As redes sociais cresceram de forma acentuada nos últimos anos, assim como a necessidade de fazer marketing médico.
Em 2012, por exemplo, os usuários do Facebook ultrapassaram 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. Hoje, outras comunidades como o Instagram, Youtube e o Twitter seguiram o mesmo caminho.
Essa presença digital tem refletido também na atuação profissional, exemplo disso é o aumento no número de médicos recorrendo às redes sociais para se relacionar com outros profissionais, trocar experiências, procurar oportunidades de parceria e alcançar seus pacientes.
Em outras palavras, a comunicação hoje vem acompanhando as mudanças tecnológicas, o que pode ser extremamente positivo para médicos empreendedores.
O ambiente digital é propícios para melhorar ou aprimorar redes de contato, atendimento ao paciente, educação e programas de saúde.
Quer entender melhor como você pode se beneficiar do uso dessas mídias para seu trabalho? Confira neste artigo!
Embora o marketing de mídia social seja frequentemente associado a empresas maiores, recentemente o conceito se popularizou bastante.
Hoje, médicos, dentistas, cirurgiões plásticos e outros profissionais relacionados à saúde compreenderam a importância e estão se engajando nas de redes sociais.
Quando alguém procura por serviço médico no Google, por exemplo, os resultados da primeira página revelam os profissionais com maior autoridade , dentre as páginas de referência. É muito comum que entre esses resultados, apareça o perfil de redes sociais do médico que distribui informações mais relevantes sobre o tema. Isso atrai mais visitantes que podem se tornar pacientes futuramente.
Uma campanha de marketing de mídia social para médicos pode significar:
As redes sociais podem ser bastante intimidantes para muitos profissionais de saúde e bem-estar, mas também podem ser uma ferramenta acessível que não deve ser desconsiderada.
Dentre as vantagens, as redes sociais permitem aos médicos interagirem com seus pacientes para divulgar a prática médica de forma eficaz, além de combaterem informações falsas que circulam sobre a área.
Além disso, é um meio de expandir o alcance de seus serviços, atraindo e fidelizando pacientes.
É muito importante lembrar que, hoje em dia, antes de procurarem um profissional, as pessoas têm o hábito de buscar informações sobre seus sintomas online, chegando até mesmo a autodiagnósticos.
Assim, se você não oferecer aos seus atuais e futuros pacientes um conteúdo interessante e relevante, eles navegarão até outro lugar.
Para os que se preocupam com as questões de responsabilidade ou privacidade, saiba que com o marketing médico é possível encontrar um bom equilíbrio entre comunicação transparente e as limitações necessárias, decorrentes da profissão.
O uso de mídias sociais por médicos está muito menos saturado do que outros setores porque ainda é relativamente novo.
Por isso, a chance de sua estratégia ser muito eficaz e lucrativa (a longo prazo) é enorme!
Se você começou agora neste jogo e não sabe o que fazer para alcançar sucesso online, confira essas dicas:
Parece controverso, mas as pessoas muitas vezes querem pular a primeira parte do processo!
Antes de pensar em posts, o que falar etc., foque em configurar suas contas nas principais redes sociais: Instagram e Facebook.
Essa é a primeira etapa para começar a construir sua presença online. Lembre-se, ainda, de preencher todas as seções dos perfis para otimizá-los de forma que o usuário leia a biografia e já saiba do que se trata, onde você atende e qual a sua especialidade.
Hoje em dia, as pessoas prestam muito mais atenção a qualquer informação que seja acompanhada por uma imagem ou vídeo.
Criar o hábito de adicionar um componente visual às suas postagens é essencial porque melhora o engajamento das suas redes.
É importante apenas certificar-se de que o conteúdo seja original e que todas as imagens sejam livres de direitos autorais.
Aproveite sua experiência para compartilhar informações relevantes sobre sua área de conhecimento e trazer uma nova perspectiva para seus seguidores e pacientes.
Com a quantidade de “notícias falsas” em circulação nas redes, não é surpreendente que, quando se trata da área médica, haja muita desinformação em jogo.
Muitas vezes, os pacientes ficam confusos e duvidam da exatidão das informações médicas encontradas online, por isso é importante se dedicar para compartilhar conhecimento sobre seu campo específico de especialização.
Evite interagir com contas e conexões duvidosas, pois isso pode afetar sua credibilidade agora e a longo prazo. Torne-se uma fonte de informações confiável!
Um dos aspectos mais exclusivos das redes sociais é a capacidade de ter conversas reais com colegas, amigos, seguidores e uma variedade de outros contatos em sua rede.
Ao se envolver em conversas e fazer perguntas, você é capaz de reunir novos insights enquanto mostra seu lado humano.
Faça pesquisas em sua rede para estabelecer ainda mais sua credibilidade como um profissional de saúde e bem-estar respeitado e confiável.
Os padrões de comunicação esperado dos médicos não mudam porque eles estão se comunicando por meio das redes sociais.
No entanto, novos desafios podem surgir. Para evitar armadilhas, certifique-se de seguir algumas boas práticas:
A mídia social é um investimento contínuo e requer manutenção regular para manter a comunidade envolvida.
Seja frequente nas postagens, utilize ferramentas gratuitas para incrementar os processos e use o tom de voz adequado.
Seguindo isso, pode ter certeza que sua a reputação online trará retorno positivo – mas é preciso paciência!
Assim, o marketing médico eficaz é fundamental para o crescimento dos seus resultados, e a mídia social é uma parte essencial disso.
Com as plataformas certas e uma organização de postagem consistente, seus perfis sociais ajudarão a expandir sua presença e melhorar a comunicação com seus pacientes a longo prazo.
Quer saber mais sobre o assunto? Acesse nosso Guia de Redes Sociais para clínicas e consultórios e conheça as estratégias que trazem os melhores resultados para seu negócio!
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