Em um mundo cada vez mais conectado, os profissionais de saúde precisam se fazer presentes na internet. Neste sentido, o desenvolvimento de um site médico é essencial para uma estratégia de marketing digital.
Porém, não basta apenas ter uma página, é preciso que ela esteja bem posicionada no Google. Por isso, preparamos este artigo para apresentar algumas estratégias que, quando reunidas, podem melhorar o ranqueamento do seu site.
Atualmente, o Google é o principal mecanismo de buscas utilizado no mundo. Provavelmente, você procurou por respostas para as suas dúvidas nele e, com uma probabilidade ainda maior, encontrou a resposta desejada. Afinal, isso é o que o buscador faz de melhor.
No entanto, como o tempo das pessoas é cada vez mais escasso, elas não costumam perder muito tempo nos resultados da pesquisa e tendem a se concentrar nas primeiras páginas. Por isso, se o seu site médico não possuir um bom posicionamento, dificilmente ele será acessado a partir do Google.
Ainda, para conseguir trazer a melhor resposta possível, o Google utiliza algoritmos que vasculham os sites a fim de verificar se atendem aos requisitos e se, de fato, possuem as informações necessárias para responderem aos usuários.
Assim, para ser relevante para esse algoritmo, o seu site precisa reunir algumas estratégias específicas que fazem parte do Search Engine Optimization (SEO), mostrar para o Google que o seu conteúdo é atrativo e de qualidade, oferecer uma boa experiência de navegação e ter algumas otimizações on page.
Bom, é provável que você esteja se perguntando: o que significa tudo isso? Não se preocupe, a seguir, explicaremos mais sobre esses itens.
Você gostaria que o seu site médico estivesse na primeira página de resultados do Google? Se deseja atrair novos pacientes pela internet, obviamente, a sua resposta é sim. Existem diferentes estratégias que podem levá-lo a alcançar esse objetivo.
A primeira delas é informar ao Google que a sua página existe. Você já fez isso? Para descobrir, basta digitar o endereço completo do seu site no buscador. Se ele aparecer nos resultados, significa que já foi identificado. Caso contrário, você precisará cadastrá-lo manualmente no Google Search Console.
Após a conclusão dessa etapa, o site deve começar a aparecer nos resultados das pesquisas. Então, é a hora de começar o trabalho para melhorar o posicionamento dele. Nas próximas linhas, saiba como fazer.
Investir em um site médico é essencial para se diferenciar da concorrência, levar o seu nome e o do consultório ao alcance de um público ainda maior. Para isso, ele deve ser baseado em uma boa estratégia de marketing.
Ainda, um dos fatores que precisam ser pensados durante o desenvolvimento é a navegabilidade do site, ou seja, a experiência que o usuário tem ao acessá-lo. Isso porque, além da preocupação com conteúdo, o Google prioriza as páginas que sejam mais acessíveis, fáceis de navegar.
Neste sentido, ele precisa ser intuitivo, amigável e responsivo. Quando falamos de responsividade, estamos falando da adaptação de um site a diversos formatos. Assim, a experiência de navegação será a mesma tanto nos computadores quanto nos celulares.
Outro aspecto é a palavra-chave. Para responder uma busca de um usuário, o Google pega as palavras digitadas e compara com as palavras-chave dos sites, priorizando aqueles que contenham as mais relevantes ao termo pesquisado.
Então, para encontrar a sua palavra-chave, responda a seguinte pergunta: para qual tipo de busca quero ser a resposta ideal? Assim, todo o conteúdo do seu site deve ser focado nos termos que surgirem dessa resposta.
Ademais, ao ser encontrado através da sua palavra-chave, você alcança um público qualificado, ou seja, que está realmente interessado em algo relacionado a sua área de atuação.
Outrossim, o seu site precisa estar alinhado a sua identidade visual. Então, estabeleça um padrão de cores e fontes e utilize-os na sua página. Dessa forma, seguindo essas instruções, podemos seguir para a segunda etapa desse processo: o SEO.
Em uma tradução livre, a sigla SEO significa otimização de sites para mecanismos de buscas, ou seja, é parte essencial para melhorar o ranqueamento no Google. Essa otimização é obtida pela aplicação de um conjunto de técnicas que buscam fazer com que os algoritmos tenham preferência por uma página.
Ainda, a construção do SEO para um site médico envolve três partes: o seu site, os buscadores, como o Google, e o usuário que faz a pesquisa. Então, para uma página ser bem otimizada ela precisa considerar estes agentes.
Um erro muito comum é fazer o SEO sem pensar na pessoa que fará a busca. Isso porque os motores de busca do Google SEMPRE irão preferir os sites que ofereçam a melhor resposta à interação do usuário.
Assim, para ter um bom ranqueamento por meio do SEO, os seguintes itens não podem faltar na sua estratégia:
Esses são apenas alguns dos mais de 200 fatores que impactam na forma como os sites são ranqueados. Além disso, uma boa estratégia para melhorar o seu posicionamento é o marketing de conteúdo.
A produção e distribuição de conteúdo é uma das maneiras mais eficientes de fazer com que o Google tenha preferência pelo seu site. Da mesma forma, essa estratégia agrega valor para o seu paciente, pois, mostra que você é capaz de resolver o problema dele.
No entanto, para ser bem avaliado pelos algoritmos, o seu conteúdo precisa responder de forma objetiva e clara as dúvidas dos pacientes. Então, após criar o seu blog, comece a produção de artigos informativos considerando as seguintes recomendações:
Por isso, ao criar conteúdos relevantes e respeitando as regras de SEO, as chances de que as palavras-chave pesquisadas direcionem para o seu site aumentam de forma significativa.
Portanto, se você deseja melhorar o ranqueamento do seu site médico no Google, é preciso se dedicar a estudar o assunto ou contratar uma agência especializada em marketing médico. Com isso, através do Google, você irá atrair novos pacientes para seu consultório.
Quer aprender mais o assunto? Entenda como ter um consultório online.
Aceite os cookies para prosseguir
Saiba mais
Leave a Comment