A boa gestão do relacionamento com paciente é de suma importância para o consultório. Isso, porque demonstra interesse e conexão real com as necessidades dos pacientes.
Com esse foco em vista, o médico obtém mais resultados. Assim como também contribui para a eficiência do tratamento, já que promove uma relação de confiança.
Desse modo, fica mais fácil manter a pessoa na base de pacientes do consultório, ação é essencial para o crescimento.
Sem contar que quando um médico é reconhecido por seus pacientes, isso auxilia muito para atração de novos pacientes. Mais ainda, para quem pretende se tornar referência na área e aumentar o número de atendimentos particulares.
Quer saber como melhorar a relação com seu paciente na prática? Confira algumas dicas nesse artigo.
Como ampliar a sua atuação no relacionamento com paciente?
O uso da Internet é crucial para manter esse vínculo. Ainda mais porque, hoje, cada vez mais pacientes optam por buscar profissionais e realizar o agendamento da consulta online.
Com a ferramenta de agendamento online, qualquer pessoa pode agendar consultas 24h, por dia, inclusive, nos finais de semana e feriados fora do turno comercial.
Nem precisa dizer o quanto a função gera valor para o consultório, já que trata-se de um serviço gratuito e ainda dispensa telefonemas.
Sendo assim conte com esse dispositivo para aproximar o relacionamento com o paciente no seu consultório.
Relacionamento com paciente: atendimento humanizado
Tenha em mente que você tem, apenas alguns instantes, para envolvê-los com um tratamento de primeira. Por isso, não perca tempo mantenha os históricos dos pacientes de prontidão.
Quem faz uso do prontuário eletrônico, nesse caso, explora melhor o relacionamento com o paciente durante o atendimento. Isso porque os dados ficam estruturados, facilitando o acesso. Desse modo, sobra mais tempo para dar atenção às queixas do paciente e deixar a burocracia da consulta com o sistema.
Reforço do relacionamento com paciente por e-mail
O médico ainda deve aproveitar o e-mail para manter a conexão após a consulta. Utilizando um software médico, os envios podem ser automatizados.
O sistema é integrado ao prontuário, assim permite segmentar mensagens conforme o perfil do paciente. Dessa forma, ele recebe conteúdos relevantes para sua saúde, mantendo a comunicação com o consultório sempre ativa.
Quando ele precisar retornar a uma consulta, será muito mais provável que ele lembre-se do cuidado e atenção que recebeu de você.
Quais são as vantagens do relacionamento com paciente?
A relação de confiança que cresce com essa ação é sem dúvida a principal vantagem do relacionamento com o paciente. Com isso, outras consequências acabam surgindo. Acompanhe!
Fidelização
Com a credibilidade em alta, a tendência é ser procurado com maior frequência por quem já experimentou os serviços e até por quem ainda não conheceu.
Isso porque a confiança gera uma referência em que o paciente sempre terá aquele profissional como fonte segura para cuidar de sua saúde.
Menos faltas e desistências
Do mesmo modo, o relacionamento com o paciente ajuda a diminuir desistências, já que dificilmente um paciente fidelizado falta ao compromisso.
Mesmo que ocorra um evento no horário da consulta, o paciente fiel costuma ter o cuidado de desmarcar com antecedência.
Feedback
O relacionamento com o paciente bem estruturado leva em consideração suas queixas para entender o que precisa ser melhorado e o que está funcionando nos processos do consultório.
Faz todo o sentido acompanhar de perto esses dados, além de acatar as melhorias sugeridas, assim como reverter os pontos críticos.
Quer saber mais sobre esse assunto? Continue navegando pelo blog iMedicina.