Não há dúvida do quanto a gestão do relacionamento com paciente acelera o crescimento das clínicas médicas.
Porém, muitos se esquecem que esse contato começa bem antes da consulta.
O médico com boa atuação nas redes sociais, por exemplo, atrai mais pacientes. Ter um site próprio facilita o processo de ser encontrado na web.
Além disso, oferecer comodidades como a opção de agendamento online é um atrativo de peso para o negócio, já que desse jeito seus pacientes podem agendar consultas 24 horas por dia fora do turno comercial.
Essas estratégias combinadas aumentam a base de pacientes. Com isso, fica mais fácil ficar livre dos convênios.
Saiba como prosperar com os melhores insights de relacionamento com o paciente. Siga com a leitura!
Conquistar autoridade nesse espaço faz toda a diferença para o crescimento do consultório, uma vez que, hoje, a maioria dos pacientes está online.
Ademais, sabe-se que mais de 70% dos usuários da rede procura por assistência médica na web.
Naturalmente muitos deles devem se interessar por esse tipo de contato. Afinal, além de ser cômodo trata-se de um serviço gratuito.
Considere, portanto, agendamento online como algo decisivo para fortalecer a clínica na web.
Nem precisa dizer o quanto essa conexão favorece o relacionamento com paciente em todos os sentidos. Sobretudo em casos de urgência.
Hoje, há diversos softwares que agilizam o trabalho das secretárias. Assim, ao oferecer agendamento online, o processo de marcação de consultas é mais rápido. Isso, porque a agenda fica disponível para o paciente realizar o próprio agendamento, liberando a equipe da recepção para outras tarefas.
Com isso estão em condição de oferecer um atendimento melhor a quem chega no consultório. O pós-consulta também ganha eficiência, já que a secretária terá mais tempo para por a estratégia em prática.
Trata-se de um gatilho para modernizar a clínica. Pois, integra os dados direto do computador para nuvem.
Assim, os dados da agenda se tornam acessíveis de qualquer lugar, tanto para o médico, que acompanha todos os seus compromissos, quanto para quem está marcando a consulta, que visualiza todos os horários vagos na agenda do profissional.
Esteja atento a conversa e olhe direto nos olhos de seu paciente. Foque no tom acessível e se esforce para deixá-los à vontade:
Algumas ações simples de implementar melhoram significativamente a experiência do paciente durante o atendimento. Assim, a relação de confiança se fortalece, ficando mais fácil alcançar a fidelização.
Mesmo com toda ênfase no atendimento ao paciente, a maioria dos médicos reclama da falta de retorno.
Nesse caso vale investir em estratégias de relacionamento pós-consulta.
O lembrete de retorno por e-mail é uma boa opção. O uso da automação facilita bastante o envio, além de direcionar o usuário direto para o link de agendamento online. Assim o paciente:
Você deve ter percebido o quanto o relacionamento está presente em cada estágio da jornada do paciente, sendo essencial para aumentar o número de atendimentos e mantê-los em sua base de forma recorrente.
O relacionamento é que gera a confiança, elemento importantíssimo na construção de sua autoridade e da percepção que os pacientes criam sobre o consultório.
Dessa forma, quanto mais forte for essa relação, maior a chance desse paciente ser fiel ao seu trabalho. Além de retornar sempre que necessário, ele ainda indica o consultório na web – atitude que tem forte apelo para atrair novos pacientes – e indica também aos conhecidos, o famoso boca a boca.
Os pacientes fieis também tendem a acompanhar o profissional mesmo que ele mude de endereço ou que pare de atender o plano de saúde.
Mais autoridade no seu campo de atuação significa que mais pacientes são defensores do seu trabalho. Ser conhecido por desempenhar um serviço de excelência atrai mais pacientes particulares.
Por todos esses motivos, o relacionamento com o paciente sempre deve ser o foco dos consultórios que querem crescer e se destacar.
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