhões de pessoas usem aparelhos dentários apenas nos Estados Unidos, sendo que 25% desses pacientes são adultos com mais de 21 anos.
Implantodontia
Ligada à área estética, a implantodontia é um ramo da odontologia que merece um parágrafo próprio. Trata-se da especialidade que se dedica a implantes dentários, outras modalidades de reabilitação cirúrgica do gênero e suas estruturas. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (Abimo), 800 mil novos implantes são colocados anualmente no país. O Brasil também movimenta 2,4 milhões de suportes, componentes e materiais para próteses dentárias a cada ano, sendo que 90% dessa demanda é suprida por profissionais e empresas totalmente nacionais.
Clínica geral em odontologia
Não se iluda com a abrangência do título: um bom clínico geral é um profissional capaz de atuar em diferentes funções e necessidades do paciente com competência e conhecimento.
A clínica geral é o braço da odontologia mais procurado para consultas cotidianas, responsável por procedimentos como aplicação de selante e flúor, endodontia (mais conhecida como “tratamento de canal”), restauração de dentes lascados ou com cáries, remoção de dentes do siso, tratamentos para bruxismo (o hábito de ranger os dentes, esfregando-os uns nos outros, geralmente durante o período noturno), entre outros.
Fatores geográficos
Antes de escolher a especialização mais promissora, é fundamental que o profissional analise o local em que deseja trabalhar. A concentração de dentistas por habitante tende a ser maior em grandes capitais. O aumento da concorrência tem impacto significativo nos preços, e obriga o dentista a oferecer diferenciais e descontos para chamar a atenção do cliente.
Já para profissionais da odontologia que dependem necessariamente da demanda de outros dentistas para trabalharem – como cirurgiões ou anestesistas, por exemplo – a situação é oposta: o mais promissor é, exatamente, trabalhar em locais que tenham uma concentração significativa de clínicas e consultórios precisando dos seus serviços.
Independente do caminho escolhido é importante que o profissional da área da saúde enxergue o seu consultório como um empreendimento que precisa de atenção estratégica. É preciso investir parte do seu tempo para planejar ações para divulgação do consultório e aumento da qualidade do atendimento.
Investir em uma boa gestão pode impactar bastante nos resultados que o consultório te oferece todo mês. Por isso, é importante começar a pensar em investir em tecnologia para centralizar todos os processos do consultório – administrativo, financeiro e estratégico – em um só lugar: um software de gestão e marketing para consultórios.
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