Por que você deve fazer Marketing Médico Digital e como ele se diferencia da Publicidade

Por que você deve fazer Marketing Médico Digital e como ele se diferencia da Publicidade

Ao ouvirem o termo publicidade, muitos médicos tremem e temem. Esse não precisa ser seu caso. Vamos entender a importância do marketing médico e como a publicidade não precisa ser um pesadelo, mas sim, se transformar em uma ferramenta importante de trabalho na medicina!

Existem diversas definições para “publicidade”, mas, em suma, podemos dizer que: publicidade é o ato de tornar público. Significa propagar ideias, com o objetivo de que algo seja conhecido, que gere uma repercussão positiva, que faça com que as pessoas falem sobre essa informação.

No iMedicina, falamos muito sobre Marketing Médico. Mas o que é Marketing? É o mesmo que Publicidade?

Sim e não. O Marketing é como se fosse o pai da publicidade. Ele abrange ações mais estratégicas, de identificação de personas, mercado e necessidades.

Já que agora você entende os dois termos, reflita: existe algo de errado com esses conceitos? Por que, então, existe tanta resistência em fazer uso de tais ferramentas?

De maneira geral, as respostas podem ser variadas:

  • falta de conhecimento das normas do CFM;
  • receio de ser malvisto pela classe;
  • medo de, mesmo conhecendo as normas, não conseguir aplicá-las;
  • falta de conhecimento em Marketing;
  • falta de tempo;
  • não saber o quanto e como investir;
  • medo de confiar sua estratégia a alguém que não seja médico e por aí vai.

Tais realidades são compreensíveis. Porém, devemos deixar nossos negócios – sim, precisamos ver nossa prática médica como um negócio – afundarem porque os pacientes não nos conhecem ou não chegam até nós?

A diferença entre divulgar e promover

Talvez este seja o ponto principal a ser diferenciado neste artigo. Não necessariamente pelas diferenças reais entre Marketing e Publicidade, mas pela diferença de percepção que as duas palavras remetam ao ouvinte. Uma tem é relacionada à divulgação, enquanto a outra à autopromoção.

Divulgar, de acordo com o dicionário, é: “1. Tornar público; 2. Dar a saber a muitos; 3. Chegar ao conhecimento de muitos.”.

Promover, no mesmo dicionário, tem o seguinte significado: “1. Anunciar os feitos, os valores e as vantagens de; 2. Elevar a posto mais graduado ou a dignidade maior.”.

A promoção ou autopromoção desenfreada e insistente, com o objetivo de divulgar seu nome e seus serviços em qualquer canal e de forma irrefletida, deve, SEMPRE, ser vetada.

Divulgar, por outro lado, é necessário. O mundo mudou e, apesar do que provavelmente do que lhe foi ensinado na faculdade, criar uma base sólida e engajada de pacientes exige muito mais do que, simplesmente, ser um bom profissional.

A tecnologia alterou não somente a maneira como a Medicina é praticada, mas promoveu mudanças no comportamento das pessoas como um todo. E por é preciso estar e ser presente no mundo virtual.

O Marketing Médico Digital é uma ferramenta de sucesso para que bons profissionais sejam reconhecidos e encontrados.

Saiba por que fazer Marketing Médico ao invés de publicidade simples e não estratégica

O CFM valida a prática de marketing médico 

O Conselho Federal de Medicina criou um documento que regulamenta as práticas de divulgação para profissionais de Medicina com o intuito de estabelecer limites, garantindo que a ética seja preservada sempre.

Com isso, podemos concluir que a prática de divulgação, feita de maneira séria e responsável, é validada pelo Conselho e, de maneira nenhuma, proibida.

O consumidor atual está cada vez mais exigente e atualizado, e não é de se admirar que seus pacientes (atuais e potenciais) não fujam à regra. É preciso investir em visibilidade, para que mais pessoas conheçam você e o seu trabalho, e o CFM sabe disso.

A cartilha criada pelo CFM traz especificidades bem claras sobre o que é considerado correto e ético e o que não é. Sua leitura é importante, e pode ser feita aqui. Para te ajudar a entender com clareza os principais pontos, preparamos o infográfico abaixo. Confira:

marketing médico

Quer entender mais sobre como fazer marketing médico de forma ética? Leia este artigo sobre o assunto.

O marketing médico é bom para o paciente

Marketing não se resume a apenas uma forma estratégica de ganhar dinheiro, vai muito além disso. Para te explicar melhor, vamos fazer um pequeno exercício.

Pense um pouco fora da medicina. Você diria que é a maioria ou a minoria das pessoas que usam a internet para descobrir alguma informação?

Qual é o caminho que essas pessoas geralmente buscam? Se você pensou em buscadores, como o Google e outros, é isso mesmo. As pessoas jogam ali os termos de pesquisa, que chamamos de palavras-chave no marketing, e buscam os links que podem responder as perguntas que elas tenham.

Geralmente, quando fazemos uma busca, clicamos em uns dois ou três links diferentes, até encontrarmos algo que nos satisfaça. Quando acreditamos que nossa resposta foi respondida de maneira satisfatória, e gostamos do material disponibilizado, costumamos, de alguma forma, tentar lembrar o local que nos forneceu a informação para compartilhar com quem precisa, não é? Passamos a confiar naquela fonte de informação.

Além de informar as pessoas, você garante que o seu nome, o nome do seu consultório ou clínica fique na mente daquela pessoa. Dessa forma, ela poderá entrar em contato com você quando precisar de seus serviços.

Viu, publicidade não é um termo tão assustador mais, não é mesmo? E agora que você conhece o marketing médico, sabe a importância de aplicá-lo, já pode começar a construir uma estratégia de Marketing Digital para que você seja visto como autoridade na sua área e consiga ter mais pacientes.

Nós do iMedicina acreditamos que o paciente é a parte mais interessada no processo de saúde e que conteúdos médicos de qualidade podem ajudar na missão de salvar vidas.

Quer saber mais sobre estes assuntos? Separamos dois e-books gratuitos que vão te ajudar a ter mais sucesso com as suas estratégias de Marketing Médico.

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