Os atendimentos por telemedicina já eram comuns em alguns países e estavam em processo de implementação no Brasil. Contudo, com a pandemia da Covid-19 e a necessidade de isolamento social, as consultas online se tornaram a alternativa mais viável, tanto para médicos quanto para os pacientes.
No entanto, em função de todos os benefícios que essa modalidade traz para o exercício da profissão, a tendência é que haja uma expansão contínua desse tipo de serviço. Por isso, você precisa se adaptar a essa nova realidade e oferecer o atendimento à distância no seu consultório.
Continue a leitura deste post e descubra porque as consultas online são inevitáveis.
Por que a telemedicina é inevitável?
A crescente demanda pelos serviços de telemedicina confirma a grande aceitação desse formato de atendimento pela população. Nesse sentido, não é um equívoco acreditar que a modalidade pode se integrar permanentemente à rotina de médicos e pacientes.
Afinal, em tempos de emergência de saúde pública, as consultas online trazem maior segurança para todas as partes envolvidas, preservando e promovendo a saúde das pessoas. Além disso, as videochamadas e reuniões à distância já são uma realidade no cotidiano das grandes empresas.
Dessa forma, a telemedicina tem um cenário favorável para sua expansão. Além de representar a adequação do setor de saúde às novas tecnologias e às necessidades dos pacientes. Por isso, não há como evitar a regulamentação permanente das consultas online.
Como a telemedicina está regulamentada no Brasil?
Embora o Brasil ainda não tenha uma legislação consolidada sobre a utilização da assistência médica remota, a modalidade já estava ganhando espaço nos últimos anos, principalmente no que se refere à emissão de laudos à distância.
Entretanto, a última regulamentação de caráter permanente sobre o tema, a resolução n.º 1.643/2002 do Conselho Federal de Medicina, não autoriza a aplicação abrangente da telemedicina, permitindo apenas para o objetivo de assistência, educação e pesquisa em saúde.
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Apesar de terem ocorrido algumas tentativas de ampliar essa legislação, apenas em 2020, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, houve uma atualização das regras. Por meio da portaria n.º 467/20 do Ministério da Saúde, tornou-se possível utilizar a telemedicina para atendimento pré-clínico, suporte assistencial de consulta, monitoramento e diagnóstico.
Contudo, essa regulamentação tem caráter temporário, com validade até o fim da adoção de medidas de enfrentamento à Covid-19. Mas com a boa aceitação da modalidade, a tendência é que a prática receba uma legislação nova e permanente.
Qual o papel das consultas online na prevenção na saúde?
Quando mencionamos prevenção, estamos falando da manutenção do acompanhamento médico para diagnosticar precocemente a presença de doenças ou outros problemas de saúde.
Antes da atual emergência em saúde pública, as medidas de prevenção ocorriam via campanhas e promoções de educação coletiva e de vacinação, ações de conscientização e realização de check-ups periódicos.
Agora, as consultas online podem ser utilizadas para complementar essas práticas. Isso porque, contribuem para a democratização do acesso aos serviços de saúde e à orientação sobre os cuidados com a saúde.
Como será a telemedicina pós-pandemia?
O primeiro passo para a expansão dos atendimentos por telemedicina é a elaboração de normas mais abrangentes. Caso contrário, ao fim da pandemia, a portaria do Ministério de Saúde será revogada e a modalidade volta a ser regida pela legislação de 2002.
Entretanto, a ampla aceitação das consultas online e os diversos benefícios obtidos com essa prática indicam que haverá um grande apelo da população para a manutenção deste formato. Com essa etapa concluída, a telemedicina tende a ser parte da rotina dos consultórios médicos.
Ainda, uma prática já realizada em outros países é o uso da tecnologia para as consultas de retorno. Como não necessitam de exame físico e têm como objetivo a análise do resultado de testes ou a avaliação da eficácia de um tratamento, há a possibilidade de realização virtual.
Além disso, com a contínua evolução tecnológica do setor de saúde, será possível associar as plataformas de telemedicina à inteligência artificial, Big Data, dispositivos vestíveis (wearables), entre outros.
Consultas online: quem pode utilizar?
Antes da pandemia da Covid-19, a telemedicina já era utilizada para a interpretação de exames e elaboração de laudos, principalmente por pacientes situados em áreas carentes de médicos especialistas.
Agora, em função da portaria n.º 467/20, as consultas online podem ser realizadas por quaisquer profissionais de saúde. A regra se aplica tanto para atendimento pré-clínico e suporte assistencial quanto para consulta, monitoramento ou diagnóstico.
Quais são as vantagens da consulta online?
O principal benefício obtido com as consultas online é a possibilidade de ampliar o acesso aos serviços de saúde, alcançado populações ribeirinhas, indígenas, quilombolas e todas aquelas que não contam com uma vasta rede de médicos.
Além dessa vantagem, existem outros benefícios que justificam a inevitabilidade da telemedicina. A seguir, conheça os principais impactos positivos da utilização dessa modalidade de atendimento médico.
Manutenção dos cuidados com a saúde em tempos de crise
Neste tempo de emergência de saúde pública, foi possível perceber a importância das consultas online para a população. Apenas em função dessa tecnologia, muitos pacientes conseguiram manter os seus tratamentos médicos.
Em contrapartida, se não houvesse o recurso da telemedicina, é provável que as dificuldades enfrentadas pelo setor de saúde fossem ainda maiores, pois haveria um número maior de pessoas nas ruas, maior lotação dos hospitais e, consequentemente, a necessidade de leitos.
As consultas online trazem mais segurança para médico e pacientes
Ainda no contexto da pandemia, as consultas online permitiram que a comunicação entre médico e paciente fosse mantida. Desse modo, eliminou a necessidade de se expor à contaminação pelo coronavírus.
Ademais, no que se refere aos dados dos pacientes, as principais ferramentas de telemedicina têm alto nível de segurança da informação, pois contam com criptografia, rotina de backups e controle de acesso.
Aumento da capacidade de atendimento com as consultas online
A telemedicina também promove a ampliação da capacidade de atendimento dos profissionais de saúde, principalmente em regiões onde não há grande oferta de médicos. Assim, com a possibilidade de prestar assistência remotamente, passam a dispor de mais tempo para novos pacientes.
Diagnóstico mais ágil
Outro benefício da aplicação da telemedicina é a maior agilidade na conclusão da análise e emissão de laudos médicos. Com isso, o paciente recebe rapidamente o diagnóstico e pode iniciar o tratamento imediatamente.
Além disso, caso haja um problema grave e seja necessário encaminhar o paciente para outro especialista, ele pode fazê-lo remotamente. Assim, encurta-se o caminho e proporciona-se melhores resultados.
Fácil compartilhamento de informações
A telemedicina também facilita a comunicação entre profissionais de saúde e o compartilhamento de prontuários. Com isso, conseguem, de maneira mais ágil, uma segunda opinião de seus colegas, tornando o diagnóstico e o tratamento mais assertivo.
Por todas essas razões, é possível afirmar que o uso da tecnologia para mediar a comunicação entre médico e paciente tende a se tornar uma prática frequente não só no Brasil, mas também nos países que ainda não usufruem desse recurso.
Então, se você ainda não adaptou o seu consultório para oferecer as consultas online, saiba que está perdendo uma grande oportunidade de atrair e fidelizar pacientes. Portanto, encontre uma ferramenta segura e passe a dispor das vantagens da telemedicina.