Prontuário de papel: por que isso não é vantajoso?

Prontuário

O prontuário médico contém um conjunto de documentos essenciais para a prática da profissão. Nele, estão documentados, dados pessoais dos pacientes, seu histórico médico, incluindo atendimentos, diagnósticos e tratamentos realizados.

A versão mais conhecida e utilizada por muito tempo é a de papel, o que significa uma infinidade de folhas impressas que, além de gerarem gastos extras com materiais e armazenamento, também dificultam o trabalho de médicos, secretárias e administradores, uma vez que sua utilização não é prática. 

Neste conteúdo, entenderemos um pouco mais porque o prontuário de papel não é vantajoso. Acompanhe!

Desvantagens da utilização do prontuário de papel

O prontuário de papel vem se mostrando cada vez mais como uma tarefa nada prática e vantajosa. Dentre os principais pontos, destacamos alguns, a seguir.

Financeiro

Usar folhas de papel impresso ou manuscrito para organizar as informações de pacientes não é nada benéfico do ponto de vista econômico. Essa opção gera mais gastos ao consultório ou clínica, uma vez que é preciso incluir a compra de papel e tinta para impressora. 

Ainda, é necessário disponibilizar espaço físico para armazenamento (o que envolve a necessidade de salas maiores e aquisição de móveis) e, muitas vezes, contratar alguém unicamente para organizá-los e disponibilizá-los para as consultas.

Pode parecer pouco, mas quando colocados na ponta do lápis, esses gastos se mostram consideráveis nas finanças do negócio.

Segurança

A segurança da documentação médica é fundamental para garantir o trabalho do profissional e a sigilosidade das informações do paciente. Documentos físicos exigem um esquema de preservação para evitar perdas, roubos e extravios que podem se tornar uma verdadeira dor de cabeça.

Falta de praticidade 

Como dito anteriormente, armazenar as informações dos pacientes de uma maneira física é trabalhoso e nada prático. Com prontuários de papel, tudo é organizado manualmente, gerando uma necessidade de trabalho enorme para manter tudo acomodado e à disposição. 

Além disso, o uso do papel pode gerar problemas como legibilidade e uma preocupação a mais em manter esses documentos viáveis à medida que o tempo passa. 

Já deu para ver que são muitas as desvantagens, não é mesmo? Você, provavelmente, lida com isso todos os dias.

Como solução, hoje, temos à disposição o prontuário eletrônico, uma ferramenta está revolucionando a prática médica e tornando possível a disponibilidade de tempo para o que mais importa: o atendimento ao paciente. 

O surgimento do prontuário eletrônico

Os primeiros sistemas de prontuários digitais surgiram na década de 60, nos Estados Unidos, a partir da parceria entre grandes hospitais americanos e universidades, como Harvard.

Foram feitos diversos esforços para que os registros médicos fizessem essa transição para o meio digital. Assim, em 1991, o IOM (Institute of Medicine) publicou uma carta solicitando que o uso do prontuário em papel fosse abandonado em até 10 anos.

No Brasil, no entanto, esse processo foi mais lento e apenas em 2002 o Conselho Federal de Medicina (CFM) regulamentou e autorizou o uso do prontuário digital.

Até os dias atuais, esse recurso é homologado e controlado pela resolução CFM nº 1.821/07. Ela define as normas técnicas de uso dos sistemas informatizados para a guarda e manuseio dos prontuários dos pacientes, além de autorizar a eliminação do uso do papel e a troca de informações por via eletrônica.

Hoje, existem diversos softwares de prontuário eletrônico disponíveis no mercado para modernizar a prática médica e agilizar tarefas diárias que, tradicionalmente, demandam muito tempo e esforço. 

Por que usar o prontuário eletrônico?

O prontuário eletrônico é uma ferramenta que veio para trazer mais agilidade e qualidade no atendimento. Sua função é armazenar os dados do paciente com mais segurança e melhorar o acesso em casos de emergência. 

Ainda, seu diferencial está em todos os recursos extras que esse sistema pode oferecer. Assim, a utilização de papel está se tornando cada vez mais obsoleta, seja pelo viés da praticidade ou ambiental.

O meio digital é seguro, oferece uma rápida recuperação dos dados e não ocupa espaço extra no consultório. Isso sem contar os benefícios já mencionados. A seguir, confira vantagens e desvantagens.

Vantagens

  • Evita o desperdício das horas gastas com a procura do histórico de pacientes em papel, aumentando a produtividade;
  • Agilidade no atendimento, melhorando a experiência que o paciente tem no consultório;
  • Prescrição de medicamentos, legível e sem erros;
  • Maior segurança das informações;
  • Possibilidade de compartilhamento ágil de prontuários entre médicos que atendem o mesmo paciente;
  • Possibilidade de análise e entendimento do perfil do paciente;
  • Geração de relatórios inteligentes com diversos tipos de informações;
  • Possibilidade da disponibilização do agendamento online de consultas;
  • Facilidade na organização das informações;
  • Melhora do pós-atendimento;
  • Possibilidade de integração com ferramentas de gerenciamento do negócio.

O prontuário eletrônico é uma ferramenta que pode melhorar o dia a dia do consultório ou clínica em diversos pontos que tornam o trabalho mais ágil, prático e acessível.

Além disso, é um diferencial importante na satisfação do paciente com a experiência como um todo. No entanto, nem tudo são flores e mudar para um novo sistema de organização também tem suas desvantagens. 

Desvantagens

  • Transição dos documentos em papel para o ambiente digital: para isso é necessário despender algum tempo transformando os documentos físicos em arquivos digitais. A boa notícia é que só precisa ser feito uma vez. A partir daí, tudo estará no mesmo lugar, completamente acessível, de forma ágil e simples;
  • Necessidade de utilizar internet: a maioria das plataformas que oferece prontuários eletrônicos são hospedadas em nuvem. Isso é bastante vantajoso, uma vez que toda a documentação dos pacientes estará disponível para ser acessada de qualquer lugar. No entanto, para isso, é necessário ter uma conexão com a internet;
  • Algum investimento: a transição para o ambiente digital exige um investimento inicial. É preciso realizar um trabalho para a digitalização dos documentos já existentes, treinamento do pessoal, mudança na rotina do consultório e instalar todos os equipamentos. Além de serviços fundamentais para a sua utilização, tais como computadores e internet. Mas depois desse início, todos os benefícios serão colhidos;

Ainda existe alguma dúvida de que o prontuário eletrônico é a melhor opção para a sua clínica ou consultório? Se você continua com receio, não hesite em nos contatar. Estamos à disposição para esclarecer qualquer ponto que ainda não tenha sido abordado.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: